Opinião - Pronto... falei.

No tempo em que eu ainda jogava uma bolinha, dizem que fui artilheiro e não um craque ou bom de bola, concordo com o não craque mas discordo do bom de bola, joguei alguma coisa sim, mas este não é o caso que quero relatar e sim sobre meu cabelo grande e minha fitinha amarrada na testa, isto nos anos 60/70 e que depois virou moda entre os profissionais, claro que não fui eu a lançar e sim um dos primeiros a copiar no interior, nem sei quem usava estas faixas. 

Certo dia, em Apiacá, interior do Espírito Santo, entrei do jeito que eu gostava, calção mais curto, meia arriada, cabelo grande protegido com a tradicional faixa e o grito da pequena arquibancada começou cedo. Oito, viado... oito, viado e assim por longos minutos até quando fiz um... dois... três gols e parece que aí esqueceram o viado e começaram a xingar minha mãe e meu pai. 

Nem esquentei a cabeça, mas no intervalo, saindo para o minúsculo vestiário, gaiato gritou a mesma bobagem e eu fiz o gesto de três, com os dedos da mão, e um sujeito, do lado dele, deu um tapa nas costas do idiota e disse: - Continua a chamar o cara de viado, ele já fez três e se xingarem de novo é capaz dele enfiar cinco na gente. 

Mas o treinador não deixou eu voltar para o segundo tempo, o trato era me pagar CR$ 5,00 (cinco cruzeiros) por gol e a cota do diretor já tinha estourado só no primeiro tempo, eu disse que não queria receber nem os Cr$ 15,00 (quinze cruzeiros) e queria apenas irritar a torcida da casa e fazer outros gols, não adiantou, acho que veio recomendação para eu não voltar mesmo. 

E hoje, lembrando disto, falei com minha mulher: Pobre Renato Gaúcho, está internado até hoje, com depressão, e depois que, por duas vezes, os torcedores adversários gritaram para ele, Renato... Viado, Renato... Viado, ele nunca mais jogou futebol e jamais pisou em um estádio até hoje, uma pena, perdemos um craque e um possível grande treinador só por ter sido xingado com palavras em um estádio de futebol.  

Morri de rir quando ela respondeu: - Ué, Renato Gaúcho não é técnico do Grêmio?  Pois é, Daniel Alves também disse que vai parar de jogar se os xingamentos continuarem e Romário também parou de jogar pelo mesmo motivo. 

E meu amigo Igor Tostes me lembrou: - Para a CBF chamar de viado não pode, mas mostrar banana para negros, chamar de macaco e ofender o cidadão afro descendente pode e não tem prisão nem mesmo punição aos clubes. 

Vá se catar, Daronco e cia que aceitarem esta palhaçada, tem que punir RACISMO, isto sim é crime, ou homofobia fora das arquibancadas, ofensas e agressões gratuitas nas ruas e nos bares, isto sim é crime, mas este negócio de Bambi, Boiola, Viado é coisa do futebol e, quantas vezes me chamaram de mulambo, de urubu, e gritaram "assassino" para alguns jogadores evolvidos em acidentes julgados pela justiça? Isto pode?

Melhor deixar como está e dizer que erraram, aliás, errar é com a CBF né mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção