Papo de Bola - A verdadeira rivalidade Mengão x Fogão

Uma rápida ida ao Calçadão de Campos e vejo que a rivalidade entre Flamengo e Botafogo está realmente incendiada. E, tenham certeza, nada de Arena da Ilha, Arão, Chororô, como diz o globo.esporte.com, é o motivador desta tão badalada rivalidade, o que move isto vem de longe, vem dos tempos de Manga e a declaração bacana, "contra o Flamengo eu gasto o bicho antecipado", e naqueles anos 60 era assim mesmo, Garricha, Didi, Nilton Santos e outros grandes gênios do futebol faziam a diferença. 

E depois vieram os jogos que marcaram a rivalidade em outra geração, aquelas famosas goleadas de seis gols, o 6x0, pró Botafogo,  em 1972, que foi "vingada" alguns anos depois, em 1981 e lavou a alma do rubro-negro. Mais tarde ainda teve aquele 6x1, em 1985 e isto sim formou entre as torcidas uma grande rivalidade, que naquele tempo ainda era sadia e era bonito ir ao estádio porque as torcidas faziam festa decente no que chamávamos "Maior do Mundo".

Agora é diferente, torcidas são organizações criminosas, tem muitas exceções, eu sei disto, e as ruas viraram praça de guerra e não de festa como faziam as torcidas do Tarzan,

da Charanga do Jayme de Carvalho e outras organizadas decentes que existiam nos anos 6070/80. Já no gramado, bem aí também era o diferencial bem acentuado, se de um lado tinha Garrincha, Didi, Quarentinha e Nilton Santos do outro tínhamos o ataque de seleção, Joel, Moacir, Henrique, Dida e Zagalo. 

Mais tarde o torcedor que aplaudia Jairzinho, Roberto e Paulo César era o mesmo que temia Adílio, Zico e Júnior, e vice e versa,  só para citar três de cada lado, e craques desfilavam talento e amor a camisa pelos cantos do gramado do Maracanã enquanto nas arquibancadas bandeiras rubro-negras e alvinegras eram desfraldadas pelos apaixonados torcedores do Botafogo e do Flamengo. 

Dirigentes amadores também fazia a diferença, e, fundamental, naquele tempo não existia a famigerada Rede Social da Internet, que inflama briga e convoca guerra entre facções criminosas travestidas de torcedores. 

Comentários

  1. Pois é, amigo Dutra.

    Sou da geração que sofreu com a seleção que o Flamengo tinha. Zico, um dos 3 maiores que vi jogar, já declarou que tinha trauma do Botafogo, e talvez por isso, sempre entrava mais animado nos confrontos dos times. E o resultado....Deixa pra lá...
    Como todo botafoguense, ganhar do Flamengo nos traz uma alegria muito maior. Pena que hoje em dia, os jogos fiquem em segundo plano. Não há mais craques como outrora, e os bandidos travestidos de torcedores estragam a festa.
    A rivalidade tem sempre que existir, mas não se pode transformar algo tão bacana em uma guerra. Era a hora das diretorias acenarem uma trégua e tentar recomeçar. Uma pena que isso esteja longe de acontecer.
    Meu abraço respeitoso a um dos flamenguistas que aprendi a admirar.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria, mas não poderia, de passar horas dissertando por aqui sobre esse clássico, mas não perderia um segundo sequer pra falar sobre os organizados bandidos que conseguem desviar o foco da beleza do jogo.
    Flamengo e Botafogo passaram pelo meu imaginário de grandes jogos que não assisti e pela real visão dos que vi e que foram na realidade, as maiores estrelas que passaram no palco do antigo Maracanã, é claro que neste mesmo palco passaram outros grandes astros dos outros clubes como Pelé,C.Alberto, Edu , Pedro Rocha, Rivelino, Tostão, D.Lopes, Ademir da Guia, Leivinha, Samarone, Flavio “o Minuano”, Dinamite, Romário , os Ronaldos , enfim estrelas de grandezas infinitas, mas Flamengo e Botafogo nos deram grandes jogos, até mesmo com Mirandinha e Marciano, Tiquinho e Baroninho, Tinteiro e Valtencir, esse clássico é a síntese do medo, do pânico, do enfrentamento dos titulares contra os reservas, do time da série A contra o da B que nunca deveria ter caído, dos dois 6 x 0. Não há, pra mim, jogo de futebol mais temido.

    ResponderExcluir
  3. Nada mais a declarar. Três depoimentos que os líderes das torcidas "desorganizadas" deveriam colocar em seu mural. Ainda em tempo: Sefinho, faltou o Radar e o Petróleo. rsss

    ResponderExcluir
  4. Obrigado aos mais notáveis representantes de Botafogo FR e CR do Flamengo,eu sabia que viriam comentários inteligentes e apaixonados desta dupla Gervásio & Yuseff dignos representantes de TORCEDOR de futebol, isto mesmo, TORCEDORES MAIÚSCULOS. Valeu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção