Vasco venceu e o Flamengo pode encontrar G4 logo mais

E o Vasco venceu, ponto. Merecidamente pelo que vi nos pedaços que acompanhei, o meu jogo oficial das sete e meia foi Internacional x Palmeiras, que aliás não foi lá grandes coisas mas com certeza bem melhor do que Ponte Preta 0 x Vasco 1, e um pouco melhor do que Atlético Mineiro 2 x Avaí 0, já que neste jogo a superioridade do Galo foi acentuada e não deu para sentir um clima mais tenso, como vi nos outros dois jogos do horário. 

E, como disse o "notável" Sefinho no comentário no texto anterior, o Grêmio entrou em campo, às dez da noite, contra o Corinthians, para fazer o jogo que salvaria o campeonato. E salvou. O empate, justo por sinal, no bom jogo de Itaquera, fez com que o campeonato ficasse mais gostoso de acompanhar, a diferença entre o líder Corinthians e o terceiro colocado, Grêmio, é de apenas seis pontos, três para o segundo colocado, Atlético Mineiro, e a briga por título ficou restrita a estes três times digo sem medo de errar. 

A rodada foi excelente para o Flamengo, que se vencer logo mais, pega o Cruzeiro no Maracanã, vai pela primeira vez em muitos anos fazer parte do G4, o grupo que leva para Libertadores. Isto porque o São Paulo perdeu para o Santos, na Vila Belmiro, uma vitória merecida e com um placar justo (3x0) que poderia ter sido até maior dado ao grande volume de jogo apresentado pelo Peixe, que depois que Dorival chegou se transformou na melhor equipe do Brasileirão sem sombras de dúvidas. 

O Furacão perdeu a chance de entrar no G4, eu disse que a rodada foi favorável ao Flamengo por isto, os concorrentes tropeçaram e deixaram o caminho livre para o rubro-negro carioca, que agora tem a missão de fazer o dever de casa para chegar onde pretende e tem condições de permanecer, brigar por título é outra história, bem mais complicada, mas Libertadores a partir de hoje é possível e real. 

O Atlético Paranaense até que saiu na frente, fez 1x0 no Figueirense, em Florianópolis, mas levou o empate um minuto depois e não soube virar para vencer o jogo que o levaria ao G4, e, fechando a rodada o empate do Fluminense, no Couto Pereira, contra o Coritiba, que pelo pouco que vi também foi justo e verdadeiro, o jogo foi ruim e muito confuso, talvez motivado pelo nervosismo dos dois times em campo e pela má qualidade dos atacantes, Kléber e Fred parecem dois ex-jogadores em campo devido ao longo tempo parados por lesões crônicas. 

Comentários

  1. Existe realmente uma distância muito grande entre os 3 primeiros e os "quartos" colocados no G4, é muito difícil de acreditar em qualquer mudança falando em estatística e previsões matemáticas, mas quando se fala em futebol, quando se envolve com sorte, azar, competência, interferência externa, punição, contusão, arbitragem, raça, amor e paixão tudo é possível. De hoje até o final do campeonato, a cada rodada teremos um, dois ou três jogos com perfis de salvamento. É minha opinião, é minha torcida, é minha esperança de ver novamente o Mengo campeão. Arrebenta com eles.

    ResponderExcluir
  2. Cuidado, muito cuidado com o Santos. é um dos "quartos" colocados com total chance de chegar ao título.

    ResponderExcluir
  3. Contra tudo, e todas as previsões, o Flamengo joga hoje contra o Cruzeiro disputando uma vaga no G4 do Brasileiro. Nesse campeonato o Mengão já foi candidato ao rebaixamento, a não disputar nada e agora o horizonte se amplia. É evidente que a chegada de Sheik, Alan Patrick, Guerrero e Ederson aumentaram bastante o nível técnico da equipe, bem como potencializaram as virtudes de outros jogadores que não vinham bem, entre eles Éverton, Canteros e até Marcio Araújo.

    Essa faísca contagiou a torcida rubro-negra, transformando em pura paixão a loucura por seu time...pois ela já profetizava "Acabou o caô! O Guerrero chegou!"... Nem mesmo os acidentes de percurso, com a desclassificação para o rival Vasco na Copa do Brasil, assim como as lesões de Guerrero e Ederson, foram capazes de reverter essa tendência. Ainda sem suas estrelas o time cresceu e tem apresentado um futebol envolvente, com muita pressão e marcação nas saídas de bola, somado a um toque de bola na vertical, aproveitando da ótima fase do armador Alan Patrick. Essa mudança aconteceu concomitantemente à chegada de Oswaldo de Oliveira, técnico experiente e conhecedor do ambiente da Gávea (requisito essencial para se dar bem no mais querido do Brasil).

    Esse filme parece se repetir, pois já aconteceu assim (crescimento surpreendente de produção do time com intensa participação da torcida) quando do pentacampeonato em 1992, da classificação para a libertadores em 2007 e do hexacampeonato em 2009.

    Mesmo com vários desfalques a maré parece estar para peixe, onde a chave virou e a fase mudou para melhor o desempenho do time. Hoje, mais uma vez tem Maracanã lotado cantando em coro o nome do seu novo ídolo (dada a efemiridade com que a torcida transforma as coisas), o atacante Kayke, que já tem 3 gols e 2 assistências em 3 jogos. Então natural esperar mais algum dele logo mais. Tudo leva a crer que agora vai!!!!

    ResponderExcluir
  4. Allan, seu comentário é muito bom, quase perfeito, apenas discordando de um trecho que me chamou atenção, quando fala em toque de bola na vertical, nosso meio campo cruza a bola lateralmente pelo chão e pelo alto e teimosamente transmite pânico aos torcedores quando os envolvidos nesses toques são, M.Araujo, Canteros, Wallace, Cesar, Pará, Samir, Marcelo, Airton e até mesmo a nossa maior revelação o Jorge, muito habilidoso, muito corajoso porém muito jovem, arrisca demasiadamente a sua saída de bola. Essas jogadas na maioria das vezes acabam perigosamente sendo atrasadas para o Paulo Vitor que também teima em demorar a dar o famoso chutão. No mais, bola pra frente. A "mulambada" vai chegar!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Damian vc está coberto de razão. A referência aos passes verticais se devem as jogadas de passagens e enfiadas do Alan Patrick, onde antes só tinha bola levantada na área.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção