O que vi e o que não vi no domingo de Carioquinha

O grande resultado do domingo não foi o de vitória do Flamengo, 3x0 no Fluminense, nem mesmo a ótima vitória do Botafogo, 4x1 sobre o Madureira, e sim a espetacular vitória do Friburguense, sobre o Vasco, em jogo dramático e com três pênaltis a favor do clube de Eurico Miranda, o placar de 5x4 já diz o que foi o jogo e mostra claramente como foi a jornada do tricolor serrano diante do Gigante da Colina, ontem à noite, em Nova Friburgo. 

Falar sobre a vitória do Flamengo é fácil, é só usar o velho clichê jornalístico, aquele que diz que quem chuta a gol sempre leva vantagem e quem domina o meio campo chega a vitória. Comentar a vitória do Botafogo sobre o Madureira também é mole, é só usar o velho chavão de grande tem a obrigação de vencer ou aquela outra máxima, que usamos quando um pequeno faz sucesso e entrega no fim, ou seja, o Madureira chegou onde poderia chegar. 

Eu quero ver é comentar a vitória de um pequeno sobre um grande, em jogo que você não viu nem mesmo os melhores momentos e chegar aqui e dizer qualquer coisa que não tenha sido dito por outros, rivais ou aliados, para chegar a uma conclusão. Eu estou no rol daqueles que não viram e não tem opinião formada sobre o assunto e também não vou entrar na onde de que os pênaltis foram arranjados e coisa e tal, posso até voltar aqui e dizer que vi e não existiram, ou existiram, claro, mas pelo placar e pelas viradas do jogo deve ter sido bom de se ver a partida do Eduardo Guinle. 

Ah! No Maracanã Fred se aliou àqueles que bradam contra o Estadual do Rio e deverá ser o próximo a ser suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Ferj, a mando do poderoso Rubinho, e o Fluminense reclama de sua expulsão, e eu, que estava atento ao jogo, este eu vi, afirmo sem medo de errar que o árbitro foi coerente, o Wagner Magalhães deu um cartão amarelo para o Gabriel pela mesma encenação e estava se enxergou exagero na atitude do atacante, que se atirou após encontrão e ainda colocou a mão na bola. 

O Fla x Flu foi fraco, o primeiro tempo foi até ridículo, tempo em que Jonas, um volante com um pouco mais de habilidade do que o normal de hoje, foi considerado o melhor em campo e por aí vocês tirem a conclusão do fraco jogo que assistimos, aliás o jogo foi salvo pelos três gols e nada mais. 

Comentários

  1. REFLEXÕES SOBRE MAIS UMA RODADA DO CANAVIAL/2015.
    Fred o maior nome do futebol do RJ no momento juntamente com Jéferson, desabafou logo após ser expulso: “o campeonato carioca acabou, pode parar logo com isso, é melhor qualquer coisa do que isso etc”. É o que venho dizendo aqui há alguns anos - o campeonato carioca que na verdade deveria ser Campeonato do Estado do RJ, transformou-se em um campeonato do canavial, onde prevalece a Maracutaia, a total falta de ética, em resumo: a lei da safadeza, com a poderosa dupla FLA X FLU liderando as estatística. De quando em vez, aparece o coronel Euvírus Miranda que peita essa moçada com pose de boa gente e é um Deus nos acuda, pois usa dos mesmos métodos dos dirigentes da dupla elite do futebol carioca, FLA X FLU.

    ResponderExcluir
  2. As elites são assim mesmo, posam de boa gente, porém, usam por debaixo dos panos de métodos do submundo do crime. Então, terá sido por isso que a famosa dupla da elite do futebol carioca deixa tantas suspeitas na maioria dos títulos conquistados no campeonato carioca e também, terá sido esse método utilizado para não ir a série B do Brasileiro da CBF no ano passado? Todos sabem que o MP de SP apura os fatos envolvendo o caso escabroso que evitou a queda da elitizada dupla do futebol carioca. Segundo consta no processo, um dirigente da Portuguesa levou uns trocados para escalar um jogador irregular evitando assim a queda da dupla. Prefiro acreditar que não, mas tenho dúvidas também.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o jogo de ontem da dupla FLA X FLU, o Flamengo esteve sempre melhor durante todo o jogo e ainda por cima contou com a colaboração do goleiro tricolor em pelo menos dois gols. Quanto ao árbitro, creio que o grande problema para os adversários do Flamengo é que eles árbitros e auxiliares são torcedores do Flamengo e muitas vezes sem querer são traídos pelo subconsciente. Fred tem razão, lógico, ele sofreu a falta e ainda por cima foi expulso, caso não tivesse acontecido a falta, aí sim, o árbitro estaria certo pela atitude do atacante do Fluminense. Agora, neste Canavial / 2015 o Flamengo de fato é o menos ruim dos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o jogo do Botafogo, apenas para dizer que foi merecida a vitória do fogão, embora, o Madureira poderia ter feito uns três gols no primeiro tempo, mas, como dizia o botafoguense Arthur Monteiro, o negócio é fazer gols e não perder.

    ResponderExcluir
  5. Sobre a tal lei da mordaça: fico com a FFERJ, pois constantemente estamos aqui elogiando os campeonatos europeus e lá a punição é duríssima para quem critica as entidades, não é como aqui onde todo mundo xinga todo mundo e fica por isso mesmo só por que é futebol.
    Vê se jogador ou dirigente de clubes europeus ficam criticando suas entidades, ou a FIFA? Me diga se não é isso que acontece.
    Cá pra nós, só em não ouvir o Vanderlei dizer tantas bobagens já teria valido a pena esse artigo do regulamento do Canavial / 2015l, é verdade que só ouve quem quer.

    ResponderExcluir
  6. Deixei por último o jogo FRIBURGENSE 5 X 4 vasco, foi um jogo emocionante, digno de um autentico jogo no Canavial fluminense, e só foi emocionante assim porque o vasco jogou com 12, isso, 12, pois o árbitro fez de tudo para o Vasco empatar, marcou 3 penalidades onde só uma de fato aconteceu, por isso, a razão do vasco marcar quatro gols e quase fez cinco, pois ao apagar das luzes desperdiçou uma penalidade máxima (a única que existiu).
    Torcida vascaína, pode colocar as barbas de molho, pois uma defesa que leva cinco gols da Friburguense é mais do que preocupante, creio que o time de NF não marcou cinco gols em ninguém durante toda a competição. Então, vamos nos preparando para o sufoco que iremos passar no Brasileirão 2015.

    ResponderExcluir
  7. Ah, um dos cinco gols da Friburguense foi em impedimento, portanto, irregular.

    ResponderExcluir
  8. Vi na integra os jogos do Madureira e do Flamengo e vi os melhores momentos do jogo do Friburguense. No jogo do Engenhão, o Madura não sapecou uma goleada história por egoísmo de seus atacantes e por ter o seu oponente um grande goleiro, lembrando que dominou o 1º tempo e logo no início do segundo teve umas três ou quatro oportunidades de matar o jogo, quem não faz leve, e levou. No nosso Maracanã o Flamengo também poderia ter aplicado uma sonora sapatada, mas o meio campo errou tudo, não acertaram um lançamento pro Cirino, queiram ou não, esse é o cara do cariocão, e mesmo sem a ajuda da arbitragem, no caso da expulsão do Fred (foi falta nele e não simulação) o resultado seria próximo ao que foi e quantos aos melhores momentos do jogo de Friburgo, não consegui ver nenhum penalty marcado a favor do time oriundo da 2ª divisão de 2014 do Brasileiro, nenhum mesmo, vi que 2 bolas entraram no gol e o decisivo, aquele que seria a glória dominical do Eurico, o goleiro defendeu. Vamos levar em conta os 48 anos do zagueiro artilheiro do time de Friburgo e quanto ao impedimento que eu não vi, tomara que tenha sido, tomara.
    Ah, dois dos quatro gols do Vasco foram normais, portanto, os outros dois......

    ResponderExcluir
  9. Nunca na história desse país a Friburguense marcou 5 gols num jogo. Pesquisa aí Ademir!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dados não encontrados. Talvez em algum jogo treino. rsrs. Tudo tem a 1ª vez na vida. Ano passado levou de cinco do Avaí em São Januário, agora em Friburgo e do próximo em breve saberemos. rsrs

      Excluir
  10. Só vi uma parte do jogo do Maracanã e os "grandes" momentos do jogo do Vasco. Pelo que mostrou os "grandes" momentos, o Categoria disse tudo e mais um pouco sobre sobre a realidade da partida. Dois penais mal marcados e um gol em impedimento do time de Friburgo. No clássico, o melhor momento foi a queda de um jogador sobre um fotógrafo, que ficou de perna pro ar. rsrs. A expulsão foi injusta, de acordo com todos os comentaristas, e teve um que ainda disse que o jogo foi tão fraco, principalmente a atuação do Fluminense, que mais parecia uma pelada de casado contra solteiro. O erros são grotescos, desde o ano passado, e não dá para ficar fazendo comentários sobre esse campeonato do canavial. O Fluminense que abra o olho contra o Madureira. Como já disse anteriormente, o Flamengo é o menos pior e só perde o campeonato se tropeçar nas próprias pernas. O Vasco e Botafogo possuem times limitados e passarão dificuldades nos campeonatos que disputarão a nível nacional. Todos aqui sabem o quanto sou critico do Eurvírus, mas dizer que ele é o grande culpado por essa bagunça já é um pouco de exagero, pois ele estava afastado desde 2008, e no ano passado, não era o presidente e aconteceu aqueles fatos já sabidos por todos, e contra o Vasco. Ano após ano a degradação moral da Federação é evidente e uma hora vai chegar no fundo do poço, se já não chegou, assim espero, pois será melhor para todos. Não dá para ficar perdendo tempo e falar do futebol carioca.

    ResponderExcluir
  11. Não Tadeu, não perco tempo, estou só ganhando em ler seus comentários e os do Bola de Ouro. Os do Categoria temos que ler, reler, procurar através das letras, a maldade e a ousadia em tentar nos enganar. Ele é um perigo com as letrinhas, fica com essa historinha de campeonato do canavial,da dupla Fla x Flu etc etc etc. Mesmo assim vou aprendendo com ele. Tem JLSilva nos comentários: ALERTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sefinho, os artistas sempre foram os jogadores, eles são os que levam o torcedor ao estádio. Reconheço que atualmente não temos artistas por aqui, a não ser os dirigentes, que estão mais para aproveitadores e vigaristas, e querem ser o dono do espetáculo, mais importante que o atleta. Esse não é o futebol que aprendi a gostar e torcer; esse não é o futebol que nos enche de orgulho; esse é o futebol da vergonha, de pessoas inescrupulosas. São todos farinha do mesmo saco. Não engulo essa revolta tão repentina da dupla Fla-Flu, pois se já eram sabedores do que vinha pela frente, não deveriam ter assinado e tão menos participado do campeonato. Essa cambada instalada na Federação não chegou esse ano, já estão lá desde quando entrou o Eduardo Viana. E faz tempo! O Flamengo foi o time que mais ganhou títulos na era Caixa D'água. Para se ter uma ideia da "pressão" rubro-negra, o Luxemburgo teve a cara de pau de na semana do clássico contra o Vasco, vir a público e dizer o seguinte: "temos que ficar de olho na arbitragem, pois o Eurico é muito amigo do presidente da Federação". Imaginem se o Vasco fosse o campeão de 2015 como o Flamengo foi em 2014. Erros sempre aconteceram e continuarão acontecendo, mas na situação atual, em quantidades absurdas e grotescos, nos fazem refletir e achar quase normal que o "errado" é que é o "certo". Esse é o total reconhecimento que estamos andando para trás e enxergando de lado. Fala-se de tudo na televisão, menos de futebol. Onde está o nosso futebol? Os mais novos que quase se matam pelo seu time, não tem a mínima ideia do que perderam de espetáculos e craques até o início dos anos 90. Aí também deu-se o "início" do fim do futebol arte.

      Excluir
    2. Confirmado o que disse em meu comentário. Ao ler os seus só aprendo. Mas continuo torcendo pelo meu time. Não abandono o meu deleite.

      Excluir
    3. A questão não é abandonar o time. Respeito o sentimento e o modo de torcer de cada um, mas tenho as minha convicções e me acostumei a gostar de futebol de uma maneira que não condiz absolutamente em nada com o que temos hoje. Independente de ser ou não o meu time jogando, o que mais aprecio é uma partida bem jogada e disputada, que nos prenda no sofá ou na antiga arquibancada. Os dois últimos jogos que me prenderam foi aquele Flamengo e Santos, no interior paulista, em que o rubro-negro venceu e o Neymar fez um golaço, e o Flamengo e o Galo pela última Copa do Brasil, no Mineirão. Ganhar sempre é bom e ser campeão melhor ainda. Sou dessa maneira e não consigo pensar diferente. Um coisa que me deixa p. da vida é quando o meu time vence um jogo com um gol irregular. Para o esporte não acho isso válido. Para o perdedor, é como o cidadão trabalhar o mês inteiro e no dia do pagtº ser assaltado na porta do banco, ficando sem nada. A derrota faz parte de qualquer esporte, e quem está no ramo já aprende desde novo, mas o roubo machuca quem foi lesado. Quando há dúvidas, em lances milimétricos ou penais que temos que rever inúmeras vezes o vt, isso sim, faz parte do futebol. O meu saudoso pai era assim e acabou passando isso pra mim. Sou o torcedor do tipo que somente converso sobre futebol, como também politica e religião, e quando passa para discussão, no bom sentido da palavra, não quero dizer brigas, principalmente quando o beltrano afirma ter razão em tudo, deixando o fulano sem falar nada, vc pode ter a certeza que serei o 1º a abandonar o recinto. Queria ser até diferente, mas não consigo ver o futebol de outra maneira. Além do mais, sou do tipo que torço sem paixão, pois paixão nos lembra do amor, e o amor é um sentimento muito forte e bonito para ser direcionado a um clube de futebol. Devemos reservar todo o amor para pessoas especiais. Podem ficar tranquilos, amigos Sefinho e Categoria, pois respeito suas paixões a amores por seus respectivo clubes. rsrs. Sefinho, vá devagar com o Eugênio Lima, pois se ele fosse cardíaco vc já o teria matado.

      Excluir
  12. Parabéns Tadeu, excelente texto, de fato você é eclético. Pode pedir aumento salarial ao Adilson pois você merece.
    Abrs

    ResponderExcluir
  13. Sem provocação não tem texto eclético. Se ele tiver aumento, peço demissão. Rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção