As grandes duplas da meia cancha

Estava aqui, quietinho, assistindo Atlético Paranaense x Fluminense, quando o narrador falou o nome de Maranhão, meio campo do Furacão, e meu pensamento foi lá para São Januário, anos 60,  e para o homônimo do jogador do rubro-negro paranaense, que durante anos formou um belo meio campo com Lorico, no Vasco da Gama.

Lembrei de Maranhão e Lorico e imediatamente comecei a pensar nas grandes duplas de meio campo, daquele famoso esquema 4-2-4, usado pelos treinadores nos anos dourados do nosso futebol antes de inventarem um punhado de variações e de esquemas complicados e esquisitos, como 3-5-2, WM, 4-5-1 etc e tal.

Fui buscando pela memória e, para lembrar o mais famoso das seleções, Zito e Didi, ou Clodoaldo e Gérson, ou o do Flamengo, Carlinhos e Nelsinho, o do Botafogo, Carlos Roberto e Gérson, o do Santos, Zico e Mengalvio e o melhor de São Paulo, o do Palmeiras, Dudu e Ademir da Guia, ou aquela dupla fantástica do Cruzeiro, Piazza e Dirceu Lopes. 

Que maravilha, ainda tinha aquela dupla de garotos, do Fluminense, Pintinho e Kléber, que fez parte da máquina tricolor, Batista e Falcão, no Internacional e tantas outras espalhadas por este Brasil afora, que faziam com que os torcedores se encantassem com o carregador de piano e com o virtuose, que sempre tinha a liberdade de movimentos no meio campo de seu time. 

Me recordo muito bem quando o Flamengo foi buscar o meia Dendê, na Bahia, e o pessoal da Catuense mandou, no chamado contra peso, o volante Merica. E quem é que fez sucesso? O feioso carregador de piano Merica. E isto se repetia uma contratação, nos anos 60, quando Cardosinho, um estiloso meia do interior de São Paulo, veio parar na Gávea, mas também trouxe com ele um desconhecido, Liminha. 

E quem é Flamengo não se esquece desta dupla de meio campo, Carlinhos e Liminha, que fez sucesso absoluto na Gávea e fez com que Nelsinho abandonasse o clube e logo depois o futebol. Alcir e Buglê, no Vasco, foi outra dupla de sucesso e se você, que sentiu que esqueci alguém ou algumas duplas de qualidade acima da média, pode começar a escrever e me cobrar para voltar ao assunto. 

Se querem saber quem foi a melhor dupla de meio campo, a mais famosa e a mais talentosa lá da minha terrinha:? Sem dúvida alguma foi Paulinho Lolita e Ademir. Marco época, sem dúvida alguma. E estamos conversados. 

Comentários

  1. Você lembrou do Lorico no meio de campo do Vasco. Não sei porque certas coisas ficam guardadas na memória. Na Revista do Esporte dos anos 60 li uma reportagem sobre o Lorico quando ainda jogava na Portuguesa. Os jogadores do clube falavam que ele era mão de vaca e nem cigarro comprava. Na época até o Gerson canhotinha fumava. E o Lorico sempre chegava assim para serrar um cigarro: Jovem, tem um daqueles para me emprestar?
    Como você lembrou de quase todos, cito também o Zanata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário