Papo de Bola - De mito a mico

E o futebol é mesmo mutável e cheio de nuances que nem Freud explica, e, no quesito idolatria só vale quando está em fase brilhante e se cair um pouco a gente esquece do ídolo e o transforma de "mito" a "mico". Vários casos confirmam o que digo, até mesmo na seleção canarinho tivemos jogadores brilhando como fogo fátuo, aquele que apaga em cinco segundos, conhece? E nos times brasileiros, principalmente nesta época de vacas magras, o cara é transformado em "monstro" e dois meses depois a figura do dinossauro aparece. 

Vejam o caso de Wilian Arão, que brilhou no Botafogo, saiu de lá para acertar com o Flamengo, que o queria a qualquer custo, fez meia temporada com certo brilho e depois a luz apagou e amarga uma reserva, de Márcio Araújo, e a torcida já não o aceita como no ano passado, quando chegou até a ser chamado por Tite para Seleção Brasileira. 

Outro caso, aqui mais grave ainda, é o de Camilo, chamado de "Camito" pela torcida do Botafogo, que chegou justamente para preencher a lacuna deixada por Arão, e hoje, praticamente negociado como Internacional, da Segunda Divisão Brasileira, Camilo nem é citado pelo torcedor nas prosas de botequim, esquecimento total de um cara que se transformou em grande ídolo alvinegro dos últimos dois anos. 

Tudo bem que quando o jogador passa do ponto ou encerra um ciclo, como no caso de Robinho, craque incontestável, hoje na reserva do Galo Mineiro, como outros ex-craques em atividade, como o zagueiro Juan, ficar no ostracismo deve doer mas estes estão preparados para o final de carreira e a conta bancária de ambos não irá afetar a cabeça ou os transformarão em ex-jogadores problemáticos no quesito finanças. 

Agora, sinceramente, o duro é entender como Leandro Damião pode ganhar tanta fama jogando este futebol medíocre e inútil, duro é entender como Diego Tardelli, o sem juízo, conseguiu brilhar e ainda ter seu nome lembrado por um grande, como o Flamengo, que está doido para se ver livre de Damião para trazer seu ex-jogador que nem sequer brilha no mundo árabe ou na China. 

Este é o futebol que faz e desfaz de seus ídolos e os transforma de mitos a micos em apenas dois jogos. 

Comentários

  1. Ou eu não faço parte da torcida ou o blogueiro não leu meu comentário de ontem....rsss

    ResponderExcluir
  2. Penso Dutra, que esses jogadores citados por você não são craques, são bons jogadores, apenas isso, alguns deles, é o caso do Aarão, são médios jogadores que vivem ou viveram grandes fases, no entanto ao voltar a sua condição normal parecem que foram craques e deixaram de ser de ser de uma hora para outra, mas não é isso, na verdade nunca foram craques.
    Por falar em craque, o que é mesmo ser um craque? No linguajar do futebol, craque é um excepcional jogador onde sua técnica está acima do normal, jogador extraordinário, bamba! O craque não é craque apenas por um tempo em sua carreira profissional, desde pequeno demonstra qualidades superiores e duradoras. Caso de Pelé, Garrincha, Neymar, Messi, os Ronaldos, Tostão, Rivaldo, Romário, Roberto Dinamite, Lorico, Didi, Ricardo do Rio Branco de Campos, Taxinha de Miracema e tantos outros por este Brasil a fora, até mesmo um certo galinho da Gávea pode ser chamado de craque, por alguns, nem todos. Mas o verdadeiro craque tem o reconhecimento de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorico e Dinamite fica por conta da emoção, aquela mesma que escolhe Márcio Araújo e Camilo como tais craques. No resto é isto mesmo meu camarada.

      Excluir
  3. quanta liberdade de expressão!!!!!um pouquinho de censura faria bem aos seguidores do Dutra.....Roberto Dinamite e Lorico nesse grupo?!! E o Fio não!?!?!?!

    ResponderExcluir
  4. Estão perseguindo o Vasco, vejamos: é proibido marcar pênalti a favor do Vasco; foi o único clube a ter uma torcida eliminada dos estádios, outras como a do Flamengo, Corinthians, Santos, Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Goiás, Inter, Grêmio, NADA! E o seu treinador suspenso por orientar o time por celular? Foi o único até hoje na história do futebol brasileiro a ser punido. E de quem é a culpa? Do Vasco? Por que só o Vasco é punido? E as penalidades não marcadas a seu favor? Por quê? Será Eurico Miranda a causa? Bem...
    Não acredito que o Vasco irá cair como prevê o jlsilva.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci da minha promessa voltei a falar no Vasco. Desculpe-me e reafirmo, acredito que o cruzmaltino irá disputar a série B no próximo ano, breve, ladeira a baixo.
    Fui traído pela memória e escrevi "Não acredito que o Vasco irá cair como prevê o jlsilva", nem sei por que escrevi isso, mas, tomara que dentro de algumas rodadas mais possa escrever isso.

    ResponderExcluir
  6. Sefinho, você está reclamando não da inclusão do Roberto Dinamite e Lorico como craques na minha lista, mas sim, por não ter considerado um certo jogador como craque unânime. Não é verdade? Porém, é a minha lista, na sua e de muitos outros ele com certeza será o número um.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção