Por aí, nas capitais do mundo - Lisboa 2015

Voltamos a Lisboa sete anos após a primeira passagem e praticamente o trajeto do passeio foi o mesmo, exceto as nossas escapulidas para o chamado " voo solo" já que eu já havia conhecido um pouco do centro histórico da cidade e fizemos algo diferente, claro que sem o guia e com um casal, novamente mineiros a nosso lado, e a irmã Maria Celeste, que nos acompanhou neste giro a Península Ibéria, em 2015, quando saímos do Brasil em março para um giro de treze dias com início em Barcelona, na Espanha, e tendo como ponto principal a visita a Santiago de Compostela, também em território espanhol.

Uma novidade no giro por Lisboa foi a descida do Castelo de São Jorge

(foto acima) no Tuk Tuk, um transporte alternativo bem legal, porém, com o frio e o vento, senti bastante a descida no cair da noite, podem reparar que estou encolhido na traseira do veículo. Mas foi legal, com certeza, subimos no bonde, que por lá chama "elétrico", foto ao lado,  e descemos, depois de andar pelos arredores descobrindo novos monumentos e novos lugares para serem visitados. Foi uma bela tarde e, aliás, o dia começou bem animado, fomo de trem, do hotel até o centro histórico e de lá começamos um giro, no citado voo solo, que só terminou á noite, na Adega João do Grão, para

o tradicional bacalhau regado a um bom vinho português.

Outro lugar inédito (foto ao lado) para nós é claro, foi o Oceanário, situado no Parque das Nações, um lugar incrível e seu entorno tem grandes atrações e seus animais ganham nomes de personalidades portuguesas, como por exemplo, um dos peixes famosos tem o nome do fabuloso Eusébio, o maior jogador de futebol de todos os tempos no país, agora ofuscado por Cristiano Ronaldo.

Dali seguimos novamente para o centro histórico, já escurecia e era preciso cumprir o roteiro do grupo, que seria um passeio pelo Roccio e, como sempre, visitar o monumento a Fernando Pessoa, uma pena o elevador mais famoso do centro, o Santa Justa, que liga a Rua do Carmo até o Largo do Carmo, que nos daria uma visão maravilhosa daquela região da capital portuguesa.