Sorteio da Copa - Grandes favoritos estão bem distribuídos

A Fifa armou bem os potes, agendou bem o sorteio e os grupos ficaram homogêneos e nas oito chaves não vejo quem possa ser uma grande surpresa ou uma grande decepção. Dois europeus em cinco e uma divisão bem do jeito para que as oitavas de finais sejam jogadas pelos grandes e melhores ranqueados na entidade. 

O Grupo A, que está o dono da casa, no meu ponto de vista, é o mais fraco e formado justamente para dar a fraca seleção russa uma chance maior de passar pela primeira fase, coisa que não aconteceria se tivesse três adversários de melhor quilate do que ela. Uruguai, candidato a primeiro do grupo, é o adversário da Rússia já que nem Arábia Saudita ou Egito podem complicar as coisas para o anfitrião. Seria coincidência ou estariam mesmo as bolinhas geladas ou com imãs? 

Portugal e Espanha também podem ter vida fácil no Grupo B já que é muito difícil dizer para você, meu seguidor diário, que Marrocos ou Irã possam fazer frente as estas duas fortes seleções europeias. O que será definido no final são o primeiro e o segundo colocados do B. 

O Grupo C está no mesmo naipe do Grupo B, com França e Dinamarca brigando pelos dois primeiros lugares e Peru e Austrália tentando ser um azarão. França é a melhor seleção do momento na Europa e a Dinamarca tem jogado bem, mas aqui até que os peruanos podem tentar ser uma zebra. 

A Argentina pegou um dos grupos que podemos chamar de mais difícil, mas não o "grupo da morte", como querem alguns comentaristas. Os hermanos platinos terão a surpresa da Europa, a Islândia, a sempre organizada Croácia e a zebra poderá vir da África a Nigéria, que aliás é velha conhecida dos argentinos. Este Grupo D é  o mais equilibrado dos oito. 

E chegamos ao Grupo E, onde está o Brasil, na companhia, prevista por muitos companheiros, da Suíça, candidata a segundo lugar, Costa Rica, propensa a ser a surpresa, e a Sérvia, que é uma seleção europeia de força mediana. Me cabe dizer que é uma chave muito fácil para os brasileiros e complicada para os outros três. 

Grupo F é o grupo da campeã Alemanha e tem como adversários o México e a Suécia, que irão brigar pela segunda vaga, o saco de pancadas será a Coréia do Norte, que chega a mais uma copa ainda com aquela lembrança de 1962, no Chile, quando fez a festa contra a então poderosa Rússia. 

Bélgica e Inglaterra também tem a responsabilidade de passarem batidas pelas suas companheiras do Grupo G, Panamá e Tunísia, e não há como não apontar das duas seleções europeias como favoritas absolutas para classificação. 

Fechando os grupos da primeira fase temos o Grupo H, também considerado por muitos como equilibrado, mas fico na mesma opinião dos demais, salvo grande surpresa, será de Polônia e Colômbia, com Senegal tentando ser o complicador da chave e o Japão a grande, como sempre, surpresa caso consiga uma vitória sobre os favoritos e embolar o Grupo H. 

Visto isto vamos esperar julho chegar e ver se ficarão assim os classificados para a segunda fase, arrisco em dizer, antecipadamente, que teremos Uruguai e Rússia; Espanha e Portugal; França e Dinamarca; Argentina e Croácia; Brasil x Suíça, Alemanha e México; Bélgica e Inglaterra e, finalmente, Polônia e Colômbia. Posso colocar uma dúvida apenas, Suécia na vaga do México e mais nada. Estamos conversados? Me cobrem depois. 


Comentários

  1. Como sempre, meu guru futebolístico, bem analisado. Só vou apostar em Japão no lugar da Polônia. E o Peru pode pegar o lugar da Dinamarca. Tem que ter um pouco de emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mesmo para grandes emoções. Polônia hoje é uma das boas seleções do planeta, tanto que é cabeça de chave, uma das oito melhores do Ranking da Fifa, mas vale a aposta e vale a surpresa. Isto que é bom, confiar nas alternativas. Bjs prima.

      Excluir
  2. Grupos definidos agora é hora do planejamento das várias equipes técnicas de todas as seleções que participarão da próxima Copa do Mundo - Fifa, sim, hoje é uma equipe composta por uma infinidade de profissionais que define todo o planejamento a ser seguido, cada detalhe é pensado e analisado, o treinador é apenas uma peça, talvez, nem a palavra final tenha, aliás, não tem, dependendo do assunto a ser decidido.
    Os grupos foram muito equilibrados tecnicamente, não houve grupo muito forte ou muito fraco, então penso que, qualquer seleção poderá se classificar e não ser considerada zebra, no máximo, surpreendente uma ou outra classificação. No grupo do Brasil por exemplo, poderemos ficar de fora na primeira fase, e não será nada a normal, apenas surpreendente. Aliás, Itália, EUA, Chile e Holanda estão aí para confirmar o que digo, todas fora da próxima Copa.
    Meus favoritos são pela ordem: Alemanha, Argentina, França e Espanha.
    Acredito que o Brasil chegou ao seu máximo e o seu máximo não será suficiente para ficar entre as quatro melhores seleções do planeta, nossa campanha será inferior à da última Copa realizada no Brasil.
    Tite depois que convocou Muralha e Diego do Flamengo demonstrou incompetência e apadrinhamento, os resultados posteriores foram só piorando, a tendência é continuar ladeira a baixo. Portanto, o futuro do Tite será o Flamengo, cama que começou a arrumar com essas inexplicáveis convocações, Adilson Dutra nos alertou várias vezes para esse comportamento do Tite, agora concordo com ele. Ainda assim, irei torcer muito para o Brasil, tomara que esteja completamente errado com o que penso, pois tenho apenas uma seleção para torcer, a Brasileira, única pentacampeã do mundo. Brasilsilsil!

    ResponderExcluir
  3. Só quem não quer ver é que não vê. Paulinho deu a volta por cima, tudo bem, mas Renato Augusto, Taison, Fagner, Cássio, aquele meia, Giuliano, que não pode ser do Flamengo, tudo isto do mesmo empresário do Dunga. Lembra disto, Categoria?

    ResponderExcluir
  4. Sim Dutra, você tem razão.
    Aproveito a oportunidade para parabenizar o retorno da professora Claudia Estrella. Espero ainda as opiniões do Sefinho, Tadeu, Sobrenatural de Almeida e outros companheiros. É muito interessante conhecer opiniões diferentes das que temos.

    ResponderExcluir
  5. Espero o Brasil em segundo ou primeiro em seu grupo e a Alemanha em primeiro ou segundo, 7 x 1 neles nas oitavas. Só não sei em "que neles".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário