Um ídolo chamado Arthur, mas podem gritar Zico

Alguns dias atrás, visitando Miracema, entrei em um supermercado para comprar uns complementos para o churrasco que ensaiávamos a fazer na casa das manas,  e, no setor de açougue, a conversa era sobre Zico, Roberto Dinamite e outros ídolos daquela geração de ouro, mas o desprezo com Zico, por ter perdido o pênalti na Copa de 86, estava sendo o assunto principal.

Tomei as dores do Galinho e expliquei para os dois rapazes, atendentes do supermercado, quem era
Zico e porque era o grande ídolo de todas as torcidas, o mais velho me reconheceu e perguntou se eu já o havia entrevistado e se ele era mesmo tão simpático como todos os flamenguistas dizem.certo é que

Contei para eles duas passagens que vivenciei com Zico, uma antes desta Copa do México, citada por eles, outra depois do fiasco da seleção em 1986 e em ambas a simpatia e o caráter hunamista do ídolo maior do CR Flamengo aflorada. A primeira, não me recordo o ano, mas o certo é que Ralph, meu filho mais velho, tinha apenas três anos de idade e já cantava o hino do Flamengo e soletrava todo o time campeão dos campeões da quele início dos anos 80.

E num dia de festa em Itaocara, promovido pelo famoso Irmão Pedro, lá do orfanato de Ponto de Pergunta, levei Ralph para ver o Galinho, que estava por lá para prestigiar Irmão Pedro e o amistoso de craques cariocas para angariar fundos para sua instituição. Um dos organizadores me reconheceu e me levou até Zico, encantado que estava com o Ralph, quase um bebê, falando sobre o Flamengo e escalando do goleiro ao ponta esquerda o time campeão.

Zico se aproximou de nós, perguntou o nome do garoto, o pegou no colo, naquele tempo Ralph ainda não era tão gordinho assim, e o levou para batar bola no gramado do estádio de Itaocara, antes, é claro, se deixou fotografar com o garoto, que ainda guarda a foto até hoje em um lugar bem seguro e, ao correr de volta a nosso encontro, perdeu a sandália, que foi achada por Zico e trazida até nós: "Estão procurando pela sandalinha do Ralph? Achei ali no meio e vim traze-la para vocês, parabéns pelo garotão, viu?

Este é o Zico, ídolo de todos nós, flamenguistas ou não, tem aqueles que o desdenham, mas tem uma outra passagem, já em Campos, já repórter da Campos Difusora, que presenciei e conto com orgulho.

Americano x Flamengo, domingo, cinco da tarde, no Godofredo Cruz, e a preliminar de juniores corria quando um grupo de alunos de uma instituição de apoio, não me recordo se era da Apae ou da Apoe, em Campos as duas trabalham com crianças especiais, e os meninos gritavam Flamengo, Zico, Júnior, Adílio e qualquer um que passasse por ali, na porta do vestiário, naquele momento.

Alguns jogadores fingiram não ver, um destes era um dos líderes do grupo e um craque de bola, prefiro não citar o nome, que foi chamado por mim para ir até ao alambrado dar um alô para os garotos. "Não possso, tenho que descer para mudar a roupa" disse ele sem sequer olhar para um aceno.

Vi Zico se levantando do lugar onde estava, sentado no degrau da escada de acesso ao túnel, expliquei a ele o que estava acontecendo, que os garotos da Apae (ou Apoe) estavam gritando por ele e, bingo! O Galinho sem pestanejar, ajeitou a roupa e foi até lá levando consigo um boné e uma camiseta do Flamengo, que entregou para os dois sortudos, apertou a mão de todos que se esticaram no aramado e, embora rapidamente, atendeu aos garotos como um ídolo de verdade. Dois minutos ou pouco mais, mas o suficiente para levar alegria a quase uma dezena de flamenguistas mirins.

Este é Zico, falei para os funcionários do Supermercado, este é o ídolo, que perdeu um pênalti na copa do mundo mas não perdeu a humildade e de mostrar que é igual, é parelho, é parceiro e é o maior xodó da torcida do Clube de Regatas do Flamengo. Acreditem ou não, as torcidas rivais o respeitam e tem por ele um carinho especial.

Comentários

  1. Vc fez o retrato fiel do que é ser um ídolo. Zico é um ídolo do esporte nacional, independente de qualquer paixão clubística.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser e é ídolo, tudo bem, não discordo, porém, nunca ganhou nada com a Seleção Brasileira ou se ganhou foi coisinha insignificante, portanto, para mim, tanto faz Zico, Sócrates, Falcão, Roberto Dinamite etc, nunca me deram alegria na Seleção, só tristeza, sendo assim, no meu conceito, ficarão entre os 50 maiores jogadores de todos os tempos do futebol brasileiro, só que, começando depois do décimo quinto lugar.
    Concordo que os flamenguistas têm todos os motivos do mundo para nunca esquecer o Zico, assim como eu vascaíno não esquecerei do Roberto Dinamite, porém, foram ídolos de torcidas de clubes grandes, só isso, nada mais que isso. Antes dele tem Romário, Tostão, Gerson, Didi, Nilton Santos, Jairzinho etc, sem falar em Garrincha e o maior de todos entre todos, PELÉ!
    Porém meu caro Dutra, entendo perfeitamente esse seu encanto pelo Zico, assim como do Sefinho e de todos os flamenguista e muitos não flamenguistas, eu, porém, continuo com meu firme conceito de que, Zico foi um ótimo jogador, nunca será meu ídolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita coisinha implicante, agora passou para "depois do 15º", isso quer dizer que com muito boa vontade seria o 16º. O Fontana deve ser o 15º.

      Excluir
    2. O Zico é um Brunello di Montalcino safras de 1971 a 1992. Você deve estar bebendo Sangue de Boi.

      Excluir
  3. Neste seu ponto de vista Lionel Messi também é um jogador comum, como Zico. Certo? Neymar vai pelo mesmo caminho, certo? Dadá Maravilha é o cara, certo? E Ademir Menezes está no mesmo patamar de Zico, certo? E Leônidas da Silva, seria diferente? É uma discussão eterna e será sempre Vasco x Flamengo fora de campo.

    ResponderExcluir
  4. Em 1974 eu fazia o pré vestibular no curso Miguel Couto na Tijuca, numa segunda feira, dia seguinte ao jogo Fla 2 X 2 Botafogo, com dois gols de Nilson Dias e dois de Zico, o galinho ainda sem muita fama foi fazer alguma coisa na galeria onde localiza o curso, e repentinamente foi cercado por dezenas de pessoas, com muita paciência atendeu a todos, inclusive mostrou as marcas dos beliscões que levara do Ademir, um desses brucutus que ficou famoso por "marcá-lo". Do Zico jogador tenho muitas lembranças. Do Fontana acho que nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Cara, em 1971 fiz cursinho neste mesmo Miguel Couto, na Saens Peña, pertinho do Metro Tijuca. Certo?

    ResponderExcluir
  6. Tinha um cinema na galeria, só não me lembro o nome. Antes mesmo de fazer o cursinho, frequentava esta galeria, só cortava cabelo ali, eu e o Coconha. O cara era fera, sabia tudo de tudo, inclusive da vida alheia. Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Até 1979 a crônica paulista sempre enfatizava que Zico era jogador de Maracanã. E que quando saia de lá não rendia a mesma coisa e coisa e tal. A gente embarcava nessa, apesar de ver seus gols, inclusive os de falta. Até que num jogo da seleção brasileira no Uruguai, quando tivemos jogador expulso e com o placar adverso, o Zico comandou a virada da seleção e foi aplaudido até pelos uruguaios. Virar o jogo lá e com jogador a menos não é para jogador apenas de Maracanã. Depois disso sempre foi aplaudido no Morumbi. Para ver que torcedor não é burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Gilberto, o Rivelino também foi meu ídolo, está entre os 4 melhores brasileiros que vi jogar. Já o Biro Biro.......

      Excluir
    2. O Biro Biro era apenas um bom jogador. Mas quando chegou encantou com um futebol de primeira, deixando para trás até o Sócrates. Depois jogou com muita aplicação, segura a onda no meio de campo, mais ou menos como fazia o Jorge Henrique nos seus melhores dias. Chegou a receber 60 mil votos sem sequer estar concorrendo.

      Excluir
  8. Impressionante como paixão de mais não deixa a leitura ser feita com atenção, vejam: escrevi que Zico foi um ótimo jogador, porém nunca será meu ídolo, pois não ganhou nadinha jogando pela Seleção brasileira. Por este motivo, Zico está fora do Olimpo. No meu conceito, os chamados deuses do futebol ou monstros sagrados, só ficam no Olimpo se tiverem vencido competições internacionais de suma importância jogando pela Seleção de seus países. O Olimpo é destinado só aos extraclasses grandes campeões pelos seus países.

    ResponderExcluir
  9. Na minha lista dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, Zico só aparece (por hora) na posição 15, está prestes a perder o lugar para o Neymar. Detalhe: na minha lista, os 14 nomes iniciais dos deuses e monstros sagrados do futebol brasileiro (meu conceito), não consta Dario, Fontana, Piazza, Cafú, Dunga, Mauro Silva etc. Então, espero ter esclarecido aos Ziquestes esse meu ponto de vista, todavia, reconheço que, para os flamenguistas Zico foi Zico.

    ResponderExcluir
  10. Comparar Zico com Messi, bem, aí é covardia, Messi ganha fácil, é campeão olímpico e eleito o melhor jogador do mundo algumas vezes, Maradona então nem pensar. Já o grande ídolo da nação rubro negra..., o que ganhou com a seleção brasileira? Uma asfixiante saudade daqueles que gostam de não ganhar nada com a Seleção, lógico.
    Quanto ao Neymar, por hora ainda não é nada, apenas uma esperança que seja um dia, maior do que foi Romário, Ronaldos, Garrincha e outros monstros sagrados que estão no Olimpo, porém, se não ganhar nada com a Seleção Brasileira, no meu conceito, será igual ou inferior ao Zico.

    ResponderExcluir
  11. Respeito a opinião do amigo Categoria, que defende uma tese de títulos pela Seleção para se entrar no "Olimpo", mas não podemos deixar de fora do mesmo "Olimpo" craques do tipo: Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Zizinho, Ademir Menezes, Danilo Alvim, Di Stefano, Puskas, Cruijff, Zico, Sócrates, Falcão, Reinaldo, Careca, Van Basten, Messi, Cristiano Ronaldo e mais alguns, só porque não conquistaram um título por sua Seleção. O que fizeram pelos clubes que defenderam, e alguns ainda em atividade, não pode ser de maneira alguma esquecido. Um título mundial pela Seleção é uma estrela a mais nos seus currículos.

    ResponderExcluir
  12. Ufa, que falta faz um contrário de bom senso, volta Tadeu, urgente Tadeu. E o olha que o debiloide do Mano Bela ainda não deu o ar da graça, e quando aparecer vai falar do Eberval ou do Guina.

    ResponderExcluir
  13. Concordo em parte, amigo Tadeu, aliás, você, Sefinho, Maluf, sem contar o grande Adilson são de alta categoria, mas, nesse caso específico temos opinião completamente diferente, explico: sem nenhuma sombra de dúvida todos eles estão na categoria craques extra classe, alguns até foram campeões continentais com seleções de seus países, todavia, os deus do futebol só aceitam no Olimpo campeões mundiais ou olímpicos por seleções de seus países de origem, ou escolha, Messi já está no Olimpo, Cristiano Ronaldo não, aliás por falar em Cristiano, viu como é difícil disputar uma Copa do Mundo? disputou duas e não fez nada, jogar campeonato europeu, brasileiro, argentino é uma coisa, Copa do Mundo e Olimpíada é outra coisa completamente diferente. Tai um bom exemplo esse do Cristiano. A diferença é esse algo mais que nem todos os extra classe puderam atingir. Agora, vamos comparar farinha do mesmo saco e não de sacos diferentes. Exemplo: Pelé e Maradona, Cruijff e Revilino, Danilo Alvim com Beckenbauer e não Fontana com Zico ou Dunga com Ademir Menezes etc.
    Vamos em frente, pois Sefinho está futucando o Mano Belo e pode ter resposta, acho como ele ainda não se manifestou deve estar de acordo com vocês. Vamos aguardar para ver se ele entra no assunto.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Messi não foi e não será campeão do mundo e por isto sai do Olimpo?

      Excluir
  14. Acabo de falar com um dos Deus do Olympo, ele verificou a lista oficial e o Zico está lá muito perto do Pelé

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKK. Esse é o Sefinho.Tenho Dito.

    ResponderExcluir
  16. O problema do Sefinho é que ele, às vezes, toma um coquetel de medicamentos, Gardenal, Cibalena e Melhoral e dá para perceber claramente quando a dosagem de Gardenal está baixa, todavia não posso deixar de reconhecer que, tirando esses raros momentos de Gardenal de menos, ele é bom pra Canário!
    Estão bem claras todas as suas colocações, mas dá um jeitinho de colocar Roberto e Zico no Olimpo, eles merecem, porem tem um detalhe: Zico e Roberto foram craques de futebol iguais, não vem com essa que Zico foi melhor que Roberto pois não foi mesmo, se insistirem nisso pode deixar os dois na porta do céu, digo Olimpo.

    ResponderExcluir
  17. KKKKKK. Sefinho e Mano Belo são os homens que humorizam o blog. Legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humorizam? Eu? O Mano, "não faz humor, faz a guerra". Roberto e Zico e futebol igual, só se for nessa microcefalia dele.

      Excluir
  18. O Sefinho chamou a atenção para a hora que aparece na postagem do blog, hora errada, no meu comutador agora são 7h:53 min.

    ResponderExcluir
  19. Não me recordo de uma edição deste blog do nosso amigo "astro rei" com tantos comentários, 25 com este. Só o Zico mesmo, um dos Deuses do Olympo.

    ResponderExcluir
  20. Bateu o recorde de cliques,740 pessoas visitaram esta postagem, além dos comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário