Papo de Bola - Sobre um clássico carioca

Não sei se falamos muito, ontem à noite, se o momento mexe comigo e amigos, imaginem com os torcedores fanáticos, tipo Dudu e Edu, uma dupla, não sertaneja, que ontem me proporcionaram momentos de grandes lembranças recordando grandes jogos entre Flamengo, do Dudu, e Vasco, do Edu, em decisões dos estaduais do Rio de Janeiro. 

Isto mesmo, só em decisões pelos estaduais, pois em âmbito nacional os dois nunca foram protagonistas no mesmo momento, cada um brilhou individualmente e decidiram com "estranhos", como disse Lenílson, e lembraram, o trio, que decisão de Brasileiro, entre cariocas, só mesmo em 1992 quando o Botafogo precisava de dois empates contra o Flamengo e perdeu a primeira, 3x0, e conseguiu um 2x2 no segundo jogo e o rubro-negro conquistou seu quinto título nacional. 

E aí, ao falar do jogo de hoje, a dupla se esquivou e tentou voltar a comentar jogos bonitos, grandes decisões, Edu lembrou a do gol de Cocada, que durante alguns anos foi ídolo do Americano FC, em Campos, e Dudu nem quis falar dos jogos antigos, preferiu lembrar do primeiro turno, 4x1 para o Flamengo, em Brasília, com mando de campo do Vasco. 

Pois é, antes era um clássico que todos gostavam de ver e aos poucos foi sendo transformado em batalha, no verdadeiro sentido da palavra, entre torcedores e os entornos dos estádios passaram a ter policiamento de guerra, o medo passou a ser a tônica entre os torcedores e aquela imensa alegria, que existiu durante anos antes, durante e depois do clássico, passou a ser preocupação. 

E o que teremos logo mais? Um público de 65 mil pagantes é esperado, esta é a média de público do Flamengo em jogos deste ano, no Maracanã, que naquela decisão citada acima, no Brasileiro 1992, recebeu 103 mil pagantes para ver Flamengo e Botafogo em seu primeiro jogo decisivo. 

- Pois é, diz Dudu, quero ver você escrever que o Flamengo é absoluto e favorito destacado para o jogo de logo mais. 

Escrevo sim, Dudu, mas clássico é clássico e vice-versa, já dizia Jardel, e Luxemburgo sabe disto e o Míster Jesus já provou no primeiro turno o sabor de um jogo deste quilate, o Flamengo está em alta, o Vasco venceu fora de casa e, se jogarem futebol, como jogou o Bahia, pode até buscar e sonhar com uma vitória e quebrar a série invicta do grande rival, que no momento é o título para eles, segundo seu capitão Leandro Castan. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção