Por aí, nas capitais do mundo - Lisboa - Portugal - 2008

Por duas vezes estivemos na capital portuguesa, a primeira, em 2008, foi a largada para a grande viagem pela Europa, primeira em grupo e realmente inesquecível. Saímos do Brasil (Aeroporto Tom Jobim) em 11 de setembro e chegamos na manhã seguinte a Lisboa (foto ao lado chegando ao Aeroporto Humberto Salgado)  e foi uma receptividade que nos deu a certeza de que o passeio, por quatro dias, por Lisboa e arredores, seria daqueles de contar, como hoje, pelo resto da vida. 
Já saímos direto para o hotel, onde fomos recebidos pelo grupo e pelo
Marina com os dois casais mineiros 

guia da Europa Mundo, operadora associada a CVC/Brasil, que nos levou para este passeio de vinte e dois dias pela Europa. 

O nosso primeiro contato com Lisboa foi neste dia de chegada, nos reunimos no hall do hotel com o grupo, eram quatro ônibus, todos com lotação máxima (45 turistas) e por ali estavam pelo menos os grupos de dois dos quatro ônibus, muitos mineiros, gaúchos e paulistas, além dos nossos conterrâneos do interior fluminense. Mas na primeira saída tivemos a companhia maravilhosa dos quatro mineiros que estariam conosco até o final do tour. 

O poeta (Fernando Pessoa) e o cronista 
Depois de um dia, aquele famoso "conhecendo o terreno", uma noite de repouso porque no dia seguinte começaríamos um ótimo roteiro, três dias inteiros na capital portuguesa, conhecendo praticamente todos os pontos turísticos da cidade, um tour no ônibus, aquele que chamamos de City Tour, um dia na grande Lisboa, com ida a Estoril, conhecendo do Cassino e o Autódromo, Sintra e Cascais, reservando energia para uma nova saída noturna pelos restaurantes lusitanos para conhecer a famosa culinária portuguesa. 

Um dos passeios mais indicados, por guias e revistas de turismo, é a
Marina no Castelo de São Jorge 

subida ao Castelo de São Jorge, que tem o nome de Paço de Alcáçova, e sua construção, de acordo com os escritos no local, datam do Século I A.C e as ruínas ainda estão em bom estado e de lá do alto se vê Lisboa com um panorama acima do esperado. Nesta viagem, 2008, a entrada era franca e hoje é cobrado ingresso, cerca de 5 Euros por pessoa, mas creio que seja justo porque é preciso cuidar muito bem deste monumento histórico e tombado pela Unesco. 

E não poderia faltar um giro por Belém, conhecer os monumentos, como a Torre de Belém, e saborear o famosíssimo Pastel de Belém, e para isto enfrentamos uma fila de quase uma hora mas confesso que valeu a pena. 
Sobre a Torre de Belém um capítulo a parte, um cenário de cinema você terá se adentrar ao recinto para olhar o Rio Tejo, que mais se parece com o mar. Começou a ser construída em 1514 e foi inaugurada em 1519 e erguida no Estilo Manuelino e tem 30 metros de altura e vale a visita, é realmente um monumento para ser resguardado para que o turista que visita Lisboa conheça a história dos portugueses que saíram de lá para descobrir nosso Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção