Qual o pior Flamengo de todos os tempos?

Em pé:Murilo, Ubirajara Alcântara, Onça, Zanata, Reyes e Tinteiro. Agachados: Buião, Chiquinho. Caio Cambalhota, Fio e Caldeira. 


Da série sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza, do tijucano Jorge Ben, parceiro das peladas na Tijuca, como o meu amigo Yussef Salim, o Sefinho, que me envia aqui abaixo um dos piores ataques do Flamengo, de todos os tempos.

Assim me recordo daquele que era, antes este de hoje, de Mano/Pelaipe,eu considerava o pior de todos, mas hoje vejo que este de 2013 suplantou em muito, aquele dirigido pelo folclórico e lendário Don Yustrich.

Corria o ano de 1971, minha fase carioca, morador da Rua José Higino, bem em frente a Cervejaria Brahma, vizinho de quarteirão do Yussef, cuja família é miracemense de quatro costados, e Maracanã era o portão da minha casa, saia do Hotel Regente, em Copacabana, com destino certo às quartas, quintas, sábados e domingos jogasse quem fosse no Maior do Mundo que por lá estava nas gerais ou, dependendo da grana na carteira, nas cadeiras do Mário Filho.

Eram dias duros, as nossas peladas, no Quartel de Bombeiros na esquina da Rua Antônio Basílio com José Higino, eram recheadas por conversas sobre Flamengo, Botafogo, Vasco ou Fluminense e, naquele belo ano do futebol carioca, o alvinegro montou um timaço e reinou soberano até a final do Cariocão, quando o Fluminense, com aquele gol até hoje contestado, de Lula, tirou na mão grande, segundo os botafoguenses, o título do Glorioso. 

Mas aqui a questão é se este time do Flamengo é o pior de todos os tempo ou ganha para aquele do ano passado ou aquele de 1971, como diz o Yussef Salim? O de 1971 tem um álibi bem legal para fugir da condenação, conquistou o título do Torneio do Povo e tinha em suas fileiras meu ídolo Doval, mas em compensação Murilo e Paulo Henrique, dois laterais, estavam em fim de carreira já no ocaso de suas participações no futebol profissional.

Yussef lembra um dos ataques de 1971: Ademir, Michila, Adãozinho e Caldeira, mas será que foi pior do que Vicentinho, Milton, Fio e Tião? Este time, meu caro amigo, só não era o pior de todos os tempos porque tinha Rodrigues Neto, Doval, Zanata e um veterano ídolo, Liminha, que como Murilo e Paulo Henrique, também se despedia dos gramados. 

Se hoje sofremos com Felipe, Léo Moura, Chicão, Walace e João Paulo, em 1971 era bem pior, tinha Ubirajara Alcântara, aquele que foi candidato a Negro Mais Bonito do Brasil, no Chacrinha, Murilo, Onça, Tinho e Tinteiro, sem dúvida alguma bem pior né mesmo? 

Certo dia encontrei Onça em uma loja em Copacabana, o cara era uma simpatia, mas dentro de campo um dos zagueiros que mais me irritaram até hoje, ganhou até deste Cáceres, ridículo e com dificuldade de se locomover. Ah! E tinha ainda o paraguaio Reyes, que como Rondinelli, era o "deus" da raça e por isto eu não afirmo que seja o pior time do Flamengo de todos os tempos, o de hoje ganha disparado.

Rafinha, Hernane, Moreno e Paulinho ou Zélio, Caio, Fio e Caldeira? Qual foi o pior ataque do Flamengo de todos os tempos? Diga aí Sefinho!!! 

Comentários

  1. Prezado Adilson, pra que que fui te cutucar? Os goleiros são parecidos. O final de carreia do L.Moura é bem melhor(muito)do que do Murilo. A zaga é tão horrorosa quanto a de hoje. O meio campo é infinitamente pior que aquele, nem se compara (mesmo com esse super craque do Elias)os ataques não são ataques são defesas dos adversários. Em tempo o Tinteiro foi comparado pelo Saldanha ao N.Santos. Você lembra disso?
    O P.Henrique em 71 estava no Botafogo, tomou um baile do Cafuringa na decisão do Lula. Prometo me calar. Só volta a falar do Mengão quando assim ele voltar a ser. Abraços. Yussef Damian (Sefinho)

    ResponderExcluir
  2. Não, por favor, volte sempre, está tão bom este nosso papo, não me abandone, não me resta um time e não pode faltar os amigos. Vocês, aqui do blog, do face e do twitter me fazem ocupar a mente e o coração. Continue me enviando detalhes para meus textos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sefinho, quando esta muito bom, ganhando tudo, todo mundo fala mil maravilhas, quero ver falar agora, neste detonado momento em que vivemos. Ganhando é fácil, viu só as torcidas tricolores... Agora quem dá bola não é o Santos e sim Botafogo e Cruzeiro. Bom demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção