Três candidatos para duas vagas em cima e em baixo

Intervalo de jogo e lá vou eu, com chuva caindo nas costas, até a padaria para buscar um lanche para a noite, o almoço deste domingo foi fora de casa, e quem é que encontro no Para Raio's bar? Meu parceiro Bicudo, já com algumas cervas na cuca, assistindo os melhores momentos dos jogos das cinco da tarde no telão do bar dos irmãos Paulinho e Flavinho.

- Chefia, bem baixinho, para que os irmãos não nos ouça: Tô secando tricolores, alvinegros e vascaínos e o clima aqui está tenebroso, dizia o companheiro das andanças matinais, feliz da vida com sua previsão, lembram que ele disse que desceriam Flu e Vasco e o Botafogo não iria a Libertadores? Pois é, o camarada "seca" tanto que até Jéferson, goleirão do Botafogo e Seleção Brasileira, papou um frango sem ó ou piedade.

Mas ainda tinha muito tempo de jogo, mais um tempo inteiro e os acréscimos nos jogos transmitidos pela Globo, Sportv e Premiere, aliás lá no Para Raío's eram três tevês ligadas para os clientes e secadores presentes no bar sob as arquibancadas do Goytacaz FC.

Não fiquei por lá, o Leandro chega à casa e o convite para ver Criciúma x São Paulo, no Premiere, fica valendo e percebo que o filho tem razão, o tricolor paulista foi prejudicado pela dupla de arbitragem, bandeira e árbitro, e o lance que originou o gol, de pênalti, do Tigre de Santa Catarina, foi ilegal demais e só não viu quem não quis ver. Será que a moça não quis ver?

Enquanto isto, nos outros jogos em que os candidatos ao rebaixamento chegam ao fim o desespero dos meus vizinhos tricolores e vascaínos é notado no barulho das conversas vinda da Formosa, por aqui tem poucos alvinegros e não sei se reclamaram do Jéferson ou do árbitro durante o segundo tempo, mas no intervalo, na fila do caixa da padaria, deu para ouvir piadas com o goleirão alvinegro.

E aí o Coritiba faz 2x0 e no Couto Pereira é festa total, mas no Rio a tensão aumenta. São decorridos trinta minutos do segundo tempo nos jogos das cinco da tarde e a situação era a seguinte: Vasco, 44 pontos, Fluminense, 43 pontos, Ponte, 36 pontos e Náutico, 14 ponto, estes dois últimos rebaixados e os dois primeiros dependendo de vitórias na última rodada além, é claro, de derrotas de seus concorrentes diretos.

Mas Vovô Zezão, que também jura que o Vasco não cai, me diz, via celular, que o Coxa pega o São Paulo, no Morumbi, e o Tigre vai ao Rio pegar o Botafogo e são estes dois condenados ao rebaixamento.

Ah! O Flamengo do Bicudo? Botou os reservas e enquanto eu dedilhava este comentário estava perdendo por 4x2 lá no Barradão, Salvador, para o Vitória, e o Vasco marcava o segundo na vitória salvadora contra o Náutico.

E no final da história um pitaco: Duas vagas para três e o Flu respira aliviado com a virória do Bahia em Minas, contra o campeão Cruzeiro, e vai ter que torcer pelo São Paulo FC "secando" o o Coritiba.

Muita emoção para corações tricolores, vascaínos, coxas e porque não dizer, alvinegros, gremistas e esmeraldinos na última rodada? 

Comentários

  1. Dutra,
    Parece que a matemática do Osvald de Souza vai dar certo dessa vez. Os 4 clubes que estão no Z4 dificilmente escaparão.
    E na minha previsão quanto aos times que cairiam, previsão que fiz aqui no blog tempos atrás, estou apenas com um erro, exatamente o Flu, pois acreditava que ele brigaria no G4 e não no Z4. Porém, tudo faz crer que o Flu está no sal.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Previ a queda junto com o Náutico da Ponte, Criciúma e Vasco. O Flu eu achava que escaparia. Gostaria de ouvir a opinião dos amigos sobre o gol irregular do Criciúma com dois erros grotescos, o do impedimento e do penal. Faço o questionamento apenas para imaginar se esse gol fosse marcado no Maracanã a favor do Flu ou do Vasco, e também de qualquer outro time grande que estivesse na mesma situação. O que rebaixa um time não são os jogos das últimas rodadas, é o conjunto da obra num todo, pois o torneio de pontos corridos cada jogo é uma decisão, não se pode perder pontos em casa para adversários que já entram no campeonato ameaçados de cair. Mais precisamente sobre o Vasco, caro amigos, o que o time apresentou para se manter na 1ª divisão? Absolutamente nada! O futebol apresentado é tão ruim como o do Náutico, o pior time do campeonato, que ontem merecia até um empate pelo que apresentou durante a partida. Não se deve premiar a incompetência, tanto dentro como fora de campo, e no futebol a mesma se paga com derrotas e rebaixamentos. Eu sei que outros times que escaparam também possuem problemas idênticos, mas na medida do possível conseguem pontualmente sobrepor-se sobre os demais. Aqui no Rio o Flamengo é um exemplo. O último grande presidente do Vasco foi o Agathyrno da Silva Gomes, que de 1969 a 1979 comandou a instituição. O Calçada foi um grande negociante, o Eurico um ditador e, finalmente, o Roberto um grande incompetente. Sobre o Fluminense, o que segurou o time nos últimos anos foi a sua patrocinadora, pois sem ela a situação seria igual ou pior que os demais coirmãos. Ela ainda continua patrocinando, só com uma grande diferença, as muitas divergências do atual presidente com o grupo que patrocina. Na atual temporada agravou-se e o resultado está aí. Peço desculpas se escrevi demais. abrs


    ResponderExcluir
  3. Tadeu você tem toda razão, o que leva um time a cair ou ganhar um campeonato é o somatório de suas qualidades com a subtração de suas deficiências, portanto, o conjunto de sua obra em toda competição. Por isso, vejo que o campeonato por pontos corridos é a melhor forma de premiar os competentes e punir os incompetentes, ainda por cima, o campeonato brasileiro na forma por pontos corridos valendo vagas na libertadores, sul-americana, e descenso, torna a competição muito interessante, pois qual outra forma que permitiria todos estarem faturando dinheiro e chamando a atenção do inicio ao fim da competição?
    Veja a Copa do Brasil disputada no sistema mata mata, alguém sabe o que está acontecendo com o primeiro time que jogou com o Flamengo tri-campeão? Só àqueles que acompanham o noticiário diário do futebol, como Adilson Dutra, sabe o nome do time, talvez nada mais que o nome, enquanto no brasileiro, o lanterna que já caiu ha muito tempo joga em estádios cheios, lá e cá.
    Vasco e Flu merecem descer juntos, pois demonstraram muita incompetência como clubes ao longo de toda a competição, mas, caso um dos dois se salve, será merecido, pois havia no meio um outro clube mais incompetente ainda.
    Pontos corridos dão oportunidade igualmente a todos, porém, os melhores de alguma maneira são premiados.
    Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção