Papo de Bola: Faltou futebol e mais nada

Hoje, ouvindo uma entrevista do Capitão do Fluminense, o zagueiro Henrique, que apontava os erros do tricolor contra o Madureira, no último sábado, me lembrei de dois bons amigos que fiz nos tempos de repórter esportivo no rádio e jornal. Hoje, ouvindo Henrique falar de falta de foco e desligamento, me lembrei do Capitão Índio, do Americano, e do treinador José Maria Pena, o primeiro campista e o segundo um paulista/mineiro,  com passagem marcante pelo Galo. 

Ouvindo o volante Índio, antes de um jogo contra o Flamengo, no Maracanã, o capitão do alvinegro dizia que era prciso muita determinação, atenção ao adversário, principalmente sobre Bebeto e Renato Gaúcho, naquele tempo não tinha este negócio de foco, e, completava Índio, muito futebol para poder ganhar no Maracanã.

Antes do jogo, como de praxe, fui ouvir Zé Maria Pena (foto ao lado) e falei com ele o que seu capitão tinha comentado, e ele, que naquele momento não estava muito afim de falar, o jogo iria começar, disse apenas um simples "concordo com meu capitão, é jogar futebol e mais nada". 

E no final do jogo o placar apontava uma derrota do Americano, fui falar com Índio e perguntei o que faltou para o alvinegro sair com um resultado melhor. O capitão fez um discurso, ouvido de perto pelo Zé Maria, dizendo que o time foi bem, com garra e com muita vontade de vencer, mas faltou futebol melhor para encarar o provável campeão da Taça Guanabara. 

E como Zé Maria estava por perto e sabia que ele ouvia Índio me contar o problema em campo, o treinador, ao ser perguntado sobre o que motivou a derrota  do Americano para o Flamengo, se não me engano foi 3x0, o mineiro foi curto e grosso: "Esqueça tudo o que o Índio falou, faltou bola para encarar um time melhor, o futebol deles é melhor do que o nosso e não adianta vir com floreio de comentarista, eles jogam mais e ganharam o jogo". 

Conto isto agora para que você trace um paralelo com as entrevistas de hoje, que tem apenas um enredo, foco e determinação, e para os treinadores seus times sempre jogam bem e nunca merecem perder. Ponto e aplausos para José Maria Pena, um grande cara e um ótimo treinador para equipes medianas, já que não emplacou no Galo Mineiro e eu não quero saber o porque. 

Comentários

  1. Zé Maria Pena, esse teve uma passagem marcante pelo Americano nos anos 80. São nomes que não caem no esquecimento daqueles que vivenciaram aquela época. O Índio também dispensa comentários. Jogador de futebol quando entra em campo não pode perder o foco. O que eles já perderam faz tempo e ainda não reconhecem é a qualidade técnica. Como bem ilustra o título: FALTA FUTEBOL E MAIS NADA. rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Maria é um grande cara, inteligente, conhecedor profundo do futebol, campeão brasileiro em 71, com o Galo, e lançou o Célio Silva para o futebol.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário