Futebol demais e quem sofre é o controle remoto

Como eu estava dizendo, aqui abaixo, a quarta-feira foi daquelas de deixar o maluco por futebol na telinha da tevê sem levantar do sofá. Foi uma tarde europeia e uma noite brasileira, principalmente pela Copa do Brasil, quando os grandes clubes do país estavam envolvidos em decisões por uma vaga nas quartas de finais da competição e o torcedor, nas arquibancadas ou nas poltronas, ficou ligado no que via e no que não via. 

Eu segui o conselho do velho Sollon e fiquei zapeando, aliás o veterano jornalista escolheu ver Duro de Matar, não sei que número, no seu novo brinquedinho, um DVD 3D, e ficava me mandando torpedo, via celular, como um jovem, querendo saber como estava o seu Flamengo, e isto de cinco em cinco minutos, como se o filme para ele fosse apenas um pretexto para poupar o seu velho e sofrido coração.

Eu daqui zapeando, o controle parecia nervoso. Dez minutos no canal 37, onde o Palmeiras perdia a vantagem conquistada em São Paulo e parecia que não suportaria o Atlético Paranaense, que estava melhor e já fazia valer o mando de campo. Outros cinco minutos no canal 124 para ver o sofrimento do Santos, que com seus garotos tentavam segurar a vantagem de um gol contra o Grêmio, mas estava difícil, aguentaram o primeiro tempo.

E lá em São Paulo, no Pacaembu da Fiel, o Corinthians me parecia nervoso diante do limitado Luverdense. Tite botou o time ofensivo, mas os nervos traiam os jogadores corintianos, que foram salvos por um gol no primeiro tempo e depois foi só administrar com calma para buscar o gol da classificação, mas o time de Mato Grosso até que incomodava.

No Maracanã poucos minutos ligado, o Flamengo jogava o ano contra o Cruzeiro e parecia sentir o peso da responsabilidade. Nos primeiros cinco minutos que vi estava equilibrado e deu para perecebe que com Victor Gonzales no meio campo e com Marcelo Moreno, no ataque, ia ser difícil de conseguir uma classificação. Jogo muito travado nos poucos momentos que vi no primeiro tempo.

E quando chegou a etapa final dos jogos das dez da noite eu já tinha definido que continuaria zapeando e assistindo a todos os jogos ao mesmo tempo. Botei o controle na mão direita e comecei a girar e fui até ao canal 113 para ver como andava Náutico e Sport, pela Sul Americana, um ótimo jogo, o Timbu tirou a diferença, devolveu o 2x0, e o jogo se arrastava para decisão por pênaltis.

Sollon me liga: "Como está o Flamengo, vê aí, pô! Você é mais novo e tem o coração reformado". Tá bom, dei uma virada no controle e vi que o time carioca estava totalmente mudado, Mano tirou Cáceres, botou Paulinho na ala, botou Luiz Antônio no meio campo e quase no final trocou Carlos Eduardo, o nulo, por Adryan. E Elias decidiu com um belo gol após boa assistência de Paulinho.

Contei para Sollon e este ficou em pânico: Ainda tem mais cinco minutos? E Felipe, como é que está? E esta defesa, vai aguentar o tranco? E aguentou sim, o Cruzeiro teve um gol anulado, impedimento, e um gol perdido de forma bisonha por um atacante que acabara de entrar.

E foi só o que vi, pois continuei passando pelos jogos e assistindo a derrota do Palmeiras, Atlético Paranaense se impôs em casa e sapecou 3x0 no Verdão; o Grêmio fez o segundo gol quase no final do jogo e eliminou o Santos, 2x1 no agregrado, e o Corinthians fez o dever de casa e os 2x0 que precisava, não sei se a torcida brigou, mas sei que gostou só da vitória porque teve muita gente reclamando do time.

E na Arena Pernambuco a complementação da quarta-feira nervosa, Náutico 2  x Sport 0 e a decisão foi para os pênaltis, e o Náutico decepcionou, acertou apenas um em três cobranças e o Sport fez as três que cobrou. Então, o rubro-negro pernambucano segue na Sul Americana e, na Copa do Brasil, já tem confrontos garantidos e Flamengo e Botafogo brigam por vaga na semifinal e o Goiás pega o Vasco, que joga por um empate em casa, o Grêmio faz o clássico contra o Corinthians e o Atlético Paranaense espera apenas o Internacional liquidar o Salgueiro logo mais. 

Comentários

  1. Tudo muito bem comentado pelo grande Adilson Dutra, análise perfeita do mundo esportivo (futebol) do dia de ontem.
    Eu acabei esquecendo do jogo em Minas, talvez o melhor de todos, fiquei no jogo de Goiás e finalmente no do Fla, a tarde assisti Milan x PSV.
    Quanto ao jogo do Fla, duas observações: 1- se não tivesse assistindo desde o início pensaria que o Flamengo estivesse jogando contra o Olaria, tamanha superioridade no segundo tempo; 2- hoje acredito que o Flamengo é maioria em todas as classes sociais, pelo menos no RJ, ontem lotou o setor de arquibancada que fica no meio de campo, ali os ingressos são caros, e quando as câmeras passeavam mostrando o público presente só gente bonita, ninguém sem dente, quem diria!
    O Flu ficou pelo meio do caminho, nenhuma surpresa nisso.
    Quanto ao jogo do Corinthians havia opinado ao postar um comentário aqui no blog que seria uma grande goleada de 2x0 e de fato foi.
    Já o jogo do meu Vasco, repito - já vi o Vasco ser eliminado em São Januário por ilustres desconhecidos ou pouco famosos, não acredito em favas contadas.
    Dutra, parabéns pelo seu Fla, ao meu ver um forte candidato ao título, pois nesse momento todos os clubes da primeira divisão do brasileiro são japonês, isto é: são parecidos.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi pouco do jogo do Flamengo, principalmente no primeiro tempo, que o Zé Luis não viu, mas o suficiente para zapear em busca de coisas melhores. O Cruzeiro é um time de refugos, eu já disse aqui e repito.

    O medo de perder tira a vontade de ganhar, diz o velho Luxa, e tanto Cruzeiro quanto Fluminense, e o Santos, lá no Sul,usaram a tática de não perder, e perderam. O pior, Zé e meus amigos seguidores, como o corintiano Gilberto e o vascaíno Tadeu, é que não vejo mesmo ninguém soberano, o líder Cruzeiro sucumbiu no Maracanã e o Campeão do Mundo, Corinthians, penou para passar pelo Luverdense. E o campeão da América? Onde anda o futebol e a sorte do Galo?
    Bem postada esta mensagem do Categoria.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao meu SCCP continuo afirmando que está em decadência tática e técnica. E o que é pior, está sem elenco. Com o Guilherme e o Renato Augusto machucados e o Emerson suspenso, não temos opções. Mandaram embora o Jorge Henrique, o William que está no Cruzeiro, o Alex e o Martinez que foi para o Boca. E estamos dependendo do veterano Danilo, do instável Pato e do nem sempre oportunismo do Gerrero. Sem contar que o Emerson não é sombra daquele do ano passado. Resta o Romarinho que precisa entrar com vontade.
    Vi alguns momentos dos jogos citados e faço menção ao ex-corintiano Elias. Ele foi espetacular jogando no Corinthians e tinha certeza que faria o mesmo no Flamengo, aliás já tinha falado a respeito. O pessoal de outro estado tem certa noção de alguns jogadores de outros estados mas não o suficiente. O Chicão, ainda criticado, é a melhor opção de zaga do CRF e vai fazer quase o impossível... melhorar o futebol do Wallace .
    E ontem, li que um ônibus com torcedores do Cruzeiro massacram um isolado torcedor do CRF. Lamentável. Só faltou falarem que era a Gaviões.
    Por falar em Gaviões, se eu fosse aqueles dois que estavam em Oruro, faria o impossível para nunca mais ficar em evidência. Mas são umas verdadeiras antas, não tem jeito mesmo.
    Quem será o campeão da Copa? Se elenco fosse determinante, ficaria com o Inter e o Grêmio.

    ResponderExcluir
  4. Gilberto, ontem fiz uma pergunta que o amigo Adilson respondeu, se exitem torcidas organizadas dos grandes clubes europeus? Resposta do Adilson, não, já tiveram coisa parecida mas hoje não. Então pra que Gaviões, Independente, Forja Jovem etc? É preciso deixar os estádios livres desses irracionais, vamos ficar com as famílias, as criança e todos os demais torcedores do bem.
    Não sentiremos a menor falta desses torcedores nos estádios, ao contrario, iremos agradecer.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo, tudo bem ? Realmente foi inesquecivel este jogo de ontem do Mengo, simplesmente de emocionar, mas, fiquei um pouco triste quando li o primeiro comentario deste parametro citando torcedores " Sem dente " na arquibancada do Maracanã, acho que este é o verdadeiro tipo de preconceito que deve ser combatido, não existe mais isso a essa altura do campeonato, será que foi a torcida dos " Sem dente " que fez aquela balburdia toda lá em Brasilia no fim de semana passado ? Quais torcidas estavam envolvidas mesmo ? Mas, isso não tirará minha alegria e que venha o Foguinho com esse tal de Seedorf e companhia, vamos Flamengo... Vamos ser campeões, vamos Flamengo...! Fui!

    ResponderExcluir
  6. José Luiz, seria realmente muito bom se as organizadas fossem dissolvidas. Creio que nas imediações e na ida e volta ao estádio certamente teríamos paz.
    Mas não vamos nos iludir, veja como são os comentários nas redes sociais e verá que estamos muito longe da paz.
    abs

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,
    Não sei se algum dia você chegou a ver nos cinemas o "Canal 100", era uma espécie de documentário que passava antes dos filmes principais, destacando sempre o futebol, muita gente ia ao cinema para ver o Canal 100. Me lembro bem que as câmeras procuravam os torcedores nas arquibancadas e geral que estavam em situação digamos cômica, era muito divertido.
    Adilson e Gilberto devem se lembrar bem e me ajudar a citar o nome do produtor, acho que era Carlinhos Niemeyer, flamenguista.
    Então teve um jogo do Fla x Santos onde mostrou o Pelé fazendo uma daquelas jogadas geniais dele em cima de um zagueiro do Fla, ai a câmera buscou e mostrou as expressões de um torcedor do Fla, sem dentes, que estava na geral xingando um PQP, esse setor (geral) onde fiquei em muitos jogos era o do ingresso mais barato.
    Então, ontem quando vi a TV mostrando só gente bonita e com um belo sorriso, me lembrei dos sem dentes do CANAL 100.
    Esqueci-me de relatar esse fato. Porém, estava apenas chamando a atenção que o Flamengo hoje, parece que tem o maior número de torcedores em todas as classes sociais, inclusive as elites, que até então pensava-se que a maioria era do Fluminense.
    Como vimos ontem no Maracanã, o Flamengo colocou um público maior do que os jogos entre Vasco, Fluminense e Botafogo, cujas torcidas somadas, o público ficou menor que a do Fla ontem.
    Você sabe que o ingresso no Maracanã está caro, principalmente no setor de meio campo, ali é só para elite, torcedor sem muito din din, como eu, não fica ali.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  8. Acho o Botafogo o único carioca em condições de ser campeão das duas competições. O Vasco tem um time limitadíssimo, não deve passar nem pelo Goiás, se passar hoje pelo Nacional, é claro, e o Flamengo, um time muito irregular, com muitos problemas na criação e quando tem no Elias, um volante e jogador mediano, como quase salvador da pátria, é o sinal que as coisas não caminham bem. Inclusive, ele levou o 3º amarelo e não joga a 1ª partida. Se o Grêmio passar pelo Corinthians é o principal candidato a campeão da Copa do Brasil. Gostaria de esclarecer que o Botafogo não é nada de extraordinário, mas em relação aos demais cariocas, tem um time mais bem armado, com peças se encaixando nos principais setores, e um técnico que conhece muito bem o elenco que tem em mãos. Com relação ao nível geral do futebol brasileiro atual, está ruim e com alguns jogos que mais parece filme de terror. abrs

    ResponderExcluir
  9. Jose Luiz, pesquisei no Canal 100 e vi um vídeo com torcedores da geral do Maracanã nos anos 60.
    Marcar e clicar em:
    http://www.youtube.com/watch?v=g5row2NC00A

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção