A Copa começa amanhã

Até parece que a Copa do Mundo começa amanhã e não um simples sorteio para definir os oito grupos que abrigarão as 32 seleções classificadas para virem ao Brasil brigar pela mais cobiçada taça do futebol mundial.

A força da mídia e a propaganda escandalosa da Globo e das emissoras que irão cobrir o Mundial 2014, faz com que o sorteio, na Costa do Sauipe, na Bahia, ganhe relevância acima da merecida e o torcedor já tem até simulador para saber onde jogar a sua seleção.

E você, acredita que o sorteio não será dirigido e que nada do que estão propagando, como o Brasil enfrentar dois poderosos do futebol mundial? Você acredita que a dona Fifa deixará que França, Itália ou uma destas seleções de ponta enfrentarem o Brasil logo na primeira fase? Sonho de pessimistas ou de quem gostaria de ver futebol "a vera" logo no início da Copa e que não será realizado.

O site globoesporte.com, que é um complemento do jornal O Globo, na internet, abre manchete nesta manhã colocando a simulação da Fifa, que deu o chamado "grupo da morte" com Brasil, França, Itália e Austrália, portanto você, inteligente e maduro, sabe que não teremos a repetição deste sorteio quando a bolinha cair definitivamente.

Amanhã, após as bolinhas caírem, eu volto aqui e comento a colocação das seleções nos oito grupos da Copa 2014. Até lá. 

Comentários

  1. A Copa começa amanhã (Blog do Adilson Dutra de 05 dez 2013)
    Como de costume pela manhã, liguei meu computador e fui direto ler o Blog do flamenguista meu conterrâneo Adilson, texto perfeito, porém aí me dei conta, mais uma vez, da velocidade do tempo. Que ingratidão da vida. Tudo é muito rápido. Caetano Veloso trata disso muito bem em sua canção Oração ao Tempo. Mas o tema é o Blog, o tema é Copa do Mundo, é sorteio, é construção de estádio, de construção do em torno (ficou na moda) do estádio, enfim tudo que envolve um evento com essa importância (?).
    Não amigo Adilson, o tema pra mim hoje, agora é realmente o meu sonho da juventude. Quando ainda adolescente tinha certeza que um dia eu ia ter a oportunidade de assistir aqui no Brasil. Uma Copa do Mundo. Sonhava com jogos no Maracanã, estádio que eu freqüentava semanalmente (quase que diariamente), curiosamente no meu imaginário teríamos uma decisão entre Brasil e Portugal, e talvez você me pergunte, porque Portugal? Resposta pronta e na ponta da língua, Copa do Mundo de 1966, os portugas nos eliminaram em minha primeira Copa. Nasci em 1956, logo a de 58 e 62 era eu uma criança e como você bem sabe, transmissão apenas via rádio, como também em 66, mas aí eu já tinha 10 anos, estava contaminado pelos jornais da época com a história do Canarinho do Tri, lembra disso. A Inglaterra era o palco, terra dos Beatles, dos Stones, da Rainha Elizabeth, de Bob Charlton e Bob Moore, do roubo da Jules Rimet, era a minha copa, e não foi. Os nossos colonizadores nos impuseram uma derrota vergonhosa, bateram muito, mas nosso time era pior. No final, com a eliminação meus primos e irmãs parodiaram uma canção de Roberto e Erasmo (Que vá tudo pro inferno).
    Sonhos não envelhecem, mas as dificuldades do dia a dia da vida talvez possam desiludir uma criança que hoje aos 57 anos ainda gostaria de se vingar, vendo, sentado no mesmo local com de costume, na direção da bandeirinha de escanteio, do lado direito à estátua do Bellini, uma vitória canarinho pelo mesmo placar de 3 x 1 com atuação de gala de nossos jogadores.
    A dona FIFA, a senhora CBF, a rainha Globo, os patrocinadores, nossos governantes e políticos transformaram o sonho do menino Sefinho num pesadelo para Sr. Yussef Damian.

    ResponderExcluir
  2. Bonito texto. Fiquei ressentido em 1966 ,eles entraram com a finalidade de quebrar o Pelé.

    ResponderExcluir
  3. Yussef, já que você mencionou a Copa de 1962, permita-me contar alguma coisa daquele tempo.
    Com 14 anos vi na extinta TV TUPI todos os jogos do Brasil da Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile, era em vídeo-tape exibido no dia seguinte a cada jogo do Brasil, muita emoção ao conferir as imagens daquilo que tínhamos ouvido na transmissão da Rádio Nacional, na verdade era retransmissão, pois em Campos as emissoras locais entravam em cadeia (como se dizia na época) com as emissoras do Rio, se não me falha a memória a Cultura retransmitia a Nacional e a Continental a Rádio Globo, não existia na época a Campos Difusora.
    Foram emoções maravilhosas que ficavam ainda maiores na minha memória de menino, aliás, quando criança as imagens ficam ampliadas em nossas memórias.
    Lembro-me bem que, quando encerrado o jogo final Brasil 3x1 Checoslováquia, foi a maior festa! Brasil bicampeão do mundo!!! Que coisa maravilhosa! Essa emoção só foi maior na conquista do tri em 1970.
    Naquele tempo o sentimento de patriotismo parecia maior, Brasil para nós era BRASIL e não brasil, hoje a impressão que me dá é que para os brasileiros o BRASIL é apenas brasil.
    Quando era tocado o hino nacional dava para ficar arrepiado, quanta emoção! Nas transmissões pelo rádio então..., o som das transmissões era um som diferente, parecia o som das ondas do mar.
    Amarildo e Didi são campistas, nós ficávamos superorgulhosos por isso. Nosso treinador era o Aymoré Moreira, natural da nossa terrinha gostosa, gloriosa e querida, Miracema. Aliás, só vim conhecê-lo pessoalmente quando presidente da Associação Atlética Miracema por ocasião em que foram homenageados os irmãos Zezé e Aymoré, também nesse dia foram homenageados Ademir Marques de Menezes e Eduardo Vianna.
    Então, quando você diz que talvez não tenha a oportunidade de assistir no estádio a um jogo do Brasil, também estou na mesma situação. Pensei em adquirir pelo menos um ingresso para qualquer jogo, mas como? Tinha que me cadastrar e torcer para ser sorteado, assim sendo, não fiz inscrição e não terei mais a oportunidade, pois ingresso só nas mãos de cambistas, a que custo? Porém, irei para frente de um estádio só para ver como é a festa, do lado externo é claro, e de graça.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  4. Memórias da vida, Rádio Globo, Nacional, Difusora, Continental, TV Tupi,Copa de 62 e a de 70, Brasil em maiúsculo, Brasil em minúsculo, Amarildo, Didi, Zezé e Aymoré Moreira, Ademir Menezes, nossa querida Miracema(sempre em maiúsculo), enfim ótimas lembranças, mas Euardo Vianna amigo!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção