Dupla, trio e quartetos inesquecíveis

Tem time que não sai da cabeça do torcedor, os mais fanáticos chegam até a colocar nomes de seus ídolos nos filhos, tem trios inesquecíveis, seja ele defensor, meio campo ou atacante. Quem não se lembra de Zico, Adílio e Nunes? Qualquer flamenguista irá lembrar rapidamente. Qual brasileiro, mesmo aquele, que como eu, já deixou de lado este negócio de seleção brasileira, não vai se lembrar do meio campo com Zito e Didi? Ou aquele ataque com Garrincha, Vava, Pelé e Zagalo? 

Pois é, por aqui também não é diferente, os nossos papos do dia a dia nos fazem lembrar de muitos nomes que deixaram saudade nos nossos torcedores miracemenses, alguém duvida que Paulo Lolita &  Ademir seja o melhor meio campo da era moderna? Os mais novos podem atá achar que Biluzinho & Dequinha formavam uma dupla irresistível, mas Tininho & Júlio também deixaram saudade. 

E assim a gente vai matando a saudade, vai lembrando de nossos craques, insistindo na tese de que se jogassem neste período de vacas magras do nosso futebol estariam vestindo a amarelinha facilmente. Não pensem que estou fazendo comparações entre os citados, longe disto, o que eu pretendo, com este texto, é mostrar como foi gostoso torcer pelo futebol em Miracema, em Campos, no Rio de Janeiro ou no Brasil.

Pelé & Coutinho é, no meu ponto de vista, a mais famosa e a mais eficiente dupla de ataque do mundo, gosto de Messi & Neymar, como já gostei de Dida & Zagalo, e como vibrei assistindo ou jogando lado de Nenenzinho & Genuíno ou vendo jogar os garotos de então Betinho e Zé Pestana. Craques, não? Mas por favor, sem comparações, apenas admiração e saudade de todas estas duplas. 

E já que estamos destinando nosso espaço para as duplas famosas eu pergunto: Ronaldinho & Fred podem reviver o sucesso do Casal Vinte, Washington & Assis? Será que Emerson & Guerreiro suplantam o sucesso de Henrique & Dida, no Flamengo? Tenho cá minhas certezas, e como aquele da propaganda da conexão, eu respondo: Não. 

E agora, qual a dupla mais famosa que ainda está em evidência em Miracema? No futebol eu garanto que não há, mas a que dá saudade é a minha dupla favorita, no rádio, formada por Adilson Dutra & José Luis da Silva, que marcaram tempo por aí assim como Washington Rodrigues & Denis Menezes, Kléber Leite & Loureiro Neto ou Eraldol Leite & Elso Venâncio e hoje, quem do rádio ou da tevê podemos destacar para entrar na posteridade? Tem não. 

E arrematando escalo um time, com colocação à moda antiga e deixo apenas o ataque para você completar, da mesma década tá? Barbosa, Augusto e Juvenal, Jadir, Dequinha e Jordan,  Piazza e Dirceu Lopes e o ataque? Bem aí você pode colocar Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagalo, ou Sabará, Vavá, Valter e Pinta, Espanhol, Airton, Silva e Osvaldo ou Gil, Doval, Paulo César e Dirceu. 
Tá bom pra você? 

Então tá, depois eu conto mais. 

Comentários

  1. É como eu digo sempre, tem dia que o nosso Adilson Dutra é insuperável! Hoje ele está demais. Muito boa sua crônica amigo, boa só não, excelente! Desses tempos tenho recordações do Ricardo, Eliacyr e Plácido do Rio Branco, Chico do Goytacaz que jogou ao lado de um outro atacante do Goita cujo nome me foge da memória no momento, Chico depois foi para o Americano que ainda teve como destaques Paulo Roberto, Geraldo Braz e Luis Carlos. Época das vacas gordas, hoje quanta tristeza em ver essa molambada jogando na América do Sul, especialmente no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Queria lembrar a turma daqui, mas fica ora próxima

    ResponderExcluir
  3. Emerson e Guerrero é mais ou menos parecido com Ismael e Cabinho, e estão muito aquém de Samarone e Flavio, Roberto e Jairzinho. Dinamite e Ramon, Fio e Dionísio, El Lobo e Jairzinho, Doval e Caio Cambalhota e Parada e Bianchini. Outras que fucaram marcadas e só de feras Pedro Rocha e Toninho. Tostão e Dirceu Lopes, Dudu e Ademir da Guia, Ocimar e Roberto Pinto., Pelé e Coutinho e por fim Zico e qualquer um.
    Uma famosa de Miracema era Capa e Galocha. Rssss

    ResponderExcluir
  4. Adilson, não entendi bem o penúltimo parágrafo, E arrematando......Tem muito jogador na sua escalação, aliás Piazza e Dirceu Lopes na mesma década de Barbosa, Augusto e Juvenal (?) tem um trem aí errado, e também não cabe um ataque de 4 na sua escalação. Acho que M.Araujo te deixou parecido com o seu parceiro de rádio, biruta, biruta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Sefinho, apenas lembrança de quartetos, trios ou duplas, eu quis dar sentido a um trio defensivo, como se escalava antigamente, tipo Garcia, Tomires e Pavão, depois se juntava os médios e lateral esquerdo, Jadir, Dequinha e Jordan, depois o ataque completo, tipo Joel, Moacir, Henrique, Dida e Babá, não necessáriamente todos do mesmo tempo ou da mesma geração. No texto eu botei defesa anos 40, medios anos 40, meio campo anos 60 e ataque a escolher. Me fiz entender?

      Excluir
    2. Os ataques é que eram da mesma década.

      Excluir
    3. Ah sim. Eu que fiquei biruta então. Rsssss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção