Pitaco da pobre quarta-feira boleira.

Nada de novidade o front esportivo, o São Paulo perdeu em Medelim e trouxe na bagagem o recado pronto para justificativa: "A arbitragem detonou o tricolor". Tudo bem, mas houve avisos antes do jogo para o treinador Edgardo Bauza, quem tem Lugano e Alan Kardec como opções sabe que a situação será pelo menos 50 por cento mais complicada. 

Vi grande parte da partida e o lance polêmico, o pênalti pedido pelos tricolores, e não acredito que a arbitragem possa ter influenciado na derrota, o time colombiano foi bem melhor, tocou mais a bola e envolveu os brasileiros de forma que não o resultado não fosse contestado, mas foi, como bom perdedor o São Paulo FC não deu mérito para o bom time do Atlético Nacional e preferiu a crítica ao apitador do jogo. 

Em São Januário o Vasco novamente jogou contra sua torcida, levou um gol cedo e descontrolou todo o seu preparativo para enfrentar o Santa Cruz. A torcida, que não anda de braços dados com o time e já começa a desconfiar do trabalho da dupla Jorginho/Zinho, vaiou e se irritou com a atuação, mais uma, ruim de grande parte do time diante dos pernambucanos. 

O Vasco até que merecia a vitória, pelo segundo tempo do jogo, foi melhor e pecou apenas pelo nervosismo pelo motivo já explicado no parágrafo acima, as vaias e a irritação do torcedor,que aliás não foi em grande número a São Januário. O empate em gol dá a vantagem do 0x0 em Recife para o tricolor pernambucano. 

Comentários

  1. Você reparou como o futebol colombiano é bem melhor que o nosso?

    ResponderExcluir
  2. Maluf, vejo o futebol brasileiro pobre tecnicamente, impressiona, pois nunca imaginei viver para ver aonde chegamos, mediocridade plena. Hoje, somos seguramente um futebol de terceira categoria na América do Sul, quem duvida pode ó observar o seguinte: quase todos os clubes das séries A e B da CBF, têm jogadores paraguaios, argentinos, equatorianos, colombianos, chilenos e de outras nacionalidades, são quase todos melhores do que os nossos. Recentemente o Flamengo foi reforçar seu time trazendo jogadores de onde? De fora, da América do Sul. Olha que são carne de segunda, pois a carne de primeira vai para a Europa.
    Em se tratando de Seleção, que tem jogadores brasileiros que atuam no exterior, a coisa também anda feia, somos o sexto país colocado nas eliminatórias, e pela primeira vez em nossa história futebolística, deveremos ficar de fora de uma Copa do Mundo. Repito aqui mais uma vez, a seleção brasileira é fraca e o lógico será ser eliminada, porém, nem sempre a lógica predomina no futebol, por isso, tem chances remotas de se classificar.
    O que precisamos é reconhecer o melhor futebol dos adversários, jogar pelos resultados, sem pensar de modo nenhum em jogar bonito, e tentar pelo menos um quinto lugar para disputarmos com a Oceania uma vaga na Copa. Nada de futebol bonito, show etc. Caso a nossa torcida influenciada pela mídia não aceite, é melhor transferir os jogos onde a CBF tem mando de campo para os EUA.
    Aproveito para opinar sobre outro assunto abordado pelo Adilson neste artigo, seguinte: a torcida do Vasco, na verdade, não ajuda o time, ao contrário, prejudica, pois não incentiva, só cobra, os torcedores frequentadores de São Januário, na maioria, é um bando de neuróticos, constatei isso em várias oportunidades, inclusive já discuti algumas vezes com eles, não sei por que ainda não apanhei por lá. Frequento São Januário desde 1975.

    ResponderExcluir
  3. No passado, para melhor exemplificar, lá pelos anos 60 e 70, nosso futebol era sortido de grandes jogadores, Pelé, Coutinho, Pepe, Zito, Nilton Santos, Quarentinha, Garrincha, Didi, Amarildo, Zagalo, Dida, Henrique, Tostão, Dirceu Lopes, Piazza e mais uma infinidade deles, Certo JLSilva? Eu mesmo respondo: Certo Sefinho!!!! Todos esses caras jogavam em times que tinham argentinos, uruguaios, paraguaios em abundancia. Quer exemplo? Ramos Delgado, Cejas, Perfumo, Pedro Rocha, Forlan, Reyes, Doval, Artimes, Figueiroa, e por aí vai. E então?

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que relato por aqui a decadência brutal de nosso futebol. A superioridade e prepotência futebolística brasileira acabou já faz um tempinho. Estamos no sentido contrário dos hermanos, que praticam um futebol melhor que o nosso. Não adianta mudanças somente dentro de campo, a parte estrutural precisa de uma faxina geral.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem Sefinho, é isso mesmo, porém, um grande detalhe: eram muito bons ou excelentes jogadores, só filé ou contrafilé, carne de segunda não era consumida nos açougues dos nossos clubes naquela época. Sabemos que a carne de primeira, especialmente o filé, vai para a Europa, para cá vem a carne de segunda, que ainda é melhor do que a nossa carne de pescoço, outro detalhe: esses jogadores citados por você não jogaram ao mesmo tempo no futebol brasileiro, uns foram da mesma época outros não, hoje, toneladas de carne de segunda são consumidas pelos torcedores brasileiros na mesma época.
    Informações importantes: 1- carne de primeira significa jogador do mesmo padrão técnico ou semelhante ao Messi; 2- carne de segunda significa jogador do mesmo padrão técnico ou semelhante ao Júlio dos Santos; 3- carne de pescoço significa jogador do mesmo padrão técnico ou semelhante ao Cirino. Não pretendo montar açougue.

    ResponderExcluir
  6. Todos citados por mim jogaram nos anos 60 e 70, isso é fato, conforme falei no inicio de meu comentário. É obvio que a qualidade dos jogadores de hoje despencaram na proporção inversa da qualidade de seus empresários, que esses sim são os craques de hoje, conseguem jogadas "pelésianas" transformando Robertos Firminos em Robertos Dinamites. Mas gostaria mesmo de levar esse papo de cara a cara, tenho argumento para ganhar a resenha e sair da mesa do bar sem pagar a conta. Rsssss

    ResponderExcluir
  7. Lanço aqui um tema para ser explorado pelo Dutra ou pelo Tadeu em seus blogs: Porque os maiores craques de todos os tempos de nosso futebol não foram jogar na Europa ou não se firmaram por lá? Exemplo:Pelé e Didi esse com apenas uma temporada no Madri (19 jogos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, meu caro Sefinho. Naquele tempo o dinheiro por lá era curto e não tinha esta "lavagem" que existe hoje. Os clubes viviam das arrecadações de bilheteria e do dinheiro dos sócios, eram clubes fechados e hoje, bem agora é diferente e muita grana existe nos cofres.
      Veja só o Maracanã, nos tempos de ouro do nosso futebol, 180 mil pagantes era constante. Morumbi lotado, Mineirão e Beira Rio idem, não tinha dinheiro de televisão mas tinha dinheiro dos amistosos e se pagava muito bem, para os padrões da época, e poucos se aventuravam a sair daqui do Brasil, Didi saiu e não gostou do que viu e voltou, como voltaram outros e não brilhou como muitos não brilharam.
      Vou fazer o texto, vou analisar as performances dos craques e farei uma série aqui no blog.

      Excluir
  8. Sua proposta merece ser avaliada, irei refletir sobre ela e depois farei meu comentário.

    ResponderExcluir
  9. Amigos, meus caros Notáveis, não é só o futebol brasileiro que decaiu, o argentino e o uruguaio, este há mais tempo, estão no limbo. O sucesso dos equatorianos é que me espanta, cresceram demais e revelam jogadores aos borbotões. Botam um desconhecido Independente Del Valle na final da Libertadores, com méritos absolutos e inquestionáveis, e estão entre os quatro melhores da América do Sul no quesito seleção.
    O nosso problema é o completo abandono das divisões de base. Vi ontem, no Sportv, um trabalho da CBF de repatriar, para treinos, os garotos brasileiros, que sairam daqui antes dos 14 anos ou tem dupla nacionalidade, que me surpreendeu positivamente.
    Veja só um exemplo, o Flamengo campeão da Copa São Paulo, que revelou pelo menos cinco bons jogadores e com futuro garantido. Onde estão? Todos encostados, exceto Viseu, que será encostado agora após a chegada de Damião. Qual o melhor time no momento no país? O Santos, que tem na equipe titular nada mais do que seis jogadores da base e com idade abaixo dos 22 anos
    Atentem para este detalhe importante, se a base continuar sendo trocada por ex-jogadores, como estão fazendo todos os times do Brasileirão, corremos o risco de perder para a Venezuela no ranking sul americano.

    ResponderExcluir
  10. A Colômbia e outros países latino americanos evoluíram muito na qualidade técnica no futebol, haja vista que, muitos jogadores de vários países têm sido contratados pelo mercado europeu, é só conferir. A Copa América Centenário mostrou ótimos jogos, melhores até do que muitos da Eurocopa.
    A Costa Rica na última Copa no Rio de Janeiro, surpreendeu os torcedores brasileiros pelo seu bom futebol, chegou a eliminar uma das seleções favoritas ao título, se não estou equivocado foi a Bélgica. Portanto, precisamos romper com a preguiça e o egoísmo e passar a discutir o futebol amplamente, em todas as áreas, quais sejam: administrativa, calendário, instalações, medicina, conceitos técnicos etc. Vamos esquecer um pouco o retrovisor, vamos olhar mais para frente, pois o futuro depende do planejamento de hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário