Uma Copa do Brasil repaginada e mais interessante

A CBF anunciou hoje toda a regulamentação da nova Copa do Brasil, que foi totalmente remodelada e ficou muito mais interessante. Eu, particularmente, gosto do modelo desta competição e agora, com nova fórmula, vai ganhar muito mais empolgação e com certeza vai emplacar no coração de quem gosta de um mata-mata.

São 86 times inscritos e tem até prevista uma pré-Copa do Brasil, com alguns pequenos times do interior brasileiro participando. A Copa do Brasil começa no dia 3 de abril e já terá a presença de grandes, Flamengo e Internacional abrem o torneio enfrentando o Remo, em Belém do Pará, e o Rio Branco, no Acre, respectivamente.

Ponte Preta e Coritiba, ambos da Série A do Brasileiro, também jogam a primeira partida fora de casa no dia 4 de abril. Os brasileiros que jogarão a Libertadores, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Atlético Mineiro, só estreiam na segunda fase e o São Paulo, por jogar a Sul Americana, não participará da edição 2013 da Copa do Brasil.

Já estão definidos 84 dos participantes e as duas vagas que restam serão preenchidas por um representante do Rio Grande do Norte e por um dos que jogarão a pré-Copa do Brasil, Atlético Acreano e Desportiva Ferroviária/ES. 

O novo formato, com sete fases, é interessante e tenho certeza de que muitos amantes do mata-mata ficarão felizes com os possíveis confrontos dos grandes clubes brasileiros envolvidos na Copa do Brasil 2012. 

Comentários

  1. De um modo geral o futebol brasileiro vai encontrando o seu melhor caminho na organização das competições. Tem competição que o melhor é o mata-mata(Copa do Brasil), outras, pontos corridos (Campeonato Brasileiro) e outras um misto de pontos corridos e mata-mata (Campeonatos Regionais). Portanto não é por falta de boas competições que o futebol brasileiro baixou seu nível, aliás, quando era bagunçado a qualidade era bem melhor, porém (pelo amor de Deus), não vamos defender a volta da desorganização daquele período, isso não.
    Adilson, já fui contra, hoje, tenho dúvidas se seria melhor os campeonatos regionais com mais tempo de duração e um campeonato brasileiro menor. Isso merece um estudo mais apurado.
    Os campeonatos regionais com mais tempo aumenta a rivalidade entre os participantes e dá oportunidade aos clubes com menor poder de caixa para manterem seus elencos, quem sabe, de melhor qualidade. / Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Adilson, quando disse que os campeonatos regionais aumentam a rivalidade entre os participantes, é porque elas tornam as competições mais atraentes com o envolvimento maior das torcidas. Por exemplo: em Recife temos o Santa Cruz (clube da maior e mais fanática torcida no estado), Náutico, Sport e outros do interior, porém, quantos participam do campeonato brasileiro da série A, agora só o Náutico. O que gerou o fanatismo por esses clubes? Com absoluta certeza posso responder que não foi nenhum campeonato brasileiro. No RJ, tivemos clubes pequenos ou médios como América e Bangu que tinham suas torcidas, hoje, o que restou? Quantos craques foram revelados por esses e outros pequenos clubes? Vários.
    Portanto, é um caso a se pensar e a ser estudado por especialistas, não só do meio esportivo.

    ResponderExcluir
  3. Os Estaduais, embora muitos cronistas sejam contrários, não pode acabar em hipótese alguma, esta Copa do Nordeste só é legal porque vai dar um título para um clube da região, mas o Rio/São Paulo, tão badalado por eles, eu ainda sou contra, prefiro o Cariocão velho de guerra que, como você bem colocou, aviva a rivalidade doméstica.

    ResponderExcluir
  4. Particularmente não gostei do novo sistema. Todos os times deveriam participar de todas as fases. Não acho justo!

    ResponderExcluir
  5. É, poderia ser, meu caro, mas as datas da Libertadores e da Copa do Brasil são conflitantes, e só para tentar justificar, é um prêmio para quem fez boa campanha no Brasileirão. Seria isto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção