Afinal, qual é seu time de coração?

Acho que virou moda este negócio de dizer, como há alguns anos atrás, "sou Corinthians, em São Paulo, sou Grêmio, no Rio Grande do Sul, Santa Cruz, em Recife" e por aí afora. Eu, quando criança pequena, lá em Miracema, dizia que torcia para o Santos, para o Cruzeiro, para o Náutico, lá tinha um atacante, Bita, que chegou a jogar no Vasco, e eu tinha este mesmo apelido nos tempos de pelada no Rink, e também por aí vai.

Acontece que nos últimos anos, com o Campeonato Brasileiro é realmente Nacional e reúne times de vários estados e ainda tem a Copa do Brasil, que abrange todos os estados brasileiros, fica difícil de torcer para o Santos ou Cruzeiro sendo Flamengo. Um dia meu amigo Canário, tricolor de boa cepa, me perguntou: 

- Dutra, qual o seu time em São Paulo?

E se assustou com minha resposta. - Sou Flamengo no Rio e em todo país, hoje não dá mais para dizer que torço pelo Santos, Pelé não está por lá e foi ele quem me levou a ser fanático pelo Peixe e, com ajuda do meu pai, que me levava ao Maracanã todas as vezes que o Santos jogava por lá, e impossível dizer que gosto do Atlético Mineiro ou do Cruzeiros, que nos últimos anos se especializaram em vencer e humilhar meu time de coração. 

Ontem, nas redes sociais, meu amigo Gervásio Neto fez como o Categoria dizendo: "Meu time de São Paulo é o Palmeiras e estou feliz com o título do Porco". E aí, quando retruquei, em resposta a sua postagem, perguntando se quando jogasse Palmeiras x Botafogo, seu time de coração, em São Paulo, ele torceria para o Verdão? 

A resposta veio com uma correção no texto postado, saiu sou torcedor do Palmeiras para sou simpatizante do Palmeiras. Ficou bem melhor, certo Gervásio Neto? Mas tem aqueles que torcem somente por um time e fora de seu estado, como meu filho Leandro, torcedor fanático do São Paulo FC e do amigo Antunis Clayton, jornalista conceituado, que é Palmeiras e foi devidamente  aplaudido por mim lá no Facebook. 

Mas para que time torce o José Luiz da Silva, o nosso Notável Categoria? Seria ele Vasco da Gama? Seria ele SC Corinthians Paulista? Seria ele Santa Cruz? Seria ele SC Bahia? Bem, hoje não posso mais afirmar qual é a verdadeira paixão do Categoria, mas tem um punhado de amigos que estão loucos para copiar a "loucura" do Zé Luiz e torcer para um punhado de times, quem sabe assim possam gritar "É Campeão"? 

Comentários

  1. Primeiramente agradeço a lembrança de meu nome, caro Dutra.
    Sou apaixonado botafoguense, mas acho que quando a idade vai chegando (tenho 43), algumas lembranças da infância ficam muito fortes. A família do meu pai era toda Americano. Fui acostumado a ir nos jogos no destruído Godofredo Cruz com ele. E ainda tem o lance de ser também alvinegro, como meu Botafogo. Entretanto, com o passar dos anos, e o reinado de Caixa D'Água, acabei pegando uma bronca enorme do Cano, já que meu Botafogo foi prejudicado algumas vezes por aquele senhor (E isso não é chororô!!). E aí, depois de anos sem time em Campos, "virei" Goytacaz...rs... Mas como a família Garotinho se envolveu de maneira bem forte por lá, voltei às origens.
    Sobre Palmeiras e Santa Cruz, tem também ligações com a infância. Um dos jogos que mais me marcaram foi Palmeiras e Guarani, na final de 78 do Campeonato Brasileiro. E sempre tive adoração por Leão, o goleiro, não o técnico. Tanto que minha "primeira posição" era goleiro, com direito à luva, camisa e tudo mais. Mas a vocação de artilheiro falou mais alto. O Santinha nem eu consigo explicar. Tenho familiares em Recife, e todos são Sport!! Doentes!!!! Mas como torcer para um rubro negro??? Sei que já conversamos sobre o lance das cores do Santa, mas ali tem o branco também. E é conhecido como tricolor. Então, está valendo...rs
    Só para não esquecer, nutro uma simpatia, que muitos não entendem, pela Holanda. Mas essa vai mal das pernas.
    Para resumir: Sou FOGÃO e "Holandês", ok, Chefia???
    Espero que em 2016 a gente possa enfim se conhecer, beber uma gelada juntos e conversar sobre essa paixão que nos une: O Futebol!!!
    Saudações Alvinegras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora a familia Garotinho está totalmente dentro do Americano e sairam em definitivo do Goytacaz. Inclusive o presidente Luciano Viana se filiou ao PR e vem candidato a vereador. Pode voltar a ser Goytacaz.

      Excluir
    2. rsrs... Sou botafoguense. Meu sonho era ver o acesso dos 2, mas com esse campeonato estadual, nem sei se vale a pena.

      Excluir
  2. Por que não ter um outro time no próprio estado. Meu pai era fluminense, minha irmã também é, aí não consigo torcer contra, nem secar, mesmo meu Gigante de coração na dependência...
    Todo carioca com mais de 40, já foi América um dia.
    Agora, concordo com o comentário acima: torcer para rubro-negro, não da.
    Saudações da segundinha!

    ResponderExcluir
  3. No último dia 30 aqui mesmo no Blog, o notável amigo Ademir Tadeu me questionou assim:"Sefinho, qual será o seu time regional? O nacional nós já sabemos. E assim respondi:" meu time universal é Flamengo". Sou tão Flamengo que ao longo dos meus 59 anos, posso afirmar que o time deste ano é um dos melhores que vi jogar , mesmo sendo o pior que vi jogar. Amor incomparável, time incomparável.

    ResponderExcluir
  4. Pro Sport Recife, Atletico Goianiense, Vitória BA, Atletico Paranaense não dá mesmo. Já o mais querido é impossivel não amá-lo, experimente!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O que é um time do coração, melhor dizendo, um clube do coração? Será um sentimento que engloba uma bandeira? Algo como um amor enlouquecido desses que tivemos em certo momento da vida por alguém? Um sentimento extraordinário e inexplicável? Tudo isso e mais alguma coisa? Como explicar este estranho sentimento, onde muitos ofendem e maltratam seu semelhante chegando às vezes até a matar?
    O grande cronista esportivo, Armando Nogueira, certa vez em crônica no JB escreveu: “Não basta ao torcedor ser feliz, o mais importante para ele é o adversário ser infeliz”.
    Não tenho resposta do porquê desse sentimento, mas fico a me perguntar: por que chorar copiosamente como muitos torcedores no jogo de ontem? Seja homem, mulher, criança etc. Por que ficar com cara de otário ao colocar cabeça de porco, focinho de porco, pé de porco, parecendo uma feijoada? Penso que o fator que determina tudo isso é a volta do homem aos primórdios da selvageria.
    Sempre fui apaixonado pelo Vasco da Gama, porém tinha simpatia por times de outros estados: em SP, mesmo admirando o Santos do Pelé, o Palmeiras com sua academia, o SP de Telê, havia um sentimento maior pelo Corinthians. Torcia pelos times do Rio Grande do Sul em competições internacionais, os times de MG também, agora não, devido a mineirada enjoada torço sempre para eles perderem, só torço por eles quando jogam contra o Flamengo, aliás, contra o Fla sou todos os times do planeta. Não sei o porquê disso, pois adoro meus amigos flamenguistas e quero que eles estejam sempre alegres e felizes. Como explicar? Não sei.
    Então, diante da nova ordem futebolística nacional optei por ser corintiano em todo o território brasileiro e ter os meus times regionais, quais sejam: Vasco da Gama, Bahia, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Paysandu. “Porém, se um dia meu coração for consultado para saber se andei errado, será difícil negar...” Não é vascaíno Paulinho da Viola? Ah, ainda tenho meus times internacionais: Juventus na Itália, Real Madri na Espanha, Porto em Portugal e... só, por hora.

    ResponderExcluir
  6. Como não estou podendo digitar o quanto queria, uma pequena participação parabenizando a todos que escreveram acima. Paixão não se discute, no bom sentido da palavra, é coisa íntima, e todos acabam tendo razão em suas paixões. O que temos que discutir, no âmbito esportivo, é a roubalheira escrachada na CBF e na FIFA, que nos faz repensar se vale a pena toda essa paixão pelo esporte. Quantos resultados podem ter sido alterados, dentro e fora de campo, para beneficiar A ou B? Por essas e muitas outras mazelas não tenho mais paixão por futebol. Não vale a pena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário