Festa para uma velha senhora: Parabéns Miracema


Hoje a minha Miracema completa mais um ano de sua trajetória brilhante e vitoriosa, neste 3 de maio de 2013 a Princesinha do Norte faz 77 anos e se mostra uma senhora elegante, cheia de charme e, ao que me parece, como aquelas velhas senhoras dos anos 50, auge da soberania financeira da cidade, quando o café, o arroz, o gado de corte e leiteiro, as indústrias e o comércio eram fortes e levavam prosperidade a cidade.

Há quem diga que esta velha senhora, chamada Miracema, também tem um aspecto daquelas mesmas elegantes senhorinhas, que após verem os barões do café e do arroz fracassarem após anos de sucesso, não se atualizaram e viveram sempre à sombra daqueles dias de fartura e prosperidade.

O tempo passa e o futuro não chega a Miracema, parece que está longe e não quer embarcar nesta viagem para fazer da velha senhora uma dama de fato e de direito. Sou do tempo em que a cidade ainda respirava um ar de certeza, mas saí quando vi a incerteza tomar conta do meu pensamento e não acreditar que aquela senhora, naquele tempo não tão senhora assim, chegava a casa dos 50 anos, e até hoje não me arrependi.

Certo dia, conversando com amigos no espaço de festas Green Park, do amigo João Leitão, ouvi de uma companheira uma frase que cito sempre por aqui.

- Miracema está regredindo, precisamos fazer algo para recuperar a alto estima do miracemense.

Olhei a Cíntia Mercante, autora da reclamação acima, e comentei com os que estavam a meu lado na roda de miracemenses, uns ausentes e outros que ainda habitam a cidade, e dei uma cutucada para provocar.

- Quem dera se regredisse no tempo, principalmente aos anos 60, quando todos nós acreditávamos ter um futuro brilhante para aquela jovem senhorinha. Nos anos 60 as indústrias estavam a todo vapor, a pecuária era uma grande fonte de renda, o comércio pulsava e estava regionalizado, o povo feliz tinha emprego e não se falava em brigas políticas, exceto aquelas de sempre, em época de eleições.

Não fui entendido por alguns, que achavam que voltar ao passado era sonhar e regredir, mas completo, eu gostaria de retornar ao tempo em que a Usina Santa Rosa, a Fiação e Tecelagem São Martino ainda exportava, a Casa Marcelino era uma potência, o Rei dos Barateiros era referência regional, nossos bailes eram mais bailes e nossos clubes muito mais freqüentados.

Aí alguém fez cara de que gostou e o papo continuou, cada um apresentando uma proposta diferente e inteligente, mas que ficou por ali e foi varrida quando os funcionários do Green Park varreram as sobras do churrasco e enxugaram o que restou de nossas lágrimas. 

Parabéns Miracema, que você encontre seu caminho e que seu futuro, e de seus filhos, seja brilhante como foi no passado não muito distante. 

Comentários

  1. Adilson, mais uma vez, como sempre, vc foi muito feliz nas colocações sobre a nossa querida Miracema. Passamos realmente, e não é de hoje, por um processo de regressão que aumenta a cada ano e sem nenhuma perspectiva de melhora. Tenho 46 anos e ainda presenciei no final, repito no final, o funcionamento da Usina, da Fábrica de Tecidos e também da Casa Marcelino, que em nada se compara ao que é hoje a referida loja. Ainda eram fortes e aos poucos tudo foi se acabando. Os dias melhores, com indústrias e faculdades, são apenas promessas de políticos na proximidade das eleições, que o povo, ainda nos dias de hoje, acredita e renova suas esperanças de dias melhores. Sou um saudosista e adoro ouvir e ler um pouco de nossa história de um passado recente, que apesar de toda a dificuldade da época, em contraste com o avanço tecnológico de hoje, às vezes dá vontade de voltar no tempo. Pode até ser uma utopia de minha parte, mas de uma coisa eu tenho a certeza, amigo Adilson, a sua juventude aqui vivida, como também a que passei, a de hoje em nada se compara ao que vivenciamos. Que o futuro próximo seja diferente e Miracema volte a ser a querida Princesinha do Norte. abrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção