O futebol não é mais o mesmo?

Me parece que o futebol perdeu mesmo a graça e mudou definitivamente a forma de ser visto pelo torcedor, antes um apaixonado, e, hoje, um alienado destemperado e irresponsável, que foi transfigurado pelas lentes da câmeras de televisão que agora dão suporte para inúteis e acaloradas discussões. 

Não dá mais para conversar na fila do pão, nas calçadas do centro da cidade ou até mesmo nas mesas dos bares, o "inimigo" não aceita explicações e o futebol, antes uma diversão sadia e um provocador de encontros espetaculares, hoje se transformou em coisa séria demais e um desagregador inverterado de amizade e destruidor de "bolinhas" de bate papo.

O que explicar para o JR sobre o lance do gol do Fluminense? Ele não aceita, em hipótese alguma, que a bola estava parada e por isto o árbitro não marcou a falta "Se fosse para o Flamengo a torcida do Fluminense iria provocar um enorme tumulto", tenta argumentar o mesmo que eu pensei, ontem, na hora do fato, e quando tentei colocar nas redes sociais este mesmo pensamento, vieram críticas, comentários maldosos e até ofensas por parte das outras torcidas, o JR tem razão, ninguém mais aceita as ponderações.

Aqui no blog, onde a decência e o bom senso imperam, não permito comentários ofensivos e imoral, já perdemos o papo inteligente do Ademir Tadeu e parece que estamos dando adeus ao Sefinho, talvez pelos mesmos motivos que tenho comentado nas rodas de conversa do calçadão, onde o futebol e a política desapareceram dos temas principais dos encontros dos veteranos do Banerj e do rádio,

"Quem tem juízo não discute mais futebol", comenta meu antigo companheiro Eraldo Bento, que como eu é inflamado e cheio de empolgação na hora do debate sobre o esporte bretão. Sou obrigado a concordar e a pensar que a televisão, com suas centenas de câmeras espalhadas por todos os lados do estádio, tirou a graça do jogo e botou o futebol mais bruto e menos romântico. 

Quem diria que hoje, segunda-feira pós Fla x Flu, não tivesse uma discussão sequer na fila do pão e na porta do Armazém do Lenílson, acho que o torcedor está mesmo com  medo de demonstrar sua opinião e temeroso que possa acontecer alguma agressão ou rompimento de amizade.

Que pena!!! O futebol não é mais uma diversão e se tornou um instrumento de vingança e desavença.

Comentários

  1. É o mesmo princípio que a FIFA utiliza, de não permitir telão em campo mostrando o lance polêmico.

    ResponderExcluir
  2. E por falar em polêmica o gol do primeiro pênalti, em Itaquera, segundo s mica regra FIFA, foi legal.

    ResponderExcluir
  3. Eu até acho que o primeiro gol foi de interpretação. Pela primeira vez no campeonato foi a favor.
    Adilson, quanto ao Ademir e ao Sefinho, creio ser temporário. Em 1997 o SCCP estava uma draga e resolvi dar um tempo. Ainda hoje quando meu time perde não vejo quase programa esportivo algum. Fico injuriado. Se eu fosse jornalista não ia dar certo.
    A gente renasce quando nosso time melhora. Bem, é o que imagino tomando minhas atitudes como base. Sou muito fanático e isso me prejudica. Vejo o jogo e meu humor muda radicalmente. Só não brigo.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade não abandoei o Blog, nem faria isso sem uma despedida e com um agradecimento pois só por aqui fui considerado um "Notável", mas tomei uma decisão temporária de deixar de escrever para me reciclar como uma pet, pois a exemplo do que você escreve hoje em sua publicação, futebol sempre foi pra mim muito prazer, e é isso que falei em minha ultima participação por aqui (ver "Nada a declarar" ), futebol é gozação, é o esporte do meu prazer. Deixo muitas vezes de sair de casa para ver meu time jogar. Não assisto nenhum jogo do Flamengo em bares ou em festas com amigos, justamente para não ser envolvido ou ser motivo de confusão, pois do que gosto, desde minha infância lá pela Antônio Basilio é da zoação, se ganhei com gol de mão e perdi no ultimo minuto (como no jogo do Grêmio) se foi impedimento ou não, se perdi de 5 ou ganhei de 2, vale o meu prazer. Continuo afirmando QUE NÃO ABANDONEI O BLOG, só sinto que algumas vezes, e isso tem ocorrido com uma certa frequência, tenho ficado sem respostas aos meus comentários ou ainda o que é pior sem respostas as minhas provocações e neste caso nem mesmo o blogueiro tem me respondido. Parece que escrevo pra ninguém ler, e isso é horrível. No mais leio e estou por aqui diariamente.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, amigo Adilson, vc transcreveu com muita propriedade a real situação que passa o nosso principal esporte. Tal qual a política, o futebol está inserido em um mar de lamas de corruptos e incompetentes. As brincadeiras sadias viraram coisa séria e temos que tomar cuidado em cada palavra que pronunciamos ou escrevemos. Mesmo não fazendo parte da conversa, quase presenciei, mais de longe, uma briga entre amigos pelo motivo de discussão sobre futebol. Como foi desagradável! Adoro o esporte e sinto um grande prazer em colecionar quase tudo sobre o mesmo, mas está difícil suportar o que estamos vivenciando, o que não é de hoje. Não tenho visto os jogos, de vez em quando alguns comentários, que estão tão ruins como os jogos. Sobre o que disse o amigo Gilberto no tópico acima, o motivo não é a fase do meu time, que está uma draga, e também uma droga, desde o ano de 2002. Tinha um grande prazer em assistir os jogos, independente dos times que jogavam, e inúmeras foram as vezes que deixava de ver o Vasco e procurava um jogo de melhor qualidade. E qualidade é o que nos falta em todos os sentidos. abrs

    ResponderExcluir
  6. Sefinho, depois que o Categoria retornar do espaço, vc terá o companheiro ideal para as provocações sadias, o que é a tônica das brincadeiras por aqui. O Mano Belo deve estar preparando alguma... rsrs abrs

    ResponderExcluir
  7. O ruim, o péssimo, o horroroso como o bom, o melhor e o ótimo pertencem ao esporte. Lembro-me que logo assim que comecei a frequentar o Blog o Adilson fez uma pesquisa ou coisa parecida de qual o melhor ou pior Flamengo, já lembramos por aqui dos péssimos árbitros que também foram ótimos, esse negócio de futebol é decidido no exato momento em que o lance acontece, ontem o lutador de sumô que fica na linha de fundo deu um penalty que o arbitro não havia marcado eaí ele deu. O craque de hoje é perna de pau amanhã e vice versa. Já escalei o Flamengo em 2003 com Bigu e mais dez e olha que o Zico era o dez e ainda tinha Adílio e cia. Quando caímos de pau mo Marcio Araujo, lembro que foi dele aquele golzinho "legal" no final do final do jogo final, com direito até a um "amém" por final. Não vejo muita diferença do futebol europeu para o nosso, é tudo muito parecido, neste final de semana pela menos não vi nada que me agradasse ao ponto de concordar com o Adilson, e não estou cego, ainda. Vi um jogo do português, um do italiano, um mais ou menos do inglês, um horroroso do espanhol, isso tudo não foi nada muito melhor que o jogo do Vasco neste sábado. Os caras são igualmente fraquinhos. Não me venham com o 7 x 1, nunca mais acontece aquilo. Se vamos falar de corrupção no futebol aí vamos envolver a Fifa a Uefa a Commenbol os asiaticos os africanos e todo mundo por aqui, inclusive o pessoal da Petrobrás. A estrutura está errada? Concordo. Temos muito que mudar, mas o penalty que o juiz não viu ou viu, a expulsão que era pra ter tido ou não, o gol mal ou bem anulado, isso é coisa do campo de jogo, é coisa do segundo, do instante, vamos parar com essa de gaveta de armação disso e de aquilo. Nos tribunais sim, podem haver armações. Que venham o Mano, o Categoria o Adilson,o Tadeu, o Maluf a turma do padaria e do Lenilson, que venham em paz estarei sempre ligadinho por aqui. Não esqueçam de chamar o Bicudo, este é um "papo firme, mora"

    ResponderExcluir
  8. Sefinho e Ademir, ou vice e versa, estarei sábado em Miracema e vamos resolver, definitivamente a data da visita a Sampa. Célio Silva, Zé Maria, Gilberto Maluf e Zé Boquinha, além do Octávio Tostes, aguardam a confirmação.
    Vamos nos encontrar por lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção