Jofre Geraldo Salim agora é saudade


E agora, o que fazer sem Jofre Geraldo Salim? E agora, como ficarão as solenidades oficiais da cidade? E agora, como ficarão os amigos, a família, os políticos da cidade? Morreu o último baluarte, o último guerreiro, o último separatista, que um dia doou seu sangue e seu suor para ver Miracema livre e independente segundo seu caminho de paz e crescimento.

Agora é saudade e meu grande incentivador, amigo e confidente está indo para encontrar sua Lenira, sua Pingo e seus amigos separatistas, que a seu lado levaram a vida inteira construindo coisas boas para toda a família miracemense.

Meu bravo Jofre Geraldo Salim, que deixa como herança o amor pela terra em que nasceu e uma folha de serviços prestados impagáveis e pequena demais para caber em um discurso de despedida. Meu amigo Jofre, se por acaso cruzar com o seu contemporâneo Zebinho Dutra aí por cima, diga a ele que Miracema está bem triste sem você por aqui.

Nem sei o que dizer neste momento, as palavras estão saindo sem conferir ou sem olhar com aquele olho de águia que sempre coloco nos meus textos, as lágrimas descem, o papel toalha seca meu rosto e meus olhos, e os dedos correm pelo teclado enquanto a mente procura no chip um arquivo mais pessoal para falar desta figura ímpar que é, e sempre será, Jofre Geraldo Salim.

Me lembro bem quando me sentei em sua loja, aí na Marechal Floriano, pedindo conselhos para seguir em frente a minha carreira no rádio e no jornal, ao lado do Michel Salim, outra saudade doída para todos nós, ele usou apenas uma frase:

- Vá embora, meu filho, você aqui será sempre o filho do Zebinho e o neto do Vicente, vá embora que você será o Adilson Dutra que sempre quis ser.

E assim eu fiz, no dia seguinte fui ao meu gerente, lá no Banerj, e pedi para que aceitasse a minha transferência para Campos, e, quando disse que foi o Jofre que me incentivou, um outro amigo, que fez parte de minha vida e hoje é saudade, João Martins Moreno, fez de tudo para que a transferência fosse concretizada.

Nas minhas viagens até a terrinha jamais passei sem uma prosa com o Jofre, exceto agora, nos últimos meses, em que pouco fui até lá e pela impossibilidade de descer até a Marechal Floriano para ver e conversar com seus fás e amigos. 

Não dá para continuar, a memória falhando e a emoção tomando conta do meu peito, é preciso cuidado e dosar a pressão, que neste momento está acima da média apesar da medicação, e para fechar esta pequena homenagem ao, que considero, o maior miracemense de todos os miracemenses, envio daqui o meu fraterno abraço ao Mano Jofrinho e a Tânia, e através destes dois abraço pesarosamente a toda família Salim.

Seja feliz onde você estiver, meu amigo, irmão e companheiro Jofre Geraldo Salim

Comentários

  1. Sem dúvidas deixará muitas saudades aos seus amigos. Um homem admirado por Miracema.
    Guardarei dele, além da sua imagem pública, um autógrafo e uma belíssima dedicatória que me fez no livro "CASA GRANDE & SENZALA - Gilberto Freire".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção