Libertadores: Comenbol já arma contra brasucas no sorteio

Já que o assunto futebolístico é quase zero nesta quarta-feira, nem um joguinho interessante à tarde, acabou a Copa do Brasil, não tem Champions League, Brasileirão só tem jogo no final de semana, e tudo já está definido, ah, falta definir o último rebaixado, tá bom, e então vamos falar de sorteio da Libertadores, que aliás também não definiu nada, ainda falta saber quem entrará, onde entrará e aí por diante.

E mesmo assim a mídia nacional dá total cobertura do chato e desprezivo sorteio comandado pela Comenbol ontem à noite, em Luque, no Paraguai. Coisa feia, enjoada, chata e que me fez dormir, felizmente, antes mesmo das onze da noite, mas como a Internet é minha grande aliada e os sites especializados estiveram acordados, eis que posto um pitaco sobre o tema para não ficar sem assunto no dia de hoje. 

Quem são os favoritos? Todos os cinco brasileiros, os dois gigantes argentinos (Boca e River) e o resto é intromissão e só ganham a Libertadores/15 se um destes sete grandes da América do Sul se perderem pelo caminho. Daqui, antes de começar, eu digo que a Conmenbol vai fazer dois ou três brasileiros ficarem pelo meio do caminho, aposto uma mariola que vai ter armação na tabela, na arbitragem e fatos extra campo. Tá valendo?

Veja só os grupos da chamada Pré-Libertadores, os brasileiros (Corinthians ou Internacional) enfrentam um colombiano enquanto peruanos, paraguaios, bolivianos, se enfrentam entre si e se passar os dois brasucas se enfrentam em uma chave que terá San Lorenzo, atual campeão, São Paulo e o Danúbio, do Uruguai. Pensaram no que falei? A confederação da América do Sul não quer que time brasileiro cresça na briga e a armação começou no sorteio. 


Comentários

  1. Caro amigo Dutra, sem querer mais já abusando da amizade, faço neste espaço um comentário que deveria tê-lo feito lá atrás. Seguinte:
    Eta Sefinho! Esse menino é um verdadeiro menino prodígio, é um poeta, pelo menos tem a sensibilidade dos poetas, em curtos comentários demonstra uma veia do grande cronista Armando Nogueira.
    Fiquei no Porto da Barra juntinho do Farol. Pura poesia dia e noite. Ainda tem Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo e dentro de Salvador, Campo da Pólvora, Terreiro de Jesus, Aquidabã, Dique de Tororó, centenas de igrejas, prédios históricos, museus, vários monumentos, mil outros lugares com nomes bonitos que não acaba mais. Tem ainda a lembrança de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Amado e Zélia Gattai, Gal, Betânia, Rui Barboza, Carlinhos Brow, João Ubaldo Ribeiro, só para citar alguns, pois o que não falta em Salvador são lembranças de grandes nomes baianos de repercussão nacional. E os terreiros com suas divindades? Olha, é muita coisa mesmo. Agora, tem um porém, se não entender da Alma dos baianos e de suas nuances irá achar Salvador a pior cidade do mundo.
    Maluf, Rio e Salvador são cidades irmãs, uma é a cara da outra nos hábitos e costumes, porém, mesmo amando muito o Rio, tive a sensação que Salvador é mais original, o Rio é o resumo do Brasil, aliás, é um sonho! Sonho de quase todo o brasileiro conhecer ou morar no Rio de Janeiro, por isso, lógico, sofre muito as influências de mineiros, paulistas, nordestinos, nortistas, sulinos e centrolinos (existe essa expressão?).Essa é a grande diferença que pude observar entre Salvador e Rio, enquanto Salvador é pura baianês, o Rio é a mistura de tudo que existe no Brasil, a exemplo de SP, porém, SP é matéria e Rio espírito.
    Abrs amigos.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: o nome do grande jurista brasileiro é Ruy Barbosa e o meu comentário foi baseado no que escreveram Sefinho e Maluf lá atrás.

    ResponderExcluir
  3. Epa epa epa epa, esse negócio de menino prodígio me parece coisa do Batman e Robin, agora, "os velhos e os novos baianos" sempre me ofereceram coisas da melhor qualidade "ou não", além dos já citados por você com grande "categoria" lembro aqui entre tantos outros da beleza de Martha Rocha, do genial cineasta Glauber Rocha, apesar de sempre ter estado ao lado do governo militar por ser um nacionalista e da figura de ACM e este tão perto do bem e do mal. Mas existem também muitos "cariocas" baianos como Baby Consuelo(Niterói) e Jamelão da"Mangueira",como diz Caetano, local onde o Rio é mais baiano.

    ResponderExcluir
  4. Dos 7 em questão, brasileiros e argentinos, pelo menos um deles estará muito provavelmente entre os 4 semi-finalistas, já vimos em competições anteriores Cobreloas, Olympias, Once Caldas, Deportivos de todos os países só faltou o do Espírito Santo fazendo gracinha por aí. Vamos aguardar pra ver, mas se o Flamengo estivesse nessa......sei não, sei não.

    ResponderExcluir
  5. O Flamengo? Bem, provavelmente seria eliminado na primeira fase, mas, sei não..., talvez o apito, vamos deixar o apito pra lá, por hora.
    Por falar em Flamengo, é a maior torcida no Piloto de Brasília - DF, 19,31%, Vasco 8,6%, Fluminense 6,11%, Botafogo 5,11%, SP 4,02%, Corinthians 3,99, pela ordem de preferência dos torcedores do Plano Piloto (não de todo o DF). Detalhe: 39,11% não têm preferência por times de futebol. Já os dois times da capital federal melhores cotados são: Brasiliense 1,67% e Gama 0,75%. Pesquisa da Codeplan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houvesse uma pesquisa séria, sem envolvimento do capital, 51% da população mundial indicariam o Flamengo em primeiríssimo lugar, lembrando que até os garotos de Liverpool que formaram um grupinho de rock chamado The Quarrymen e que mais tarde trocariam de nome do grupo, acho eu para The Beatles, todos eles eram Flamengo.

      Excluir
  6. Plano Piloto de Brasília - DF.

    ResponderExcluir
  7. Que convencimento. Mano Belo volte de pressa o Sefinho está impossível.
    Tem um time chines que sozinho tem dez vezes mais a quantidade de torcedores do Flamengo em todo o planeta terra, detalhe: lá na China o Vasco da Gama é o preferido entre os times estrangeiros, tem 32,19% da preferência dos torcedores chineses, pesquisa de um instituto semelhante ao nosso IBOPE. KKKKKK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na China tudo é possível, durante as Grandes Navegações portugueses e espanhóis andaram por lá e provavelmente, como aqui, fizeram uma "lavagem cerebral" e esse nome "Vasco da Gama" deve ter ficado encruado na cabeça deles como o de Mao.

      Excluir
    2. Detalhe: acabei de pesquisar, realmente este time chinês tem 10 vezes mais torcedores, só que eles tem uma parceria com o Flamengo no contexto mundial. E tudo de 1ª linha.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção