A tristeza do garoto Jonathas

O jovem Jonathas veio ao prédio assistir ao clássico do Rio com os tios e, ao descer, no intervalo do jogo, para comprar um sorvete no Armazém, o vejo sentado no degrau da escada, cabisbaixo e com a camisa do Flamengo largada no ombro e perguntei: 

- O que se passa, garoto, está triste com seu Flamengo?

- Nasci em um reduto tricolor e fui intimado até aos dez anos em ser Fluminense. Briguei com a família e me tornei flamenguista e hoje estou arrependido de ter insistido com minha ideia, meu time não ganha nada e ainda perde para este da Segunda Divisão.

- Vai virar, garoto, espera e tenha paciência. Tentei animar o rapaz. 

- Virar como? Com este Gabriel? Com esta defesa? Com este peruano ridículo e seu cabelo de presidiário? Não dá, Muricy está perdido e já joguei a toalha, ou melhor, a camisa fora e vou desistir. 

Este é um retrato do dia a dia dos pós jogos do Flamengo, um torcedor chateado, um garoto querendo trocar de time e a diretoria e a comissão técnica não respondem, assim como os jogadores, as frustrações e decepções do torcedor rubro-negro. 

Agora cedo, na banca da padaria, leio no Lance que Muricy joga a responsabilidade nos jogadores dizendo "não fizemos e demos oportunidades para eles ganharem". Sim, o Flamengo não fez e o Vasco aproveitou as falhas da defesa e a inutilidade do ataque e ganhou. Porém, tem sempre um porém, mais uma vez Jorginho o suplantou taticamente e fechou as portas do time por ele dirigido e venceu, merecidamente, o clássico e chega a final do campeonato com toda justiça. 

Quanto ao outro jogo, vitória do Botafogo sobre o Fluminense, não dou pitaco algum, não vi, preferi esfriar a cabeça assistindo a um filme gravado no meu decoder da OiTv, e resumo em uma frase do Fernandinho, que me ligou logo após a partida: "Você tem razão, o Fred jogou e o Fluminense perder mais uma". 

Não entendi até me recordar do nosso papo, na semana passada,quando eu disse que volta do capitão tricolor foi maléfica para a garotada e para o time. Bom Dia. 

Comentários

  1. O grande destaque do jogo foi o Pelé da zaga, mais conhecido como Walace Bin Laden, que entrou que nem um maluco fincando a bandeira rubro-negra no gramado, brigando com os adversários e para completar a sua tarde de glórias, fez um gol contra em total impedimento. Entrou como Pelé e saiu pior que o xerife e saudoso Moisés.

    ResponderExcluir
  2. Agora falando sério, o time vascaíno fez o seu melhor jogo, taticamente falando, em 2016. Surpreendeu o Flamengo com uma marcação avançada e não deu espaços para o time rubro-negro criar. A mudança de última hora do Flamengo com a entrada do Gabriel não surtiu nenhum efeito, ao contrário, com ele jogando mais aberto ficou um buraco no setor de meio-campo, que foi ocupado pelo Vasco e por ali foram criadas jogadas de contra-ataque.
    Depois de seu 1º gol o Vasco abdicou do jogo e trouxe o Flamengo para o seu campo, oferecendo algumas oportunidades de jogadas pela linha de fundo que levaram algum perigo. Mas o adversário não estava numa tarde inspirada e não conseguiu transformar em gol as pouquíssimas oportunidades que teve. Para ser mais sucinto, ninguém no time flamenguista se destacou e o setor defensivo mais uma vez apresentou os velhos problemas. O Vasco ficou com o jogo na mão depois de marcar o 2º gol – que foi contra – e saiu com a merecida vitória e a conseqüente classificação para a final do certame. Foi o melhor jogo dos últimos confrontos entre os rivais. O time vascaíno continua precisando de um ataque mais eficiente para matar o jogo quando tem as oportunidades.
    Mais uma partida em que o vencedor mereceu o resultado, pois foi superior ao adversário do início ao fim. O Botafogo fez em Volta Redonda a sua melhor partida do campeonato. Usou um esquema parecido com o do Vasco, com uma marcação forte e adiantada, não oferecendo oportunidades ao adversário em quase todo o jogo. É louvável o trabalho do técnico Ricardo Gomes, que teve de formar um novo time e consegue chegar à final do carioca.
    Sobre o Tricolor, foi surpreendido com a determinação tática do Botafogo e não conseguiu fazer fluir o seu jogo, principalmente os armadores – Cícero e Scarpa – além da péssima atuação do atacante Fred, uma peça nula durante os noventa minutos.
    O Levir, assim como o Muricy, vão para uma pré-temporada para ajustar os seus times até o início do brasileirão – na segunda quinzena de maio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muricy foi responsável direto pela derrota, lançar Gabriel, um medíocre meia que não sabe o que fazer e manter Walace e não dar oportunidade ao garoto Léo Duarte, que pelo menos tem veia rubro-negra. Jorginho e Zinho detonaram o Muriçoca, que já deve estar com seus dias contados no Ninho do Urubu. Vai começar a aposta de quantas rodadas vai aguentar no Brasileirão.

      Excluir
  3. Como “um porta estandarte”, entrou vitoriosamente no campo de batalha, fincou vigorosamente o mesmo no solo fértil anunciando uma vitória previamente cantada entre sua fileiras em seu quartel general, derrubou violentamente seu oponente, peitou o mediador que se apresentava naquele momento, era um líder aparentemente invencível, indestrutível ou mesmo imortal, mas os deus da guerra naquele momento queriam a paz, e seus oponentes assim entenderam o espírito da luta, até mesmo alguns de seus guerreiros também assim entenderam, mas ele não, queria mais, e continuou cometendo atos próximo a barbárie. Tentou na lança, tentou na espada, tentou na mão tentou com pé, tudo errou. Caiu literalmente de quatro. Seu General em sua trincheira omisso esteve todo tempo. Saiu do campo como “uma porta estandarte” que levou nota zero em sua evolução desclassificando sua escola. Um idiota. Além da derrota para o arqui-rival, derrotou diversas crianças que sonharam com o momento único para elas, provocando um ódio em seus pais e em mim como torcedor. Você não pode me representar mais, canalha.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o jogo, o regulamento foi a tática do Vasco, e isso o Jorginho vem usando e muito bem. Jorginho além disso conhece seu elenco, sabe o que cada um pode produzir, substitui sempre corretamente mesmo em casos de contusão ou de improvisação, sabe tirar de cada um de seus comandados muito mais que 100% do que podem dar. Seu time entrou fechadinho, não concordo com o Tadeu quando em sua analise disse em marcação alta, em momento algum do jogo o Vasco marcou pressão, sabia da ineficiência da saída de bola do Flamengo com os dois ridículos zagueiros, marcou bem Mancuello, foi tão esperto que deixou espaço pro Guerrero não dando ao Rodrigo uma obrigação de ser o carrapato, lembrem que não houve se quer uma unica provocação entre os dois, Rodrigo não deve ter feito nenhuma falta durante todo o jogo, se fez, não foi nada abusiva. Jorginho fechou o espaço do Cirino, que mesmo assim foi juntamento com Rodinei e parcialmente o Arão a válvula de escape do Flamengo, e foi só. Os gols do Vasco sairam em contra ataques mortais, sendo que no primeiro gol além da jogada espetacular individual do Riasco a zaga teve o prazer de entregar o gol, sem querer criar nenhuma polêmica, assim que o Walace salve a finazação do Nenê e bola volta para o próprio Nenê, ele tenta passar a bola pro Riasco que disputa a jogada mas está impedido e então novamente o aloprado zagueiro chuta pra frente da area e aí deu a lógica. Já no segundo gol, mais uma vez o Jorge não tem a menor noção de cobertura pelo lado esquerdo, é só cruzar que a bola para no pé do adversário e este chutou o goleiro defendeu e o aloprado concluiu para o gol, caindo de quatro. O Vasco foi infinitamente superior ao Flamengo, fez o jogo do ano, já tinha feito contra o proprio Flamengo um jogão naquele 1 x 1.
    Sobre Fluminense x Botafogo, o alvinegro deu um banho de bola, esse time é fraquinho individualmente mas é um timaço no coletivo. Vai ser o campeão carioca, joga pra fazer gol, joga atacando todo o tempo. Parabéns ao Vasco da Gama pela surra que nos deu, parabéns ao Botafogo que fez o mesmo com o Flu.

    ResponderExcluir
  5. Até o Vasco fazer o seu 1º gol o Flamengo não disse a que veio no jogo. Eu disse "marcação adiantada" e não "pressão", que são diferentes. Depois do gol o Vasco recuou e o Flamengo tentou criar algumas jogadas com cruzamentos sob a área que não deram em nada. Sobre o impedimento do Fiasco, realmente ocorreu e o lance em questão - pela velocidade da jogada - fica difícil para o auxiliar, até porque o Walace estava em cima da linha do gol e o Paulo Vítor retornando. Na hora nenhum jogador reclamou. Sefinho, estou rindo até agora do General e sua trincheira. rsss

    ResponderExcluir
  6. Essa marcação adiantada é nova denominação de retranquinha? Deve ser coisa de futebol europeu, coisas Guardiola, Mourinho, Zidane e Oswaldo Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos companheiros pelos belos comentários, eu nada vi durante o jogo apenas ouvi uma gritaria de gol na rodoviária de Brasília, pensei ser do Flamengo e não tive curiosidade de saber no momento como foi gol. Mais tarde fiquei sabendo do placar, dois a zero, portanto, a gritaria era de vascaínos, não sabia que eram tantos em Brasília. É muito triste ver um coração infantil sofrendo, mas muitos meninos e meninas sofreram mais ainda com a roubalheira a favor do Fla dois anos atrás, àquele título do carioca de 2014, lembram.

    ResponderExcluir
  8. Sábado próximo, 30/04/2016, estarei presente à solenidade em que o meu grande amigo Adilson Dutra, receberá da Câmara Municipal de Miracema a comenda JAIR POLACA.
    Jair Polaca como era conhecido, foi um baluarte do futebol e do samba miracemense, ninguém melhor do que o nosso Bola de Ouro para receber esta comenda número um do Polaca. Parabéns! Qualquer homenagem prestada a você Adilson será pouco, pois você é grande demais.

    ResponderExcluir
  9. O primeiro comentário do Sefinho é maravilhoso. Está escrevendo muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção