Lisboa e Fátima - 2022

  

Chegamos a Lisboa na noite de 25 de novembro, justamente no momento em que a seleção brasileira entrava em campo para sua estreia na Copa do Catar, contra a Sérvia, jogo que assistimos na minúscula tevê do quarto do Turim Iberia Hotel, bem no centro da capital portuguesa, após longa viagem de Sevilha com passagem por três pontos turisticos interessantes pelo caminho. 

Chegamos bem cansados, a viagem pelo Marrocos foi desgasgante e nos deixou uma gripe que por pouco não "cortou o barato" de nosso passeio. Mas somos fortes e confiantes em Nossa Senhora de Fátima, nosso principal motivo para este retorno a Lisboa após sete anos. Precisavamos, eu e Marina, agradecer muitas graças alcançadas e por isto resolvemos ficar três dias a mais em Portugal e fazer nosso tour pela capital e a basílica de Fátima, por nossa conta e risco. 

Saímos do hotel pela manhã da sexta-feira, sem programação organizada e com um pensamento na cabeça: Vamos pegar o Bus Turismo, andar pela cidade e parar nos principais pontos de Lisboa. Pensado e realizado. Deixamos o hotel às nove horas da manhã e nos dirigimos até o Centro Histórico, onde tomamos o ônibus e começamos um passeio sem destino certo ou compromisso com hora ou lugar para nossas paradas, era pensar em descer e visitar aquilo que já havíamos visto em duas oportundiade, 2008 e 2015, com acompanhamento de guias especializados. 

Descemos em Belém, onde estão a Torre, o Monumento aos Descobridores, o famoso Pastel, que leva o nome do distrito, e o Mosteiro dos Jerônimos. Descemos para a obrigatória visita com fotos e uma bela caminhada as margens do Rio Tejo. 

Resolvemos voltar ao centro histórico, rever a Praça do Comércio, o Roscio, o Chiado

e as belas praças e ruas, como a Augusta, que estavam repletas de turistas de todas as partes do mundo. Pausa para o almoço, na Rua Augusta, sentados à mesa da calçada, olhando o ir e vir de turistas, ambulantes e locais andando por aquele lugar incrivelmente conservado e belo. 

Voltamos ao ônibus de turismo e completamos nosso passeio por Lisboa até o anoitecer, quando paramos novamente, sentamos nas imediações do Chiado, onde fizemos um lanche com um delicioso bolinho de bacalhau acompanhado de um ótimo vinho português. Retorno ao hotel para recuperar as energias porque no dia seguinte, sábado, nosso penúltimo dia em Portugal, a nossa visita a Fátima estava programada para às sete da manhã. 

E neste horário partimos com objetivo de cumprir  nossa promessa, visitar a Basílica de Nossa

Senhora de Fátima, assistir a missa das onze horas, andar pelo lugar de paz e harmonia sem compromisso e, se tudo estiver funcionando bem legal, entrar pela primeirta vez na Basílica que esteve fechada nas outras duas visitas antereiores, 2008 e 2015.  

E desta vez conseguimos entrar, fazer nossas orações e agradecer a Virgem Maria por minha recuperação total de um câncer de próstata ocorrido em 2019.

Retorno a Lisboa após quatro horas de visitação, sem guia e somente com nosso objetivo, rezar na Capela das Aparições, assistir a Missa na Basílica Nova e conhecer a velha e tradicional Basílica de N.S. de Fátima erguida no local das aparições e, no final da tarde, estávamos novamente circulando pelo Roscio e pelo Chiado, já preparados para o Natal e com o povo português fazendo a festa pelos bairros mais famosos do Centro Histórico de Lisboa. No domingo, no voo TAP das 13:10h, retornamos ao Brasil após doze dias pela África e Europa em nossa décima viagem interenacional.

E, para nossa alegria, no voo de volta tivemos a agradavel compahia do Fuka e sua esposa Andréia, que também retornavam de um giro por Portugal e Itália. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS