Papo de Bola = Um Botafogo x Flamengo pra pensar no passado

Procurei informações sobre os times que Jair Ventura e Reinaldo Rueda escalarão para este clássico de logo mais, no Engenhão, e somente agora via alguma coisa sobre o jogo das sete da noite, ou seja, nada muito interessante porque os dois treinadores estão fazendo mistério e não divulgam os times que pretendem colocar em campo para este jogo que vale pelo Brasileirão 2017. 

Diferente do meu tempo de torcedor de arquibancada, quando já saia para o Maracanã sabendo qual o time do Botafogo para pegar o Flamengo e, quando lia a escalação, na véspera, já temia pelo pior, afinal naquele tempo, anos 60 e metade dos anos 70, a freguesia estava aberta e só dava Botafogo nos clássicos, mas o torcedor do Flamengo não desanimava e sabia que um dia a tal freguesia, que o grande Manga imortalizou em suas entrevistas, iria acabar. 

Aquele 6x0 ficou atravessado por longos anos, aquela faixa levada pelos torcedores alvinegros incomodava bastante, e certo dia vimos acabar a gozação com o "troco" do 6x0 e finalmente os rubro-negros voltaram a sorrir neste clássico que hoje é o mais encrespado de todos os jogos entre os grandes cariocas. 

Jairzinho, Roberto, Gerson e Paulo César, quem não temeu este ataque? Tita, Nunes, Zico e Lico, quem não tinha medo deste ataque? E não tinha mistério, Zagalo, treinador dos dois lados, Paulinho de Almeida, Tim e tantos outros treinadores gigantes do nosso futebol já sabiam o que queriam e sabiam o que poderiam render seus craques e coadjuvantes. E hoje? Bem, hoje é complicado, os treinadores já não são tão grandes como aqueles, que jamais chamamos de "professor", como são chamados os moços de hoje, mas que fazem mistério porque temem abrir brecha para que o outro conheça seu trabalho da semana. 

No tempo de repórter nós tínhamos acesso aos treinos, víamos as preparações para os clássicos e o torcedor até marcava presença em General Severiano ou na Gávea para ver seus ídolos mais de perto, e estes, sempre solícitos e simpáticos, atendiam a torcida com educação e sem assessores de imprensa para encher o saco. 

Hoje é diferente, uma ausência de Joel Carli ou de Márcio Araújo é escondida e naquele tempo a ausência de um Leônidas ou de um Andrade era anunciada muito tempo antes porque todos já sabiam que os craques não teriam condições físicas para tal jogo, mistério mesmo é como é que estes times estão ainda sobrevivendo e mistério mesmo é como é como esta torcida, mesmo com medo, ainda lota o estádio para ver este jogo, e sabe o que é este último mistério? Paixão, simplesmente amor as cores preta e branca ou preta e vermelha. 

Que o jogo seja bom e a torcida fique em paz nas arquibancadas. 

Comentários

  1. Há controvérsias quanto aos anúncios de escalações no nosso passado, por umas três vezes saí de casa pra ver a estréia do Roberto Miranda em 1971 no Flamengo, não passava nos famosos "testes de vestiários".Rssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção