Viva Walldir Amaral: Domingo de futebol. o domingo é nosso.

Hoje pensei em Waldir Amaral, talvez motivado por uma foto, postada pelo Gilberto Maluf, que mostra um garoto, com uma bandeira do Flamengo, e um homem, que deve ser o pai, com um radinho de pilha, daquele usado nos anos 60 nos estádios do Rio e do Brasil, e no mesmo momento vim para o computador escrever alguma coisa sobre as decisões deste domingo, que serão várias, em todo Brasil, tudo bem, nada será decisivo e sim apenas o primeiro jogo de finais, mas em certos jogos eu creio que possa ser decisivo sim e conto porque nos próximos parágrafos. 

Mas eu dizia que me lembrava de Waldir Amaral e explico: O ícone do rádio dizia, na abertura de suas transmissões: "Você, ouvinte, é a nossa meta, e foi pensando em você que estamos fazendo o melhor futebol do mundo". Será que ele repetiria este bordão nos dias de hoje? Será que hoje temos, de verdade, o melhor futebol do mundo? Tenho cá minhas dúvidas e minhas certezas, mas o domingo pode ser, realmente, de muitas alegrias para torcidas que não comemoram títulos desde o tempo em que Waldir Amaral dizia isto na Rádio Globo todos os domingos. 

O Palmeiras, que começa a decidir o título contra o Santos, na sua Arena, a Caldense, que começa a decisão contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, o Joinvile, que enfrenta o Figueirense, no Orlando Scarpelli, e o Vasco, que enfrenta o Botafogo, no Maracanã, todos no primeiro jogo dos dois programados, terão a chance de voltar a gritar "é campeão" depois de longos anos na fila. 

Mas o que Waldir Amaral, ídolo de todos nós, radialistas e narradores de futebol, não sabia é que o futebol europeu iria um dia atrapalhar estas decisões e se interpor entre os telespectadores e ouvintes de todo o ex-país do futebol e tirar audiência de sua querida TV Globo e das emissoras que formam a grande rede nacional de televisão chefiada por ela. 

O domingo nos reserva um grande clássico na Inglaterra, que pode decidir o título a favor do Chelsea, que enfrentará o Arsenal, no mais temido clássico londrino, tem jogo chave na Alemanha, onde o Bayern torce por um tropeço do Wolfsburg para comemorar outro título, na Espanha o Real Madrid terá que vencer o Celta, em Vigo, para não deixar o Barcelona gritar é campeão nas próximas rodadas e em Portugal o Benfica também está na espera de um tropeço do Porto para comemorar antecipadamente. 

Viram só, o Waldir Amaral poderia não ver o o melhor futebol do mundo, aqui no Brasil, é claro, masd diria que Jairo de Souza, o veterano plantonistas, o dono do tiriri tiriri, seria um plantonista internacional e teria um imenso trabalho para acompanhar todos os jogos deste domingão de futebol pelo planeta bola 

E aí, quem ganha no Rio? Quem leva em São Paulo? E não falei que no Rio Grande do Sul tem decisão também, mas por lá a dupla Gre Nal está acostumada a decidir e não teremos surpresa alguma com o título nas mãos de um ou de outro. 

Comentários

  1. Pena que pouco ouvi Waldir Amaral. Se fosse hoje seria diferente, não existe mais distância. Boa crônica.

    ResponderExcluir
  2. Tem peixe na rede do Adilson Dutra. Grande, muito bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção