Roberto no Barça e Adilson Dutra na Globo

Esta festa do Barcelona, para receber Neymar, me faz voltar trinta e três anos no meu tempo e me encontrar no Estádio Ferradurão, em Miracema, para ver um dos melhores jogos da década, Seleção de Novos do Rio de Janeiro x Seleção de Miracema, que por falta de outras opções no calendário esportivo do país, levou a cidade do Noroeste Fluminense as rádios Globo e Tupi com seus narradores, comentaristas e repórteres de ponta.

A pedido do Maninho, presidente da Liga e meu amigo particular, fiquei com a incumbência de receber as equipes de esportes da Globo e Tupi e leva-los para o almoço, no Restaurante Ele & Ela, na Rua Direita, e neste papo surgiu a conversa com Edson Mauro, narrador da Globo, e daí a um convite para ajudar Alberto Rodrigues, comentarista, na sua análise na pré-hora, durante e depois da partida, que por favor, não me perguntem quando ficou pois não anotei nada na minha prancheta e esqueci completamente.

Foi um dia deslumbrante para este escriba, que já fazia parte do timaço de repórteres da Campos Difusora, levado pela dupla Barbosa Lemos e Aloísio Parente, e já com alguma intimidade com o microfone esportivo, mas o pitaco, provocado pela apresentação de Neymar, no Barcelona, tem algo a ver com este jogo citado, porque as duas emissoras cariocas enviaram suas equipes principais até Barcelona, na Espanha, onde Roberto Dinamite estreava pelo time catalão.

Festa armada no Camp Nou, que naquele tempo tinha o nome invertido, a imprensa chamava-o de Nou Camp, e Roberto fez dois gols e encantou a torcida, que acreditava que o novo ídolo estava surgindo no azul/grená da Espanha. Ledo engano, três meses depois, com apenas mais um gol na artilharia do Campeonato Espanhol, Dinamite regressava ao Vasco da Gama e os espanhóis, através dos jornais esportivos da época, diziam que ele fora a maior decepção de todos os tempos no clube catalão. 

E este que vos fala, lá na minha Miracema, ouvia Jorge Curi direto do Camp nou e comentava Seleção de Miracema x Seleção de Novos do Rio de Janeiro pela Rádio Globo ao lado do espetacular Edson Mauro, Alberto Rodrigues e Loureiro Neto. Bom demais para o meu currículo e péssimo para o então esperançoso Roberto Dinamite aquele 21 de janeiro de 1980.

Comentários

  1. É isso, Adílson, recordar é viver. Garanto que você fez um sucesso danado, abração

    ResponderExcluir
  2. Foi a maior audiência que eu já tive na carreira, só no estádio Ferradurão eu contei 10 radinhos de pilha. Valeu, Zé.

    ResponderExcluir
  3. Adilson, o placar foi 7 a 0 para a Seleção Carioca de Novos, que se preparava para disputar o então campeonato brasileiro de juniores. Os principais destaques desse time era o zagueiro Mozer e o meia Marquinhos, autor do gol do título carioca do Vasco, de 1982, que posteriormente também jogou no Flamengo e no Fluminense. Acho que o saudoso zagueiro Figueiredo, também veio. Uma das grandes promessas era o meia Pingo, do Campo Grande, que depois não vingou, como muitos outros. Foi uma grande festa na cidade e o Ferradurão teve um dos seus maiores públicos. abrs

    ResponderExcluir
  4. E o Zé me disse, por e-mail, que eu é que tenho memória boa. Show, meu caro Tadeu. REalmente, o Ferradurão já foi uma referência regional, vi grandes partidas de futebol por ali e o público sempre disse presente, mas também, naquele tempo, a tevê não tinha tanta força, né mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção