Onde anda o público amante do futebol?

Um debate que está vigorando há mais de um ano e não chegamos a uma resposta oficial ou a um ponto final na discussão. O que faz o público se afastar do estádio brasileiro? Ingresso caro; violência; espetáculo ruim; trânsito ou transportes coletivos ruins; ou todos as respostas anteriores?

Chego a conclusão de que a televisão paga chegou para salvar os clubes e, em contra peso, salvar o torcedor do sofrimento de ir ao estádio para ver um jogo de futebol do seu time. Sábado, no Arisão, encontrei um clima de paz, tranquilidade e um ambiente propício para ver uma partida do naipe que foi Goytacaz x Americano.

Porém, tem sempre um porém, não sei se perdi o costume de assistir jogos das arquibancadas, há mais de trinta anos que não frequento este setor do campo, você sabe que devido ao meu trabalho no rádio e no jornal sempre estive à beira do gramado, nas cabines ou até mesmo na tribuna de imprensa, tive dificuldade de ver o jogo sentado, no lugar que escolhi e por isto fiquei rodando todo os setores buscando um lugar livre para eu me acomodar.

E sabe o que aconteceu? Os lugares nos degraus de cima estavam todos ocupados e quem estava nos degraus de baixo não viu o jogo, meu caso, pois o público se aglomerou nos alambrados ou ficou de pé nos primeiros e segundos degraus e... prejuízo para quem estava ali, no segundo debrau, como eu e não viu sequer dez por cento do tempo de jogo.

Mas não é isto que queria contar aqui, o que pretendia complementar era que em um fim de semana com três grandes clássicos brasileiros, dois no Rio e um em São Paulo, este jogado no Morumbi, com capacidade para 80 mil torcedores, o que daria 120 mil pagantes nos dois estádios dos clássico, e, o público somado em Fluminense x Vasco, Flamengo x Botafogo e Corinthians s Santos só chegou a metade deste total, ou seja, 50 mil pagantes.

Muito pouco para quem um dia foi chamado o país do futebol, certo? Então eu pergunto: O que está acontecendo com o torcedor brasileiro, será que desistiu definitivamente de ir ao estádio para prestigiar seu time? Seria a violência? Seriam o trânsito e o transporte público ruins? Repito as perguntas e gostaria de ter a resposta. 

Comentários

  1. São vários os motivos que afastam o torcedor do estádio e vc, Adilson, já os definiu com muita clareza. O parágrafo final é a mais pura realidade da falta de público e acrescento com a péssima qualidade técnica da quase totalidade dos jogos.

    ResponderExcluir
  2. Procurando ainda dar crédito ao futebol, apresento razões para o pouco público nos estádios.
    -RJ: jogos no Engenhãa e ingressos caros. Quando o Maracanã estiver pronto teremos o público de volta com certeza. Fácil de ir e voltar e bom de ver o jogo. Só não pode cobrar 80,00 por uma arquibancada.
    -SP: a torcida continua indo do jeito que sempre foi aos jogos. Acontece que os dirigentes coloca somente uma torcida nos clássicos. Ontem o Santos não levaria grande público e "eles" liberaram somente 3.000 par a torcida do Corinthians.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção