Fla e São Paulo jogam em Manaus

Abri o jornal e vejo lá: "Flamengo x São Paulo disputam o primeiro título do ano". Título? Tem certeza disto? Teremos volta olímpica para comemorar o título do Super Séries de Manaus? Mudaram mesmo o rumo da prosa, antes era chamado de torneio preparativo para a temporada e agora dão ao reles amistoso uma conotação enfática e até certo ponto ufanista, principalmente a Globo, com sua chamada para a transmissão, que pelo visto transformou o amistoso em decisão de título nacional.

Engraçado é que se a CBF colocar jogos do Flamengo, Vasco ou São Paulo, no Brasileiro, um numa quinta e outro no sábado a chiadeira vai ser geral, mas para faturar uma boa grana ninguém reclama e até o sindicado dos jogadores se cala neste momento. Tudo pelo social, né mesmo?

Falta uma semana para os estaduais entrarem na grade das tevês por assinatura e o velho escriba aqui, com apenas vinte e cinco dias do ano de dois mil e quinze, já está saturado com o excesso de jogos, evitando joguinhos chinfrins, como o de sexta-feira lá em Manaus e o de hoje, no mesmo palco, e nem sei qual será minha reação nos "grandes" jogos do Estadual do Rio, e aí dá para soltar a voz tal qual Milton Leite, o Papa dos narradores televisivos: "Meus Deus!!! Que Beleza!!!" 

Comentários

  1. Como não é jogo do Vasco irei assistir torcendo pela derrota dos dois, porém, caso vença o SP ficarei ligeiramente contente, melhor não, tenho meus amigos flamenguistas aqui do blog, destacando Adilson Dutra e Sefinho, então, vou ser apenas um tele espectador torcendo por um bom espetáculo de futebol, pois os amazonenses merecem.
    Por falar em Sefinho, faço aqui um comentário que deveria ter sido feito lá pra trás, seguinte: o blog nunca mais foi o mesmo depois que ele participou pela primeira vez, com seu fino humor é prazeroso ler seus curtos ou longos comentários, Sefinho é um novo Sandro Moreira. Aproveito a oportunidade para reclamar a presença do nosso eclético comentarista Tadeu, não sei se assinou contrato com outro blog ou se algum fato extraordinário está impedindo sua participação, felizmente o nosso Gilberto Maluf está sempre presente com suas ótimas intervenções, Mano Belo sumiu, foi viajar e ainda não voltou, talvez aguardando o início do carioca. Gostava também das intervenções do Sobrenatural de Almeida, mas esse faz tempo que escafedeu-se.
    Bom domingo pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Categoria, jamais abandonarei o blog do amigo Dutra e quase que diariamente acompanho os excelentes comentários aqui postados. Estou naquela fase somente de ler, pois o que estamos presenciando em nosso futebol, decadente dentro e fora de campo, nos tira toda e qualquer motivação de escrever sobre o tema. A pequena colaboração que fazia para um periódico que surgiu aqui em Miracema recentemente, de nome Geral, comuniquei ao responsável que não mais assinarei sobre o tema futebol. Imagino o esforço do Dutra pra descrever sobre o tema em seu blog. Não sei qual foi o último jogo aqui do Brasil que assisti na tv. Estou ligado na Europa, mais precisamente nos jogos do campeonato inglês, o melhor do mundo na atualidade, e nas partidas do Barcelona, time pelo qual tenho muita simpatia. Começando pela CBF, passando pelas federações, até chegar nos clubes, não dá para curtir e torcer para o futebol brasileiro com tantas pessoas de má índole, despreparadas, que usam as instituições para o bem próprio, como cabide de empregos para amigos e familiares, usurpando, acreditem, o que não se tem mais para tirar dos clubes. Eu sei que há exceções, como em qualquer setor, mas são poucos e que ainda correm o risco de serem atropelados, dentro do quadro diretivo, por aqueles que não querem perder a "mamata" de longos anos. Chegamos ao fundo do poço e não será fácil de sair. Dentro de campo, a penúria técnica é da dar pena, a nível de gerações de jogadores e treinadores. Sobre o Vasco, um de seus temas prediletos, amigo Categoria, é duro o que vou dizer, mas a nível nacional, pode-se fazer uma comparação com o que ocorreu com o América e também o Bangu, que a nível estadual não almejam mais nada. Eu reconheço que a história do Vasco é bem maior que os dois exemplos citados, tal qual a estrutura física, mas nos últimos anos, a degradação com a instituição é catastrófica. Ainda sobre o seu Vasco, até os anos 80 tinha a 3ª maior torcida do Brasil, atrás de Flamengo e Corinthians. Hoje, já foi ultrapassado por São Paulo e Palmeiras, e já está sendo ameaçado por Atlético e Cruzeiro. Nós que tanto gostamos de futebol, estamos tristes e chocados com tantos horrores que presenciamos. Não acredito em mudanças tão cedo! Abraços a todos os amigos.

      Excluir
    2. Sandro Moreira ......essa foi forte. Tenho aprendido um pouquinho com o J.Maria Aquino e sua sagacidade e perspicácia, mas nada que se compare ao Gilberto Maluf.

      Excluir
    3. Sandro Moreira...vou ler mais sobre ele, era do Rio .

      Excluir
    4. Menos, meu amigo Yussef. Talvez nas provocações aos meus amigos são-paulinos.

      Excluir
    5. Contava o saudoso jornalista Sandro Moreira, que o goleiro Manga estava sentado ao lado da esposa do presidente do seu clube, totalmente deslocado. Não sendo homem de freqüentar reuniões sociais e muito menos de conversas com senhoras finas, estava encabuladíssimo e sem assunto. Angustiado, buscava conversa, quando viu no fundo de um corredor uma mesa de bilhar. Era a sua tábua de salvação. Manga se encheu de coragem, estufou o peito e, muito sério, perguntou à madame: Por acaso a madame joga sinuca ? Não, horrorizou-se a dama. Então leva 40 pontos. Vamos lá ?

      Excluir
  2. Obrigado amigo Tadeu pelo seu comentário. De fato você é eclético. Concordo plenamente com tudo que escreveu, apenas fiquei triste quando ao invés de dizer nosso Vasco, disse seu Vasco, mas, uma vez Vasco sempre Vasco, epa, isso parece hino do Flamengo, que coisa!
    Tadeu como se diz no popular "a coisa tá braba", porém, ficará ainda pior. Vamos aguardar e torcer para que estejamos errados, mas, de uma coisa esteja certo meu amigo vascaíno, se um dia a nau afundar estarei em São Januário para ajudar a fechar o pesado portão do estádio, no entanto, tenho esperanças que Nossa Senhora das Vitórias evitará uma tragédia maior e do fundo do caudaloso mar ou será do poço, um Gigante enfurecido surgirá para torcer o pescoço do urubu, não, isso não, dará apenas uns cascudos no urubu, será o suficiente. Por que será que tudo em São Januário lembra o Flamengo? Vamos esquecer esse clube e ficar só com o Vasco, então, um Gigante surgirá revigorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando disse "seu Vasco", é porque estou tão desiludido com o futebol brasileiro, que o meu sentimento de torcedor também está no fundo do poço. Sobre o Flamengo, é um grande rival, dentro de campo, tal qual o Tricolor e o Botafogo. É uma pena não termos o América, o Bangu e os times de Campos fortes para que o Carioca fosse menos pior.

      Excluir
    2. Continuo achando que do Dr Francisco Ernesto Davi tem toda razão. Você é Flamengo Categoria, sua entrelinhas são claras, nem mesmo, caso criasse um pseudônimo, conseguiria disfarçar essa paixão. Já nosso amigo "eclético" permanece "impávido quanto a nossa superioridade", se fôsse um jogador de poker seria imbatível com tamanha frieza.

      Excluir
    3. Se a frase "impávido quanto a nossa superioridade", for em relação ao Flamengo sobre os demais, entendi o seu recado como uma tirada de sarro (rsrs), e isso seria mais do que o normal em qualquer circunstâncias. Em quase todos os setores da sociedade, temos os mais ricos, os mais capacitados, o fulano que é melhor que o ciclano, e por aí vai o que seja o melhor disso ou daquilo. No futebol, também temos o time de maior torcida, aquele que consegue um período maior de superioridade sobre os demais, o que tem mais títulos, o que arrecada mais, o que tem a maioria da mídia a seu favor, o que recebe mais benécias da arbitragem, o único que tem estádio próprio e construído com a ajuda dos abnegados torcedores (apenas um do Rio), o que tem a mais linda história contra o racismo no futebol e até por isso foi excluído de competições nos anos 20, o que é mais elitizado que os demais, o que teve em seus quadros o único gênio das pernas tortas, e muitas outras comparações que podemos fazer dos quatro, três, ou dois grandes do nosso estado. A superioridade do Flamengo, e também do Corinthians, com o montante que estão arrecadando, principalmente da televisão, caminha a passos largos para termos aqui no Brasil o que ocorre na Espanha, apenas dois times disputando os títulos. Os gaúchos e os mineiros, pela grande rivalidade e por só ter dois grandes nos respectivos estados, são os únicos que poderão incomodar os dois gigantes do sudeste. Para terminar, o seu Flamengo tem a maior torcida e poderia ser o melhor em tudo, mas ainda é um pequeno se compararmos com a estrutura e os projetos bem sucedidos de sócio torcedor de times que chegam a ter 10% do números de torcedores do rubro-negro. A atual administração, até 2ª ordem e paciência da torcida, está fazendo de tudo pra arrumar a casa e pode servir de exemplo para os coirmãos. Temos que ter a lucidez, independente do time que torcemos, de saber reconhecer toda e qualquer qualidade do adversário, e até mesmo a superioridade quando tiver, pois em qualquer esporte, sempre haverá um melhor que os demais. abrs

      Excluir
    4. Não temer nossa superioridade, supostamente, essa foi minha intenção, você captou bem a mensagem, é um enorme prazer ler e dialogar com pessoas como você, sempre centrado e com uma educação britânica em seus comentários. Quando cutucado, passa uma tranquilidade irritante para aquele que lhe provoca. Você é sábio e realmente "impávido como Muhammad Ali".

      Excluir
  3. José Luiz, certamente torcerei hoje pelo Flamengo. Sinto falta das recordações esportivas do Tadeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Gilberto, aos poucos estaremos de volta recordando as coisas boas do passado, pois do presente está difícil de comentar. abrs

      Excluir
    2. Recordar é viver. Sugestão para o retorno: Final do Cariocão de 20............14, aquele lembra?

      Excluir
    3. Conheci um jornalista torcedor do Botafogo tão apaixonado quanto o Sandro Moreira. Gente boa, seu nome é Rui Moura, a gente se falava por e-mail. Preciso ver se está no Face. Tem boas histórias do Botafogo.

      Excluir
    4. Acabei de ir no blog dele, Mundo Botafogo e colei:
      Sabia que…
      …o Real Madrid venceu a Liga dos Campeões em 2002 e 2014?
      …o Ituano venceu o Campeonato Paulista em 2002 e 2014?
      …o Botafogo desceu de divisão também em 2002 e 2014?

      Há ou não há coincidências?...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção