Papo de Bola - Sobre Copa do Brasil, Champions e Segundinha Rio

Resumo os dois jogos que vi, ontem à noite, com dois comentários simples e objetivos de um botafoguense e outro de um são-paulino. Robinho, feliz e preocupado, desabafou agora pela manhã, na portaria:

"Meu Deus, onde foi parar o futebol do meu Botafogo e do Rio de Janeiro? O que vi ontem, contra o Cururipe, do meu Botafogo, me assustou tremendamente". E o tricolor Leandro, via Twitter, apenas disse: "Este é o jogo São Paulo, mas não me enganará nos próximos jogos o adversário é muito ruim e vem aí o River Plate".

Deu para entender? O Botafogo não conseguiu eliminar o jogo de volta contra os alagoanos de Cururipe, venceram apenas por 1x0, na chamada "bacia das almas", e o tricolor paulista goleou o fraquíssimo Trujjilianos, da Venezuela, com um 6x0 inédito do São Paulo FC na sua trajetória brilhante em Libertadores, mas os dois não enganam seus torcedores, que acreditam que os tempos de glória e felicidades acabou e daqui pra frente será sempre assim.

Hoje tem mais, tem sofrimento do Corinthians na Colômbia, contra o Santa Fé, time fraco mas jogando em casa é enjoado e pode fazer valer o mando de campo, tem o Galo Mineiro conta outro Independente, o Del Valle, lá no Equador e o Palmeiras, jogando em um alçapão conhecido, enfrenta o Rosário Central lá na Argentina. Libertadores começando a entrar na reta final da fase classificatória.

Para quem tem a tarde livre, os jogos agora começam às quinze para as quatro, prestem atenção, tem dois jogos pela Champions League, Wolfsburg x Real Madrid, na Alemanha, e PSG x Manchester City, em Paris, no famoso Parc de Princes.

E, fechando a roda de conversa sobre o que ver e o que aconteceu, hoje tem clássico na Rua do Gás, o tradicional Goytacaz x Campos Atlético Associação será jogado a partir de oito da noite e é o mais antigo jogo entre os gigantes de campos, ambos foram são centenários e mais velho que a outra ponta do triângulo, o Americano, que aliás também joga pelo Estadual da Série B, contra o Nova Iguaçu, em Cardoso Moreira, e ninguém pode perder nesta quarta-feira.

Comentários

  1. É isso!
    Não sou muito chegado a esquema tático, isso deixo com os nossos analistas Adilson e Tadeu, mas tem jogos que me chamam a atenção. Os do Uruguai contra o Brasil e o de ontem do Barcelona contra o Atlético de Madri, são desses. Vejam os senhores que, o jogo de ontem teve time jogando muito taticamente (Atlético), que a meu ver foi superior ao seu adversário nesse quesito e quase empatou ou ganhou o jogo.
    É bonito ver quando um treinador sai da mesmice e consegue montar um plano tático eficiente com o que dispões tecnicamente evitando uma humilhante derrota, principalmente quando os seus comandados se aplicam de tal maneira que obtém sucesso, caso do Uruguai e do Atlético de Madri.
    No Brasil, nossos analistas de futebol caiem de pau em cima do treinador quando ele arma um esquema defensivo como o Atlético de Madri no jogo de ontem, é chamado de retranqueiro, covarde, destruidor do futebol brasileiro etc. Por quê? Talvez a cultura do nosso futebol de jogar sempre para frente, pois tínhamos grandes craques. Em, 1962 no Chile, o Brasil jogou no sistema tático 4x2x4, que segundo Zezé Moreira, foi o mais fraco dos esquemas táticos, ainda assim o Brasil foi Bicampeão Mundial de futebol.
    Pergunto ao Adilson e Tadeu: vocês aceitariam o Brasil jogando em Montevidéu contra o Uruguai no mesmo esquema tático que o Atlético de Madri jogou ontem? Vão responder ou me deixar sem resposta? Eu concordo com o Simeone, melhor jogar feio e obter o resultado desejado do que jogar bonito e perder, pois, na minha opinião o Brasil no momento é inferior tecnicamente a Argentina e também ao Uruguai, Colômbia, Chile e talvez até ao Equador. Jogar de igual para igual fora é suicídio, no Brasil talvez dê para atacar mais um pouco, exceto a Argentina, dar show contra qualquer uma das seleções citadas é impossível, nem em pensamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Categoria, a melhor resposta para esta pergunta foi do Zidane, que começa uma carreira de treinador e enfrentou o Barcelona, no Camp Nou, usando a mesma tática do Simeone, só que tinha Cristiano Ronaldo e Bale em seu time e o Atlético teve um Fernando Torres que fez tolice e deixou o time na mão.
      Quanto ao jogar, na seleção brasileira, com este esquema eu até concordo, mas com jogadores de bom nível e não com estes brucutus tipo Luiz Gustavo, Fernandinho e outros menos votados tentando levar a bola ao ataque.
      O Chile, com aquele argentino que esqueci o nome, também jogou assim mas tinha Sanches e Vital em plena forma e nós, seleção, quem tem? Oscar? Hulk? Acho que Dunga deveria escalar onze na defesa para não passar vergonha, mas não onze David Luiz. Certo?

      Excluir
    2. O Dutra praticamente respondeu, com a propriedade de sempre, o que também penso. Jogando fora de casa tem que armar o time mais fechado. É duro aceitar tal situação, mas é a nossa realidade. O técnico do Benfica também armou um esquema que dificultou muito a tarefa do Bayern. São nesses momentos que aparece o dedo do treinador.

      Excluir
  2. Obrigado Adilson, é isso mesmo, vamos aguardar o Dunga com sua tradicional teimosia para ver como vai ficar a coisa, porém, dessa vez tudo vai ser diferente, muda ou cai fora.
    Atualmente quem manda na CBF? Pois nenhum treinador de renome internacional tipo Guardiola vai querer aceitar oferecimento da CBF se não tiver com quem tratar do mesmo padrão de qualidade, no momento ao que parece a CBF não tem um nome sequer.
    Estou desenvolvendo pesquisa particular com meus amigos para saber quem cai primeiro, Dunga ou Dilma? Até aqui por unanimidade na pesquisa, Dunga cai primeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção