Eliminatórias da Copa: Quem vem? Quem não vem?

E já estamos quase a um ano da Copa do Mundo e as eliminatórias estão se definindo em todas as partes do planeta bola, já podemos fazer um balanço de quem virá ao Brasil e quais serão as grandes ausências da Copa 2014 aqui em território brasuca.

Das grandes potências futebolísticas já temos praticamente confirmadas as presenças de Argentina, que lidera com folgas a eliminatórias da América do Sul, apesar do empate ontem, contra a Colômbia, os hermanos já sabem o que fazer para carimbar os passaportes da turma de Messi. Holanda, a melhor campanha na Europa (100% de aproveitamento) e Alemanha já estão arrumando as malas e dizendo que chegam em breve por aqui.

A Itália, que se faltar será um baque para a grande colônia italiana no país, felizmente, para ele e para nós, amantes do bom futebol, também deu um grande passo ontem, em Praga, empatando com a República Tcheca e colocando boa vantagem sobre o segundo colocado, a Bulgária, em seu grupo. E, gostei, a grande surpresa é a seleção da Bélgica, que mais uma vez mostra ao mundo um bom futebol, está quase assinando contrato com a Copa no Brasil.

E tem perigo morando em Portugal, outra grande colônia que torce para que sua não não fique fora da Copa por aqui, na Inglaterra, que não anda lá muito bem das pernas mas com certeza vai garantir a classificação mesmo que seja na repescagem, porque seu time tem camisa forte e na hora H aparece o anjo salvador, Rooney, para trazer sua seleção até ao Brasil.

O México, na eliminatórias das Américas Central e do Norte, está ali na "tábua da beirada", é terceiro colocado em um grupo onde a Costa Rica lidera e os Estados Unidos estão logo atrás e os mexicanos, que já tem um jogo a mais do que todos no grupo, tem o Panamá na cola. Já imaginou o México de fora da Copa no Brasil e o Panamá garantir a classificação? Nem pense nisto, a qualidade dá uma caída brusca.

Na Ásia o Japão já trabalha em calma pensando na Copa, já garantiu seu lugar e espera os companheiros asiáticos para saber quem serão seus companheiros de continente. Quem virá? Austrália, que joga a Eliminatória na Ásia e não na Oceania? E por falar em Oceania a Nova Zelândia está sobrando e praticamente assegurou sua vaga.

Mas eu falava na Ásia e poderemos ter a boa surpresa de Omã e Uzbequistão por aqui, ambos tem grandes chances de entrar ao lado do Japão, já garantido, e da Coréia do Sul, líder do Grupo A. Tem muita gente correndo por fora, como Irã, Catar, Jordânia e Austrália. Ainda tem boa briga na Ásia.

Fechando a análise resta o mais complicado, o continente Africano, que ainda está totalmente em aberto e temos ainda muitos jogos para se definir os representantes da África no Brasil. Ah! Não falei nos outros sul americano, certo? O Uruguai está passando aperto, a Venezuela pode ser surpresa, a Argentina já está quase dentro e Colômbia e Equador estão mostrando força. Uruguai fora? É, pode ser. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção