Um passeio pela Turquia Espetacular

  Nosso último passeio pela Europa, em 2019, teve um roteiro puxado e corrido, mas, com toda certeza, valeu cada dia, cada passeio incluído e cada lugar que visitamos, foram dez cidades em onze dias de roteiro pela Turquia que começou em 21 de março e finalizou, a primeira parte, em 31 do mesmo mês, dia em que seguimos para França, mais precisamente Paris, para fechar o circuito de quinze dias pelo Continente Europeu, nossa nona viagem internacional.

Saímos do Rio, Aeroporto Internacional Tom Jobim, na noite de 20 de março, pela Air France, com destino a Paris, onde chegamos (foto ao lado) por volta das oito da manhã e, imediatamente seguimos, em voo da Turkey Airlines, para Istambul, nosso primeiro destino na Turquia, onde chegamos já ao anoitecer após praticamente 24 horas viajando. 

Nosso passo a passo na Turquia será contado dia a dia, lugar por lugar, para você entender o que foi, no sentido correria e emoção durante os dez dias andando por terras asiáticas e europeias, como sabemos a Turquia está nestes dois continentes separados pelo Mar Egeu.


Dia 1 - Istambul - Saímos logo cedo para o já tradicional City Tour, também chamado pelas operadores como Passeio Panorâmico, e fomos conhecer a ex-capital turca, Istambul, aliás a cidade foi, durante séculos, capital de diversos imperios, como Otomano, Bisantino e Romano e o passeio, que praticamente nos ocupou o dia inteiro, foi excelente, tivemos o primeiro contato com nosso guia, o turco Caio, que por muitos anos morou no Brasil e fala fluentemente nossa língua, que nos levou pelas ruas da antiga capital para conhecer a tradição, as igrejas e as mesquitas turcas. 

Dia 2 - Ainda em Istambul conhecemos o Palácio Topikapi, antigo centro do poder do


Império Otomano, o Mercado das Especiarias, um lugar incrível onde até o aroma é perfeito e, o melhor dos passeios, um Cruzeiro pelo Bósforo, (fofo ao lado)  um estreito que também divide a Europa da Ásia. No final do passeio descemos no pier do Grande Bazar, um dos maiores mercados cobertos do mundo, que nos encantou e ficamos por lá até o anoitecer. 

Foi um dia cheio, mas podem ter certeza, à noite ainda tivemos fôlego para conhecer alguns lugares nas proximidades do nosso hotel, Radson, mas sem aquela cerveja ou vinho, tradicionais nas noitadas de nossas viagens, afinal por lá é proibido. 


Dia 3 - Saímos pela manhã para cumprir a segunda etapa de nosso roteiro, a capital turca, Ankara, mas antes um novo passeio por Istambul para conhecermos a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, um dos maiores edifícios bisantinos do mundo e para chegar a Ankara, onde pernoitamos naquela noite, atravessamos a Ponte do Bósforo, que liga a Europa ao continente asiático. 

Dia 4 - Ankara - Seria apenas um dia na capital da Turquia e por isto teríamos que


aproveitar o máximo o roteiro que nos levou ao Palácio do Governo, (foto ao lado) onde está o Mausoleu do fundador da república turna, Mustafa Ataturk e ao museu das civilizações de Anatólia, que expõe objetos recolhidos de grandes civilizações que habitaram o país. E já entardecendo seguimos para Capadócia, onde teríamos o quinto dia do roteiro, mas no meio do caminho conhecemos o Lago Salgado.

Dia 5 - Capadócia - Um dia cheio, com passeios incríveis por uma região espetacular, onde a natureza esculpiu uma fantástica e quase sobrenatural, segundo o guia Caio, da Abreu Tour, conhecidos como "Chaminés de Fadas", visitamos o Museu, no vale do Göreme, onde estão as igrejas, esculpidas nas rochas, dos séculos X e XI, e uma visita, que não fiz, mas Marina foi, a cidade subterrânea de Oskonak que serviu de abrigo da população em ataques inimigos, e fechamos com passeio pela aldeia troglodita de Uçcshar e, claro, para o hotel para repousar e esperar o próximo programa. 

Ah, claro, na manhã deste 25 de março teve um capítulo especial, o Voo no famoso


Balão da Capadócia e não há muito o que descrever, é uma sensação única, que você sentirá de um jeito diferente do que eu senti, que Marina sentiu e que nosso grupo, formado em Istambul, Gil, Janice e Sinézio, sentiu ao levantar voo e ficar parado por sobre aquele cenário incrível por algum tempo e depois sobrevoar a região como estivéssemos em um carrinho qualquer aqui no solo. Fantástico é pouco para definir o passeio, que, como diz o ditado "se for a Turquia e não voar no balão da Capadócia é como ir a Roma e não ver o Papa ou a Nova Iorque sem visitar a Estátua da Liberdade. 

Dia 6 - As emoções começaram a brotar, aos borbotões, a medida que passava o tempo aumentava a sensação de que um dos objetivos da viagem estaria sendo cumpridos, mas ainda faltava passar por Kônia, onde visitamos o museu dos Mevievis e assistimos, à noite, a dança típica dos kônicos, e nos preparamos para seguir em frente, e no próximo destino estava Pamukkale e um dos mais belos lugares que passamos neste roteiro de dez dias pela Turquia, o Castelo de Algodão, um lugar maravilhoso onde a mão de Deus se aproximou e colocou ali uma beleza incomum.

Dia 7 - Dia de conhecer Éfeso, a nossa cereja do bolo desta viagem. Sabem o que


significa estar em Éfeso? É chegar na última morada da Virgem Maria, um Santuário Católico/Mulçumano localizado no Monte Koeressos. Antes visitamos a Biblioteca Celçus e andamos pelas ruínas da cidade antiga, que foi varrida por um maremoto e depois reconstruída em outro local.  Dali seguimos para Ismir, uma das mais tradicionais cidades do lado asiático da Turquia, onde pernoitamos e esperamos para conhecer o Cavalo de Troia. 

Passar por Éfeso me trouxe uma emoção profunda, as lágrimas correram como cascada pelo meu rosto e me senti abençoado pela Virgem Maria, nossa protetora. E, para fechar o capítulo do sétimo dia do rotoiro, convido vocês para conhecerem o


Santuário de Nossa Senhora, em Natividade, Noroeste Fluminense, onde foi erguida a cópia fiel da casa da Virgem Maria. 

Dia 8 - Outro lugar bem aguardado por todos do ônibus Abreu Tour, Troia, e seguimos então para a cidade  de Pergamo,  e de lá para onde aconteceu a conhecida batalha do Cavalo de Madeira dos troianos no conflito contra os persas. O cavalo de madeira, que está no local, é uma réplica usada no filme "Troia", que foi um sucesso de bilheteria e que foi doado pela produção da fita. 

Dia 9 - Chegamos ao final do giro pelo lado asiático e nosso destino final, neste trecho,


seria Çanakkale, localizada no Estreito de Dardenelos, onde fizemos um tour, visitamos museus e velhas construções, ainda em ótimo estado, e ficamos a margem do Mar Marmara, que faz parte do Mar Egeu, onde atravessamos de volta para o lado europeu em um ferry boat tranquilo e elegante. Uma viagem de quase duas horas onde pudemos realizar o sonho de Marina, que era navegar pelo Mar Egeu.

Dia 10 - Fechamos o passeio em Istambul, onde retornamos para finalizar o roteiro e tivemos o dia livre para passear, almoçar e conhecer o centro histórico da cidade, caminhando tranquilamente pelas belas ruas da antiga capital turca. No dia seguinte, primeiro de abril de 2019, seguimos para França onde ficaríamos quatro dias em Paris curtindo a capital dos franceses, mas aí eu conto depois. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Sonho ou utopia?