Os craques que não escreveram sua história do CR do Flamengo

No final de semana, quando a quarentena entrou no seu 20o dia, para mim e Marina, conversei como Sefinho Damian, meu amigo flamenguista, sobre os jogadores que não "emplacaram" no Flamengo, como Luiz Pereira ou Sócrates, e os nomes foram surgindo tranquilamente e fizemos uma seleção cada, se juntas daria um dos melhores de todos os tempos caso estes craques consagrados deixassem seus nomes escritos na vida do CR do Flamengo. 

Ontem, um domingão sem nada para fazer, o que salvou a tarde foi um vídeo tape da final da Copa do Mundo 1958, na Suécia, original e com Jorge Cury e Antonio Cordeiro narrando, naquele velho estilo da Rádio Nacional, cada lado do campo para um narrador, vejo no grupo do Armazém do Lenílson, uma colocação praticamente no mesmo temos da conversa citada com o Sefinho.

Dudu, respondendo ao Fernandinho, disse: - Zico jogou muito na seleção, claro que não foi campeão do mundo, mas teve muito cracão que "amarelou" com a amarelinha. E a pergunta fica  no ar: Quem foram os craques de clubes que não se deram bem na Seleção Brasileira?

E, voltando ao papo sobre quem não brilhou com o Manto Rubro-Negro, tentei escalar um time, só com gente de expressão, para chegar ao que eu e o amigo Sefinho acreditamos que seja fator emocional. Goleiro - Tenho dois para colocar, Sérgio, que foi bem no Palmeiras, e o grande Ubaldo Fillol, campeão do mundo e craque da Seleção Argentina, mas que no Flamengo sentiu o peso e o grito da torcida e o bafo quente do Maracanã. 

Tem um lateral direito, que chegou a seleção e foi ótimo na Portuguesa de Desportos, Zé Maria, que chegou quieto e saiu calado, passou rápido pela Gávea e não deixou saudade, Zé Maria, que foi para Itália, na outra lateral o caso se repetiu com Zé Roberto, craque consagrado, mas que foi "relâmpago" no Flamengo e também não cravou o nome na história. Estes dois, deixamos claro para quem está lendo agora, não foram fracassos e sim não brilharam ou não tiveram tempo para brilhar. 

Quem não queria uma zaga formada por Luiz Pereira e Gamarra, na minha opinião dois dos melhores zagueiros do mundo, mas que no Flamengo não passaram por boa fase e saíram como vieram, ninguém notou e ninguém fala nada até hoje. Tem um outro zagueiro, André Cruz, que fez sucesso nas divisões de base da Seleção Brasileira e no Flamengo não produziu nada. 

No meio campo é que estão os grandes fracassos, estes sim, fracassaram totalmente e até um, Vampeta, na sua arte principal, que é brincar e fazer justificativas, disse; "Eles não pagavam e eu não jogava", foi um dos maiores fracassos do clube, comparado apenas ao do Edmundo, que até hoje ninguém entendeu porque não deu certo. E Alex, o craque da camisa 10? Como é que se explica tanta falta de empenho ou compromisso? Passou batido e ninguém lembra, como Edu Marangon, que voltou da Europa tentando reviver seus melhores momentos e não conseguiu. 

Outros badalados, como Luizão, que ganhou um título carioca, como Bobô, Beijoca, e, mais recente, Henrique Dourado, Ederson, Carlos Eduardo, e alguns outros repatriados que apenas receberam salários e não criaram vínculo afetivo com os torcedores. 

Lembre aí um nome que não "emplacou" no Flamengo e me force a fazer uma nova seleção de enganadores. Ah! E Fernandinho disse, no grupo do Armazém, que futebol é sorte e Dario foi campeão do mundo e Zico não, que Obina foi ídolo do Flamengo e Sócrates não. Pois é, o mundo da bola é redondo e por isto dá voltas incríveis. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário