Copa 2018 - Quem já está e quem pode chegar na Rússia

O assunto do momento é Copa do Mundo da Rússia, que será jogada no ano que vem, em julho, e já temos, além do país sede, alguns outros países com o passaporte carimbado e avalizado pela Fifa para jogarem a competição e entre eles está o Brasil, de Tite, que joga amanhã para igualar o recorde da Argentina, dez vitórias consecutivas nas Eliminatórias da América do Sul. 

Quem já está garantido? Rússia, Brasil, Irã, México, Japão, Bélgica e eu acrescento por minha conta Alemanha, que joga hoje em casa, contra a Noruega, e pode completar 24 pontos em oito jogos e garantir a vaga definitivamente, e Costa Rica, que amanhã recebe em San José a seleção do México, já classificada, jogando por um empate para ganhar a vaga na Russia 2018. 

Aqui, na América do Sul, com toda certeza teremos os gigantes do continente, Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e a outra vaga está em aberto, que será na repescagem, e qualquer um pode beliscar, não há muita discrepância entre os favoritos, pode ser Chile, Equador ou até mesmo o Paraguai. O Chile está entre os quatro que se classificam diretamente mas amanhã além de enfrentar a Bolívia, em La Paz, tem a altitude pela frente e isto pode ser o fator de desequilíbrio, como sempre acontece na capital boliviana em favor dos donos da casa, que não tem mais chances de classificação. 


Portugal jogar por uma vitória, na última rodada, em outubro, diante da Suíça para se classificar sem ir a repescagem, o vencedor deste jogo vai direto e o perdedor entra no mata-mata que definirá os outros quatro times que completarão as vagas para Europa na Copa da Rússia. E quem serão estes? Ainda está em aberto, muito equilíbrio nos grupos que estão indefinidos, exceto o Grupo G onde a Espanha está virtualmente classificada e a Itália na repescagem. A Fúria tem 19 pontos e enfrenta a figurante Liechtenstein no último jogo. 

Para fechar o pitaco as Eliminatórias da África mas aqui o panorama ainda está em definição, não há ainda uma chance de dizer sobre classificação, faltam ainda três jogos do returno e tudo pode acontecer até Burkina Farso ir a Copa da Rússia. A Nigéria, no Grupo , é a que tem maior vantagem, 9 pontos contra 4 de Zâmbia e no meu ponto de vista se garante já na próxima rodada, hoje, contra Camarões, quando joga por apenas um empate. Na África só entram os vencedores dos cinco grupos.


Comentários

  1. Hoje o que mais gosto no futebol é ver o Brasil jogar, porém, não significa que o time é imbatível, longe disso, mas é bom ver a torcida brasileira novamente acreditando na nossa Seleção, coisa impensada depois da derrota de 7x1 para a Alemanha. Neymar é algo divino! Vê-lo tocar na bola vale o ingresso, só isso basta. Ontem ao chegar a Colômbia foi recebido como um pop star, como nos velhos tempos do Pelé, aliás, no futebol brasileiro não apareceu nada igual ao Pelé, todavia o que mais se aproxima dele, sem dúvidas, é o Neymar.
    No meu entender o Tite tem todo o direito de experimentar quem ele quiser no jogo de hoje, a Seleção conseguiu o primeiro lugar na classificação geral com três rodadas do seu término, nunca antes qualquer outro time da seleção conseguiu esse feito. Portanto, como questionar o nosso melhor treinador? Além de tudo, o momento é oportuno para teste, pois os jogos restante não mais modificarão nada.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um comparativo à fazer sobre seu comentário, mas acho melhor não, iriamos até o inicio da copa da Russia polemizando. Rssssss

    ResponderExcluir
  3. O nosso último embate rendeu mais de 15 comentários. Em alguns assuntos é mais fácil o Papa se converter ao Islamismo do que um de nós convencer ao outro. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. .....na mosca. É por isso que vc é chamado de Categoria.....o comparativo era exatamente nesta atmosfera....nos anos 60 John Lennon comentou que os Beatles eram mais conhecidos do Jesus Cristo e eram na verdade e ninguém entendeu o espírito da coisa. Islamismo, budismo, hinduismo etc etc ouviam Beatles e logicamente cristãos foi apenas isso que ele quis dizer.Pelé foi e é e será sempre um nome mundial apesar de "desconhecido" por alguns argentinos, mas o que Messi Neymar e Cristiano Ronaldo representam hoje esta muito além dos Beatles de Jesus e de Pelé, jovens torcedores ou nao se rasgam por uma self e pele self espalham-se por campos derrubando cercas muros que navegam por mares criados por eles ou websites alheios enquanto houver gigabytes suas jangadas velejarão os cantos do mundo lotados de ateus tambem.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o time....ainda nao confio no miolo de zaga e tenho algumas restrições ao Willian, nao me parece com um rendimento continuo, alterma muito durante os jogos, logo gosto muito dessa seleção.

    ResponderExcluir
  6. Só tenho uma crítica a Seleção do Brasil, tem que deixar de ser "família Tite", caso contrário fracassará como fracassou a "família Scolari", em 14.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Sefinho pelo belo texto. Dutra, concordo, Bobagem esse negócio de família, mas, creio q isso é coisa da mídia, ou não? Sinceramente, nunca ouvi o Tite usar esse termo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção