Hoje é dia de ciclismo, dia do Santíssimo Salvador

Hoje é dia do Santíssimo Salvador, o padroeiro de Campos dos Goytacazes. Hoje é feriado no município e dia de sair para as ruas para assistir ao segundo maior evento ciclístico do país, a Prova do Santíssimo Salvador, idealizada, criada e durante cinquenta anos comandada pelo bravo e saudoso Gerardo Maria "Patesko" Ferraioli.

Hoje vou como um simples observador, me sento ao lado de grandes amigos, alguns destes só revejo nesta data, na Pracinha do Sossego, quiosque do Seu Eraldo, para uma cerveja gelada, um tira-gosto de primeira e, o principal, gargalhadas e conversaria sem fim.

Os ciclistas passam, de cinco em cinco minutos aproximadamente, em alta velocidade, e em segundos somem novamente na curva do final da Rua Formosa, mas o tempo suficiente para todos nós levantarmos e tentar uma foto ou uma imagem que determine quem é o líder da prova no momento.

Antes, no final dos anos 90 e nos primeiros anos 2000, não frequentava o lugar por lazer ou para me encontrar com amigos, normalmente aquele cantinho da Formosa era meu ponto de trabalho, de onde comentava e reportava a Prova Ciclística do Santíssimo Salvador para as emissoras de rádio em que trabalhava ou anotava os fatos para os jornais ou para o meu site quanto ainda estava na vida jornalística, profissionalmente. 

Hoje é dia de me encontrar com amigos, levar Marina para curtir a corrida de bicicleta, que ela tanto espera durante o ano, e me fartar de rir com os causos sobre as quedas sensacionais dos ciclísticas e ouvir os causos do remo, que um dia foi a principal atração da Festa do Santíssimo. 

Depois eu conto aqui quem venceu e como foi a 69a Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, que por sinal já está em andamento, ouço daqui o serviço de som da PMCG anunciando que os Cadeirantes já estão na pista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção