Papo de Bola - Segundinha, primeirinha e outros blas... blas... blas...

Fila do pão, agora pela manhã, e eu, certo de que ouviria um tremendo bla... bla... bla... sobre a rodada da Primeirinha do final de semana me espantei, o tema, levantado pelo gerente da padaria, o rubro-negro Marcinho, era a Segundinha já que seu Americano é líder de um dos grupos e, pelo menos em sua opinião, já está com meio caminho andado para subir. 

Não sei se foi uma provocação ao JR, alvianil juramentado, ou se realmente o Glorioso está impossível como disse o amigo gerente. - E aí, Dutra, já foi ao Arisão ver o nosso Americano? A pergunta veio com velocidade e a resposta também foi rápida. - Marcinho, ainda não me motivei e estou certo de que o nível destes jogos que você está assistindo por aqui é o mesmo daqueles que estou vendo pela TV, da Primeirinha. 

- A salvação do nosso futebol é o que o Fred falou domingo, acabar com os estaduais e fazer ligas independentes para dividir o estado, fala Marcinho, precisamos de gritar "é campeão" e nestes campeonatos promovidos pela Ferj isto jamais acontecerá. Quem sabe se juntarmos com o Espírito Santo possamos fazer um campeonato interessante? Arrematou. 

Enquanto isto, aqui na minha sala ou no meu notebook, ainda não consegui ver se os pênaltis chorados lá de Nova Friburgo existiram ou não, estou com visitas ilustras em casa, minha filha com o marido e minha neta, e a tevê é toda da Luna nestes dias de férias em Campos, e assim é possível que eu não veja o que aconteceu lá na serra fluminense para responder aos notáveis que cobram minha opinião sobre o acontecido na vitória do tricolor de lá sobre o Vasco da Gama. 

Porém, tem sempre um porém, se Eurico disse que os pênaltis existiram quem sou eu para contestar, o homem tem sempre razão e a Federação, do Rubinho, acredita nisto e por isto não duvido nada do que eles falam ou mandam fazer e, aliás e a propósito, o árbitro é um Cavalheiro. 

E na saída, depois de esperar o pão quentinho para o café da manhã, Robinho soltou a frase que desmanchou a fila rapidamente: "quando é que o Flamengo vai reclamar do  Carioquinha? " e a resposta foi ele mesmo quem deu: "Nunca, quem bate não reclama e quem vence fica calado". 



Comentários

  1. Estou nisso a muito tempo, sempre como torcedor e nunca como analista, mas nem por isso
    deixo de ter opinião formada sobre o mundo do futebol, e ando tentando expor meus pensamentos através deste Blog, levando sempre meus comentários para o lado do geraldino ou do arquibaldo, sempre, e é fato que nunca me importei com as Federações e Confederações e nem mesmo com seus dirigentes e juristas e suas decisões nos salas e tribunais,nunca me importou saber quanto um jogador ganha ou por quanto foi contratado, se foi por 17 milhões ou 7 ou 5 ou 1, não pago literalmente essa conta, pago o meu prazer, é fato que o meu prazer é ver bola rolando, o meu clube contra A,B,C ou Z, vejo o que posso ou o que consigo pela TV, a muitos anos não freqüento estádios, mas conheço bem dessa matéria: FUTEBOL “O JOGO”. Esse é o meu prazer, porém e tem sempre um, desde 1965/66/67/68 quando comecei a engatinhar nisso, numa época que quase todos os jogares eram craques( e eu disse quase) já tínhamos STJD, já tínhamos inversão de mando de campo, já tínhamos efeito suspensivo, já tínhamos absolvição de punição mesmo quando da não existência dos cartões amarelos e vermelhos (Copa de 1970), já tínhamos gol de mão, de gelo, impedido, feito de forma ilegal com falta no goleiro, gol anulado erroneamente impedimento mal marcado bola na mão, mão na bola, isso não é novidade, sempre foi assim, os árbitros erram e são tendenciosos por serem humanos, como eu, como você que me lê. Esse discurso de que só hoje é assim não é verdade, o Fluminense foi campeão diversas vezes com ajuda da arbitragem, o Vasco por diversas vezes foi campeão com a mesma ajuda, o Botafogo também, o Bangu em 1966 deve ter tido ajuda num determinado jogo o América em 1960 idem e não seria diferente com o Flamengo, a tese do Categoria quando diz que a dupla da elite da Zona Sul leva vantagem pode ser real, não contesto mas não aceito como se fosse isso e ponto final.
    Sobre o saudosismo que existe em nós, concordo porém não deixo o novo, o Maracanã da minha juventude não cabe mais no mundo de hoje, tudo mudou, e vai continuar a mudar. O esporte em geral sofre mudanças periódicas e o nosso bretão anda parado, talvez mudando um detalhe nas regras poderemos ter resultados mais justos.
    Minha tese é que minha palavra não vale mais que a do fulano nem a do beltrano, mas vale se for verdadeira, e não vejo motivo para que, nem os europeus e nem o canavieiros sejam proibidos de opinar.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo texto, como sempre. Categoria, estou passando o título de eclético para o Sefinho. Quando vc diz "isso não é novidade, sempre foi assim, os árbitros erram e são tendenciosos por serem humanos, como eu, como você que me lê", eles sempre erraram, como vc bem disse, só que esses erros estão sendo tratados como banais, rotina em quase todos os jogos e que podem continuar acontecendo que é normal. Os erros grotescos não podem continuar acontecendo, pois alteram resultados de partidas e até de títulos. Em um campeonato de pontos corridos, com uma diferença final de um ponto, aquele erro grotesco acontecido na 1ª rodada, contra o 2º colocado, quando alguns dizem que o jogo pouco valia, perde-se o título e praticamente a temporada. Os duvidosos são passíveis de compreensão. Se colocarmos na balança os títulos com a ajuda dos homens de preto, o seu Flamengo continua campeão tendo o Flu como vice. O Vasco pula pra terceiro. No ano passado, os erros contra o Vasco tiveram uma repercussão na mídia esportiva muito pequena, bem menor que os dois penais, que não existiram, e foram marcados a favor do Vasco contra o Friburguense. Sefinho, é fato, e não é de hoje, 99% dos lances duvidosos sempre são favoráveis ao Flamengo. O rubro-negro estava quieto e sem reclamar da Federação faz tempo, ganhou títulos recente do carioca em cima do Botafogo e Vasco com o apito amigo. A sombra do Eurico, que sou um critico voraz, fez a dupla Fla-Flu gritar e espernear, para chamar a atenção de todos sobre uma possível "ajuda" ao Vasco. O Flamengo tem um time superior aos demais e não precisava disso, ainda mais com os fatos recentes e outros mais antigos, com o das papeletas amarelas, em 1986. Amigo, o nosso bate papo é de um nível elevado, respeito todas as suas posições, como também respeito o seu time de coração, que tem uma história muito bonita, com títulos relevantes, e um ídolo (Zico) que admiro e coleciono muita coisa sobre ele, mas certos acontecimentos não podem, como não devem, passarem desapercebidos. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Mais um ótimo comentário do Sefinho. Tadeu, Sefinho, Adilson, Maluf de quando em vez, estes os mais frequentes dando suas opiniões no blog, como diria Milton Leite, que beleza! Dou mais valor a estes comentários que muitos da TV. Ontem por exemplo: liguei minha TV para ver o Bem Amigos e quem encontro por lá, Vanderlei Luxemburgo, estou de saco cheio dessa gente, então desliguei e fui para o computador, pois essa turma, Vanderlei, Murici, Felipão, Parreira e tantos outros treinadores famosos do Brasil pararam no tempo, não tem novidade nenhuma. Prefiro prestar atenção no esquemas tático dos outros times sul-americanos que jogam a Libertadores, do que os times brasileiros, quase sempre com o mesmo esquema, tanto faz jogar com A, B, ou C, o esquema é o mesmo.
    Não é que concordo com tudo que os manda chuvas aqui do blog escrevem, não é isso, mas gosto de ler seus comentários, fico satisfeito, porque o importante é ter opinião.

    ResponderExcluir
  3. Esse percentual de "acertos" de 99% citado por você é uma visão muito pessoal, naquele jogo do amém, na hora do gol eu achei que teria sido o Nixon (que não estava impedido) teria chutado a bola, só depois da 3ª ou 4ª repetição verifiquei que o nosso super herói Marcio Araujo foi o autor da graça, o bandeira achou o mesmo que eu, o juiz vendo o nosso bandeira correr para o meio, deu o gol. Em 1971 o juiz não viu o Marco Antonio subir nas costas do Ubirajara, o Bangu ia fazer o gol com o Claudio Adão, o Vica derrubou, pisou e enterrou o atacante do Bangu dentro da área e o juiz terminou o jogo, o Zico fez um gol contra a Suécia na copa de 78 e o juiz terminou o jogo com a bola na cabeça dele O Botafogo foi campeão brasileiro com um gol do Tulio muito mais que impedido, estava além da linha do horizonte. O Corinthians foi campeão brasileiro depois de ter os jogos anulados e ter um penalty escandaloso não marcado a favor do Inter, e por aí vai. Quando citei o América campeão em 1960, não posso falar se houve ou não, mas será que em momento algum, durante este campeonato de pontos corridos, o América não foi beneficiado por um erro grotesco? Vamos ficar nessa peleja até o ano 3000 espero eu se assim permitirem. Não tem jeito, sempre será assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Márcio Araújo estava mais de um metro à frente da zaga e não poderia ter ido ao encontro da bola após a mesma bater na trave. O Nixon não estava impedido e se fizesse o gol com o Márcio Araújo chegando junto com ele, o lance também teria que ser invalidado, pois ele havia participado da jogada. O que está impedido tem que mostrar total desinteresse na jogada, e o senhor auxiliar estava muitíssimo bem colocado, sem ninguém à sua frente. Isso é conversa pra mais de metro. rsrs. Se um dia a moeda virar de lado, vamos aguardar o chororô. Encerro o assunto por aqui. Saudações Euvirianas......................

      Excluir
    2. É, dessa forma vou ficar sem debatedor, você encerra o assunto por ai, ponto, o Categoria diz "tenho dito e até amanhã", acho então que GANHEI. VOU SAIR PRA COMEMORAR, derrubei dois vascaínos.

      Excluir
  4. Bem, ótimos os comentários, bons argumentos e tudo mais, agora, uma coisa é certa: não é de hoje que o campeonato carioca é disputado fora das quatro linhas, onde a boa ética e a moral acima de qualquer suspeita passam longe da Liga carioca, seja a FFERJ ou as outras entidades anteriores, por isso, chamo esse campeonato do canavial, gostaria de me apropriar da frase do Mano Belo "É do canário!", pois vale tudo por debaixo dos panos.
    Tadeu definiu bem, a dupla FLA X FLU protesta contra Eurico simplesmente porque ele usa os mesmos artifícios da elitizada dupla carioca, então, há um equilíbrio na briga por debaixo dos panos, com um detalhe, o Eurico é claro nas suas atitudes enquanto a dupla FLA X FLU muda de face constantemente e passa para o público, com a complacência dos seus torcedores midiáticos, uma imagem do bem, da honestidade, do certo e do errado, porém, essa dupla do mal é como um túmulo, bonito por fora e fedorento por dentro. Não tem como tapar o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
  5. Nelson Rodrigues disse bem: o FLA X FLU começa noventa minutos antes do nada, digo eu: o campeonato carioca começa para essa dupla noventa dias antes do nada, só pensando como levarão vantagens nos regulamentos, tabelas e erros dos árbitros. E ainda querem criar uma liga comandada só por eles, pois são os sábios do Rio. São tão sábios que juntos devem mais que todos os outros clubes do RJ.
    Caso esta liga seja criada pela dupla, deverá pela primeira vez na história ser a liga que deverá milhões. Que coisa! Parece até brincadeira.

    ResponderExcluir
  6. O principal problema do futebol do RJ esta nas ideias e incompetência dos seus dirigentes. Podem criar quantas ligas e federações quiserem, provavelmente, todas elas fracassarão, pois incompetência é uma marca dos gestores fluminenses, seja nos clubes ou na política.
    Só para ilustrar, quantos centros de treinamento têm os clubes do RJ? Nenhum. E os de SP, MG, RS, PR etc? Os grandes clubes destes estados, todos tem. Ainda, quantos estádios próprios têm os clubes grandes do RJ, só um, o Vasco da Gama.

    ResponderExcluir
  7. Façam um campeonato do subterrâneo, chamem o Otávio o Vianna o Robinho os presidentes super campeões e o do time do Garrincha e dos pequenos do time vice campeão mais quem vocês acharem que devam chamar além do Síndico é claro. Instalem câmeras de preferência bem escondidas pela equipe na ESPN, se deliciem com com as jogadas os passes certos e errados, vejam e revejam em slow motion por diversas vezes os acardos dos arbitrais.Curtam isso, aproveitem bem, pois eu estarei com o Sportv e o Premier vendo o futebol da bola rolando, sofrendo quando for atacado e ajudando os Neguebas e Araújos a acertarem o gol. Farei mais comentários alegres ou tristes, mas sobre os jogos, com erros e acertos dos times e dos árbitros. Isso eu aposto. Esse blog, não existe por causa dos dirigentes e sim pelos Pelés e Bericos.

    ResponderExcluir
  8. Finalmente: excetuando esse lado ruim dos elitizados clubes do RJ, nunca poderemos deixar de reconhecer a importância da famosa dupla FLA X FLU para o futebol do Brasil, onde inúmeros craques foram formados ou revelados em suas bases. Essa dupla é maravilhosa! Orgulho de todos os brasileiros.
    Inegável que ela detêm mais de 70% da preferência dos torcedores fluminenses, aliás, sozinho o Flamengo tem mais torcedores que todos os outros clubes fluminenses juntos. Então, o Flamengo por si só é um peso atômico. Todavia, a minoria embora fraca, deve também ser ouvida e respeitada.

    ResponderExcluir
  9. Sem dirigente não existe futebol profissional ou amador. Os Clubes com seus times contendo craques ou não, indiscutivelmente, apaixonam o torcedor e os leva aos estádios, não são os dirigentes que levam os torcedores aos estádios, todavia eles são tão importantes em uma competição quantos os Clubes. Então, sempre serão motivo de críticas elogiosas ou não. Não tem como excluir os dirigentes do processo.

    ResponderExcluir
  10. E olha que o Flamengo não tem estádio próprio (como se precisasse), já pensou se na Gávea tivéssemos acomodação para 40 ou 50 mil pessoas, coitado do Madrid, do Barça e do Manchester United. É certo que 100% não teríamos mas uns noventa e tanto.....

    ResponderExcluir
  11. Tenho dito e até amanhã, salvo se um fato extraordinário obrigar-me a voltar.
    Vá com Deus dirão uns ou vai para o quinto dos infernos dirão outros, a todos digo. Muito obrigado.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso nunca direi e nem é ou foi minha intenção desligar esse canal, com quem vou debater?

      Excluir
    2. Recebi uma mensagem do além dizendo que o Mano Belo está a caminho. Prepare o arsenal! rsrs

      Excluir
    3. Três vascaínos é muito pra mim. Mas acho que consigo irritá-lo também. Que venha. Rsrsrsrs

      Excluir
    4. Quero que saiba que vc não está me irritando, procuro apenas esclarecer os fatos e colocá-los no seu devido lugar. Fatos totalmente esclarecidos! rsrs

      Excluir
  12. Eu só quero saber do campeonato da bola o campeonato do subterrâneo dos dirigentes não é transmitido ao vivo, deveria estar nas páginas policiais.

    ResponderExcluir
  13. Amo muito tudo isso. Pena que não tenho o dom da escrita.
    Pode considerar a derrocada da 3a vascaína.

    ResponderExcluir
  14. Vai publicar isso em manchete Adilson?Rssssss

    ResponderExcluir
  15. Eu leio, analiso e fico penssbdi, comigo mesmo, que turma de notáveis eu arrumei, vices querem que eu diga o que? Só fico aplaudindo

    ResponderExcluir
  16. Gosto desse blog pela boa qualidade do papo e pelos assuntos apresentados para comentários pelo Dutra, sou admirador dos notáveis.
    Hoje só poderei entrar no bate-papo à tarde, pela manhã não vai ser possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção