Papo de Bola = Um Botafogo x Flamengo pra pensar no passado

Procurei informações sobre os times que Jair Ventura e Reinaldo Rueda escalarão para este clássico de logo mais, no Engenhão, e somente agora via alguma coisa sobre o jogo das sete da noite, ou seja, nada muito interessante porque os dois treinadores estão fazendo mistério e não divulgam os times que pretendem colocar em campo para este jogo que vale pelo Brasileirão 2017. 

Diferente do meu tempo de torcedor de arquibancada, quando já saia para o Maracanã sabendo qual o time do Botafogo para pegar o Flamengo e, quando lia a escalação, na véspera, já temia pelo pior, afinal naquele tempo, anos 60 e metade dos anos 70, a freguesia estava aberta e só dava Botafogo nos clássicos, mas o torcedor do Flamengo não desanimava e sabia que um dia a tal freguesia, que o grande Manga imortalizou em suas entrevistas, iria acabar. 

Aquele 6x0 ficou atravessado por longos anos, aquela faixa levada pelos torcedores alvinegros incomodava bastante, e certo dia vimos acabar a gozação com o "troco" do 6x0 e finalmente os rubro-negros voltaram a sorrir neste clássico que hoje é o mais encrespado de todos os jogos entre os grandes cariocas. 

Jairzinho, Roberto, Gerson e Paulo César, quem não temeu este ataque? Tita, Nunes, Zico e Lico, quem não tinha medo deste ataque? E não tinha mistério, Zagalo, treinador dos dois lados, Paulinho de Almeida, Tim e tantos outros treinadores gigantes do nosso futebol já sabiam o que queriam e sabiam o que poderiam render seus craques e coadjuvantes. E hoje? Bem, hoje é complicado, os treinadores já não são tão grandes como aqueles, que jamais chamamos de "professor", como são chamados os moços de hoje, mas que fazem mistério porque temem abrir brecha para que o outro conheça seu trabalho da semana. 

No tempo de repórter nós tínhamos acesso aos treinos, víamos as preparações para os clássicos e o torcedor até marcava presença em General Severiano ou na Gávea para ver seus ídolos mais de perto, e estes, sempre solícitos e simpáticos, atendiam a torcida com educação e sem assessores de imprensa para encher o saco. 

Hoje é diferente, uma ausência de Joel Carli ou de Márcio Araújo é escondida e naquele tempo a ausência de um Leônidas ou de um Andrade era anunciada muito tempo antes porque todos já sabiam que os craques não teriam condições físicas para tal jogo, mistério mesmo é como é que estes times estão ainda sobrevivendo e mistério mesmo é como é como esta torcida, mesmo com medo, ainda lota o estádio para ver este jogo, e sabe o que é este último mistério? Paixão, simplesmente amor as cores preta e branca ou preta e vermelha. 

Que o jogo seja bom e a torcida fique em paz nas arquibancadas. 

Comentários

  1. Há controvérsias quanto aos anúncios de escalações no nosso passado, por umas três vezes saí de casa pra ver a estréia do Roberto Miranda em 1971 no Flamengo, não passava nos famosos "testes de vestiários".Rssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão de volta

Flamengo vence outra

Rebeca é Ouro