DEBATE: MATA-MATA OU PONTOS CORRIDOS?

Joel Santana não gosta de pontos corridos. E você?

Mais um treinador voltou a falar de Brasileirão na base do "mata-mata". Desta vez foi Joel Santana, do Botafogo, que jamais conquistou um título nacional e vem a público dizer que gosta mais de estádios cheios e por isto prefere uma fase play-of, como no basquete da NBA.

Eu não concordo, na minha opinião a Copa do Brasil já faz este tipo de competição e, com pontos corridos, a competição fica mais justa e vence o melhor e o que se preparou com mais esmero e qualidade para vencer no final de 38 jogos.

Porém, tem sempre um porém, gosto de ouvir os companheiros que me ajudam a fazer o blog, e abro o debate: Mata-Mata ou Pontos Corridos? Eis a questão.

Em 2002, último campeonato com esta fórmula, foi o que me firmou com esta decisão contra o estilo. O Santos, pior dos oito classificados, eliminou o São Paulo, melhor da fase classificatória, e depois levou o título. Em 1992,quando conquistou o Brasileiro, o Flamengo entrou na fase mata-mata graças a derrota do São Paulo, para o Vasco, e depois ficou com o título.

Justo? Não sei, mas que é estranho isto é, o estilo mata-mata, no meu ponto de vista, não diz qual o melhor time do Brasil durante a competição e sim quem está melhor na reta final.

Comentários

  1. Sou a favor dos pontos corridos. Alguns times ainda não se tocaram que se não tiverem um planejamento e uma organização dentro e fora de campo, vão apenas disputar o campeonato para não cair. O Flamengo no ano passado foi uma exceção, pois teve a competência de ganhar quase todos os seus últimos jogos, enquanto o Palmeiras, virtual campeão, pois estava com oito pontos de frente do 2º colocado faltando poucas rodadas, perdeu todos os seu jogos e ficou de fora até da Libertadores. Essas arrancadas finais até podem acontecer novamente, mas o mais provável é o time de melhor campanha ao longo do torneio levar o caneco ou uma das vagas para a Libertadores.

    ResponderExcluir
  2. A questão do " mata-mata ", já havia começado a ser retirada do cenário futebolistico nacional, desde 1996 quando o Cruzeiro liderou o campeonato de ponta a ponta e " morreu " na Portuguesa, então última classificada para a fase de quartas-de final; todos sabemos o poder dos Perrela no futebol nacional, estão no comando do time mineiro há 16 anos, entra Zezé, sai Alvimar;depois sai Zezé, entra Alvimar, este fato aliado a outras várias questões financeiras mancomunadas entre a Globo ( crescendo vendas de pacotes fechados ) e a CBF do mandatário R. Teixeira, culminaram num campeonato podre, sem emoções, de pontos corridos, já debatemos isto no blog por n vezes e repito a minha opinião, pro tamanho do Brasil e a quantidade de times, poderíamos ter 32 clubes na primeira divisão jogando em turno único, classificando-se 8 ao final ( G-8 ) e quartas-de-final com cruzamento olimpico ( primeiro x oitavo; segundo x sétimo, etc... );
    se algum time liderasse de ponta a ponta, teria que mostrar seu valor na fase eliminatória, porque ninguém reclama do sistema da Libertadores / Liga dos Campeões / etc.
    Lembro-me bem, que em minha fase de adolescência, a UEFA ( organizadora do futebol europeu ) estava realizando estudos para começar a fazer os campeonatos nacionais europeus igual ao Brasileiro de antigamente, com a última fase no sistema eliminatório;
    em 2003, no primeiro ano dos pontos corridos, quem foi o primeiro campeão com 5 ou 6 rodadas de antecedência, marcando mais de 100 gols, fazendo mais de 100 pontos ( campeonato com 28 clubes na primeira ), com o trio ALEX - ARISTZABAL - DEIVID ? Alguém se lembra ? Pois bem amigo Adilson, é isso aí, o que vale é o interesse dos maiores, de quem paga, mas isso nós já sabemos, na questão do Joel Santana, se tivermos um dia a volta do " mata-mata " pra ele tanto faz, todos sabemos que ele só ganha Estadual, porque esta reivindicação agora ?
    È isso aí grande amigo, abração em todos por aí e saudações alvi-anis e rubro-negras à todos...!

    ResponderExcluir
  3. Creio que esta colocação do Ricardo seja interessante, eu já conversei com o Adilson sobre o assunto. Uma fase classficatória, turno e returno, com os dois melhores de cada turno fazendo as finais no sistema ida e volta e, aí é que entra o melhor, se um vencer os dois turnos um abraço, entregue a taça e não teremos mata mata decisivo. Justo?
    Abraço a todos
    Marinho Freitas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção