Uruguai x Argentina quem leva o clássico?

Um curto pitaco sobre o jogo de hoje, em La Serena, no Chile, entre Argentina x Uruguai, o maior clássico da Copa América e que tem a maior rivalidade na América do Sul, nem adianta o brasileiro chiar e querer desbancar um destes na tradição vencedora da competição, argentinos e uruguaios tem, juntos, 29 dos 43 títulos da competição e só isto basta para dizer que são os bambas do continente. Ou não?

Mas o pitaco curto sobre o jogo, que não tem favorito, é como um Fla x Flu, um Palmeiras x Corinthians ou outro qualquer clássico brasileiro, nem quando um está a beira do abismo o outro pode cantar de galo, mas hoje, ambos em boa fase, apenas um homem pode acabar com o jogo e o transformar em uma bagunça, como nos velhos tempos do futebol sul americano, e este cara é brasileiro e atente pelo nome de Sandro Meira Ricci, o pior árbitro do país que terá a chance de se redimir das lambanças ou então se "consagrar" de vez como medíocre. 

E neste jogo sem favorito e com toda história para lhe dar crédito necessário para ser visto, ressaldo aqui a frase do Bicudo, agora pela manhã: "Chefia, pela primeira vez na vida eu não vou torcer para um time ou contra um time, hoje eu vou torcer contra o juiz lá no Chile", e tem muita gente que irá seguir meu velho e confidente amigo, torcer contra o Meira Ricci passou a ser uma constante, quem sabe assim ele caia do pedestal que a CBF o colocou? 

Comentários

  1. Dutra aproveitarei este assunto abordado por você para fazer o seguinte comentário: 1- A Argentina teve ao longo da historia muito mais craques extraordinários, geniais, maravilhosos do que o Brasil, talvez ganhamos do Uruguai; 2- em quantidade de títulos conquistados no continente perdemos de longe para uruguaios e argentinos, tanto faz títulos conquistados por clubes ou seleções; 3- títulos internacionais conquistados por clubes somos goleados por argentinos e uruguaios, em se tratando de Seleções, aí sim, ganhamos deles, o Brasil conquistou cinco Copas do Mundo, a Argentina duas e o Uruguai duas; 4 - o clube com maior número de torcedores (números relativos e proporcionais) da América do Sul é o Boca Juniors, supera o Flamengo e o Corinthians, e olha que a Argentina tem quase a metade de habitantes do Brasil (missão para o Sefinho e Tadeu confirmarem no Google); 5 - os clubes mais importantes internacionalmente são da Argentina e do Uruguai, talvez o Santos de Pelé se aproxime, os demais estão muito longe; 6 - Argentina e Uruguai ainda ganharam no futebol dois títulos olímpicos cada um, já o Brasil com Pelé e companhia, nadinha! 7 - sem contar que a Argentina é medalha Olímpica no basquetebol ganhando dos EUA e tudo mais, coisa que o Brasil jamais conseguirá, pelo menos, nos próximos quinhentos anos.
    Então, pelo que vejo, o Brasil está muito atrás da Argentina e Uruguai no futebol, em se tratando de craques e conquistas de títulos. Alguém discorda?

    ResponderExcluir
  2. Eu. No meu mundo vivido do futebol, o Brasil dá de goleada na duplinha lá de baixo. Pelé, Zico, Rivelino, Tostão, Dirceu Lopes, Ademir da Guia, Falcão, Gerson, Paulo Cesar Lima, Sócrates, Neymar, os dois Ronaldinhos, Rivaldo, Junior, Leandro, Romário, isso sem muito pensar, deve ser bem mais que Maradona, Pedro Rocha, Messi,Messi, Messi..........quem mais "meRmo"?, ah sim, Ardilles, Francescolli, Soares, Batistuta, Luke, Sorin, Mario Kempes, e mais uns três ou hum.

    ResponderExcluir
  3. Continuando minha discórdia, os argentinos e uruguaios ganharam mais Libertadores, mais Sul Americanos, mais Olimpíadas porque batiam mais, não tinha TV mostrando como agora, mesmo assim ainda batem pra daná e o fato dos clubes argentinos e uruguaios serem mais conhecidos que os nossos tem muito a ver com o idioma, nós com o nosso português oprimido pelo mundo afora não temos muita penetração mesmo. Os torcedores de Flamengo e Corinthians somados devem ser maiores que a população do Uruguai. Quanto aos títulos do basquete, me parece que o Canela levou o Brasil a ser campeão mundial. Enfim, como dizia o Enéas no final de seus programas, "meu nome é BRASIL"

    ResponderExcluir
  4. Nos anos 40 a Argentina tinha craques fenomenais. Continuou com grandes craques nos anos 50. Nos anos 60 , 70, 80 e 90 conquistou dois mundiais e suas seleções não tinham nada de excepcional. De 2010 para cá ela está sobrando na turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O River Plate dos anos 40, com Labruna, Pedernera, Muñoz, Loustau e outros, formou um dos melhores times de sua história. Junto ao Expresso da Vitória, dominaram o futebol continental.

      Excluir
    2. Sendo que a de 78 foi ganha pela ditadura e pelo goleiro do Peru. Fomos campeões morais. Lembram disso?

      Excluir
  5. Tanto nos campeonatos sul americanos quanto nos torneios da Libertadores, falo de 1960 até 1990, os argentinos e uruguaios se sobressairam pela total indiferença do Brasil para esses torneios. Pau a pau mesmo, só Brasil e argentina. O Uruguai fica abaixo.

    ResponderExcluir
  6. Discordo do amigo Categoria sobre os craques, pois mesmo reconhecendo as qualidades dos argentinos, o Brasil "produziu", verifique como estou empregando o verbo, muito mais jogadores talentosos que os portenhos. De uns dez anos pra cá a situação se inverteu, e os argentinos tem uma safra infinitamente superior à brasileira. No quesito técnico de futebol, ai sim, estão bem à frente dos nossos, dando goleada. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Fui vizinho de um senhor que jogou na Argentina nos anos 40. Perguntei pelo Adolfo Perderneira e ele me respondeu: rapaz, de quem você foi lembrar. E falou de um jogador que também jogou no River o Moreno, que segundo ele foi melhor que Maradona.

    ResponderExcluir
  8. Os argentinos idolatram seus ídolos e o colocam em um pedestal de ouro ou prata, como gostam de dizer por lá. Aqui, no nosso país em memória e invejoso, os ídolos são esquecidos, tratados com desdém e, principalmente, se for de um time rival ele é colocado de lado até da memória do futebol. Poucos são unanimidade por aqui enquanto por lá, Argentina e Uruguai, são abençoados e endeusados pelas torcidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção