Sobre Flamengo, Vasco e São Paulo

E o Fluminense, como um bom pai, deixou o Flamengo fazer a festa no novo Maracanã e amargou mais uma rodada sem vitória e Luxemburgo, segundo ouço nos bastidores do meu mundo da Internet, já está balançando e podendo não emplacar nem mesmo o primeiro mês do contrato com o tricolor.

Justíssima a vitória rubro-negra, foi superior durante os noventa minutos e o placar, apertado e com apenas um gol de diferença (3x2) pode ser creditado, como sempre vem acontecendo neste Brasileiro, ao zagueiro Walace e ao goleiro Felipe, duas peças que não estão em sintonia com a atual realidade do Flamengo.

Minha sala ficou repleta de rubro-negros, como disse Marina, dois minutos antes de começar o jogo: "Isto me parece um Maracanã, não para de chegar gente com camisa de time de futebol", Eram, contados por ela, oito flamenguistas, filhos,  ávidos por uma vitória sobre o grande rival para presentear os outros três presentes, os pais, que mais acostumados aos vexames e menos explosivos, apenas assistiam a vitória com tranquilidade dos mais maduros.

Agora pela manhã, quando saia para uma caminhada até o centro da cidade, Maguinho, o porteiro do meu prédio, estava eufórico e otimista: "Ah! Se não fossem aqueles dois empates contra o Coritiba, quando vencíamos por 2x0 e Portuguesa, na falha coletiva do time, a situação seria bem diferente". Verdade, meu caro Maguinho, o Flamengo hoje soma 17pg e mais os quatro perdidos de forma bisonha daria uma colocação entre os quatro primeiros do Brasileirão.

A rodada também foi ótima para o Vasco da Gama, que foi lá em Curitiba e venceu a sensação do Brasileirão 2013, o Coritiba, que parece já ter feito fogo suficiente para dar alegria ao torcedor Coxa Branca, seria daqueles chamados "cavalos paraguaios"? O Vasco não quis nem saber e somou mais três pontos, que para quem a duas ou três rodadas era considerado pule certa para rebaixamento, a situação melhorou e me parece que vai engrenar de verdade no comando de Dorival.

Prá encerrar: E o São Paulo, hem? Que vexame do Paulo Autuori. Ney Franco deve estar gargalhando em qualquer cantinho da sua Minas Gerais e olhando com muito carinho para a reprise da cobrança de pênalti de Rogério Ceni. 

Comentários

  1. Um amigo me falou que a Chapecoense está de olho na vaga do São Paulo. Que maldade.

    ResponderExcluir
  2. O Vasco também perdeu 4 pontos preciosos contra Goiás e Ponte Preta, principalmente contra a Ponte, pois jogando em casa deixou escapar a vitória por detalhe ou seria incompetência? Se bem que, ao final vimos que o empate ficou de bom tamanho.
    E continua o brasileirão com algumas surpresas, é um ganha e perde surpreendente, aliás, qual o clube que tem um bom time no momento? Do lanterna ao líder todos estão parecidos, porém, os jogos estão suportáveis para se assistir, tanto nos estádios quanto pela TV.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  3. O Lédio Carmosa, hoje pela manhã, no canal Sportv, disse uma pérola: "O campeonato está nivelado por baixo mas não está ruim, está muito bom". Afinal o nivelamento por baixo faz o campeonato ficar bom ou eu que estou nivelado por baixo?

    ResponderExcluir
  4. No contexto geral o nível do campeonato é regular, dentro das expectativas dos times. A pouca diferença de pontos entre o primeiro colocado e quem está no meio da tabela, depois de 13 rodadas, praticamente 1/3 dos jogos da competição, é uma constatação que está totalmente em aberto para o título e as vagas da Libertadores. Mesmo assim, não por estarem na frente, mas vejo o Botafogo, o Cruzeiro e o Corinthians fortes postulantes a ficarem entre os cinco primeiros. Já descarto o Atlético MG, Bahia, Vitória, Coritiba, Vasco e Fluminense, brigando na parte de cima da tabela, pois acho que ficarão na parte intermediária da mesma. O que pode mudar um pouco todas as previsões, é o afunilamento da Copa do Brasil junto com a reta final do brasileirão. Dois times paulistas com pretensões bem diferentes, sendo o Corinthians chegando com força total na parte de cima e o São Paulo, vivenciando o que ainda não havia ocorrido desde 2003, para o Tricolor, um namoro firme, quase que um noivado, com o rebaixamento.

    ResponderExcluir
  5. Por falar em nível de campeonato, o alemão começou como terminou a temporada passada, nota 9,9, com bons jogos, estádios lotados e muitos craques. Espero que o Borussia, pelo qual tenho muita simpatia, supere a seleção do Bayern. Os campeonatos da Alemanha e da Inglaterra estão bem acima dos demais.

    ResponderExcluir
  6. Assim falou TADEU!Pelo que entendi vc considera o FLA no páreo para o título? Será possível isso? Caso fosse campeonato carioca, somente pelos resultados entre os times do RJ nesse primeiro turno do brasileirão, teríamos BOTA e FLA novamente disputando o título do melhor do Rio. Que coisa!
    Abrs.







    ResponderExcluir
  7. Não considero o Flamengo no páreo pelo título, mas vejo o time em melhores condições técnicas do que a dupla Vasco e Fluminense, fazendo uma comparação com os cariocas. O Mano já deu mostras que tem o time nas mãos e em alguns jogos, como o último, mostrou um futebol que pode almejar uma disputa por vaga na Libertadores. Reconheço ainda a dificuldade do time quando encontra um adversário mais retrancado, os resultados contra os chamados times de menor expressão falam por si, e isso está pesando na balança. Além do mais, o goleiro é inseguro e a defesa ainda bate cabeça. Não sei se a entrada do Chicão resolverá o problema, mas já é um alento. Do meio pra frente o Mano parece que acertou mais a equipe. Com tudo isso, só uma sequência de vitórias dará ao time a certeza de voos mais altos. Espero ter respondido ao amigo Categoria, por isso só escrevi sobre o Flamengo. Ainda em tempo: o Elias é o melhor jogador do Flamengo e está desequilibrando em alguns jogos.

    ResponderExcluir
  8. Um detalhe sobre o Elias. Ele está emprestado pelo Sporting, de Portugal, e se aparecer uma boa proposta, somente do exterior, o Flamengo terá que liberar o atleta se não conseguir cobrir a mesma. Na situação atual seria uma perda e tanto. Isso mostra a realidade do nosso futebol, um jogador comum, podemos dizer um volante que sabe jogar, fazer tanta falta ao time. Não estou menosprezando o jogador, que até tem mostrado muitas qualidades, fiz apenas uma comparação.

    ResponderExcluir
  9. O título, para encerrar, está caindo nas mãos de quem tem condições de conquista-lo, vem de São Paulo, tem uma Fiel torcida, um elenco muito bom e um técnico competente. Alguém já sabe de quem estou falando?

    ResponderExcluir
  10. Vou falar sobre o Elias porque vi muito jogos dele pelo Corinthians. Faz muitos gols nas arrancadas "de surpresa" . Chegou ao Flamengo um pouco fora de forma mas já está entrando no ritmo. É excelente jogador e tem lugar em qualquer time.
    Quanto ao Chicão, vai arrumar a dupla de zaga e até o Wallace vai melhorar com ele ao lado. O André Santos é outro que veio para melhorar o time.
    O Flamengo deve levantar as mãos para o céu por ter escolhido o Mano Menezes.

    ResponderExcluir
  11. Lendo os comentários dos amigos, vejo que houve uma parceria involuntária do CORINTHIANS com o FLA, por isso está dando certo.
    De fato o Mano é um excelente treinador parece que fará um belo trabalho no FLA. Espero que não ganhe nenhum título e que fique atrás do meu Vasco, como está agora no brasileirão.
    O problema do FLA é que quando às coisas começão a dar certo e o time vencer, a mídia carioca passa a divulgar o FLA como se fosse o novo Barcelona, aí, como é apenas o FlA, desanda a maionese.
    Eu, em que pese adorar o meu amigo Adilson Dutra, torço sempre para o FLA ser o último colocado, mas não posso deixar de reconhecer que o FLAMENGO na ponta a competição fica muito mais interessante e bonita.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  12. O problema é que está irregular demais, aliás como o Vasco está também, e creio que isto pode ser fruto do tempo, pouco tempo, que Mano e Dorival tiveram para montar o time, que está sendo ajustado com a competição andando.
    Mas pergunto ao grupo: Luxa está sendo fritado pelos tricolores, como Kalil disse que ele foi fritado no Galo ou o Fluminense acabou mesmo o ciclo de vitórias?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção