Opinião: CBF joga grana pelo ralo e clubes se calam

As vezes me perguntam porque o futebol brasileiro é fadado ao prejuízo e fico sem resposta eficiente, porém, olhando a tabela do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBF, vejo que está ali um dos grandes motivos para que o sucesso de vendas das transmissões, via TV, não seja aquele tão sonhado pelos vinte clubes que jogam a Série A Nacional. 

Evitando fazer comparações com o futebol Europeu, onde o profissionalismo reina retumbante, nem mesmo com a Liga Norte Americana, a MLS, que abrem os jogos para as tevês por assinatura e abertas de acordo com o interesse da partida e com o fuso horário da Ásia e Oceania, dois grandes mercados ainda em busca de mais opções. 

E a CBF, será que pensa nestes dois mercados e o europeu? Claro que não. Hoje, sábado, dia me que o europeu curte um futebol na televisão, e com a maioria dos campeonatos por lá já definidos, a tabela marca Vasco da Gama, que tem mercado lá fora, e América Mineiro para às sete da noite, também conhecida como dezenove horas, ou seja, às vinte e três horas na Europa e sete da matina na Ásia, e coloca, para confrontar a audiência por aqui, o segundo jogo do dia no mesmo horário, com o São Paulo recebendo o Atlético Mineiro, ou seja, dois grandes campeões com grande interesse do torcedor dos dois continentes citados. 

Que se dane o dinheiro dos clubes, a CBF é bilionária e a grana deles de casa dia é certa em todas as bilheterias de todas as divisões e a grana da Globo e do Esporte Interativo, detentora dos direitos de divisões menores, é "sagrada" e intocável e sem esforço algum para os dirigentes, e, por este e outros motivos, é que digo sempre: Os responsáveis pelos fracassos financeiros, como do Vasco e do Fluminense, atualmente, de outros espalhados por este vasto território nacional, é de única responsabilidade dos dirigentes, que não querem entender ou não sabem a força que tem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção