Papo de Botequim: Vice mor ou melhor do Rio?

Reunião no Armazém, final de ano tem sempre a confraternização dos cervejeiros, assunto futebol até que estava esquecido, maioria rubro-negra não queria comentar o último resultado do ano, que marcou um outro vice na temporada, mas Fernandinho quis dar aquela zoada nos chamados "mulambos" e chamou o Flamengo de vice/mor de 2017.

Mota, que dava o ar de sua graça na calçada da Formosa, sorvendo uma Boa, naquela garrafinha pequenina, olhou para o Fernandinho com um jeito de quem não gostou e teria troco. O amigo tricolor, sabendo da sagacidade do carioca, tentou sair de soslaio dizendo que era amigo do Ermê Sollon e até simpatizava com o Flamengo e que chamar de vice/mor foi apenas para quebrar o gelo.

Zé da Serra, friburguense que não gosta do futebol, puxou o coro para que o assunto retornasse a nossa música, afinal a caixinha de som do Bicudo fazia sucesso e as músicas, de excelente nível, era o toque principal da noite de sexta-feira. 

Porém, tem sempre um porém, o carioca Mota não estava afim de deixar Fernandinho sem resposta. Chamou o pequenino amigo para o seu lado, e, baixinho, coisa que é impossível para o tom de voz do camarada, e disse:

- Preste atenção, meu garoto, antes de zoar quem está quieto faça uma reflexão do ano e veja se foi o ano ruim, como a imprensa quer colocar, para o Flamengo, desabafa Mota, e Fernandinho é todo ouvidos. 

- Fomos campeões do Rio sobre vocês, tá lembrado? Diz o carioca, chegamos na Libertadores e vocês na Sul Americana, se caímos na principal vocês caíram na secundária, tá lembrado? 

E Fernandinho quis pedir ajuda ao Canário, outro tricolor da mesa, mas o veterano e experiente campista já conhece Mota há mais de cinquenta anos e sabe do seu jeito de dar respostas, e deixou o pequenino só e sem ação. 

Enquanto a música rolava, com os anos 70 e 60 sendo revividos na caixinha de som do Bicudo,  Zé da Serra dizia que "a melhor manteiga é a de Macuco", numa alusão para o final da conversa e mudança de assunto, o flamenguista encerraria o assunto sim, mas sem antes de mostrar para o tricolor que seu time fora vice da Copa do Brasil, onde os cariocas foram eliminados e "não chegaram a lugar algum", e o vice da Sul Americana foi para apenas o carioca que é criticado no final

Todo mundo olhou porque a última frase foi em um agudo de barítono, mas seguido de uma extraordinária gargalhada e um brinde a paz e ao amor entre as torcidas, e o velho Barreto, lá do canto da mesa, com uma respiração mostrando alívio, mandou aquela que seria realmente a frase final do assunto. 

- Sem querer puxar saco do Mota, que vai pagar a minha parte, eu pergunto: o que esta turma de tricolores, vascaínos e botafoguenses tem para zoar os flamenguistas? Ganharam o que na temporada? Por favor, vamos ouvir a música, beber nossa cerveja e falar das coisas boas do ano. Lenílson, a rodada é por minha conta. 

Todo mundo olhou novamente para o Velho Barreto, incrédulos e duvidando que a despesa seria paga no final da rodada, afinal a fama do velho é enorme no pedaço. 

Comentários

  1. Flamengo é o melhor do Rio, sem dúvida. No entanto diante do investimento realizado esse não é o parâmetro que deveria ter utilizado, uma vez que deveria ser o melhor do Brasil ou das Américas.

    Por entendo que que Botafogo e Vasco tiveram um ano mais vitorioso que o rubro negro.

    Sobrenatural de Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá entender o torcedor. Dois vices e um título e o melhor é Botafogo e Vasco? Sem comentários

      Excluir
    2. Meu caro Adilson Dutra... parafraseando Rui Barbosa: "Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades".

      Se mesmo com o investimento realizado vocês entendem que o Flamengo foi o melhor porque venceu o combalido Carioca....e foi VICE duas vezes....

      Sobrenatural de Almeida

      Excluir
    3. Mesmo tendo outra opinião, apenas pra lembrar: perdemos um final "nos" penaltys e a outra "num" penalty.

      Excluir
    4. O tal do vice nunca foi tão valioso como em 2017. Eles adoram tirar sarro dos rivais quando são vice. Quando acontece com eles, os rivais não podem gozar. Como são presunçosos! Nelson da Lapa.

      Excluir
    5. No rigor do significado do adjetivo substantivo masculino aquele que se supõe melhor, mais bonito, superior, mais inteligente, mais capaz etc., que os demais; presumido, vaidoso, presuntuoso, porém, e tem sempre um, que realmente o é ou somos.......ponto. rssss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção