Americano: Está faltando transparência

O presidente César Gama, do Americano, deu uma longa entrevista ao site Uruaru e falou sobre a venda, ou permuta, do Estádio Godofredo Cruz para uma empresa campista. A torcida, através das redes sociais, entrou em ebulição e pede que o negócio seja melhor esclarecido e que aja transparência na negociação.

O mandatário alvinegro não revela valores da dívida, não diz qual o preço dos imóveis que estão envolvidos e não cita o nome da empresa que está negociando com o clube e, o mais importante, deixa claro que entregará o patrimônio do Americano FC, Ginásio Eduardo Viana e Estádio Godofredo Cruz, antes mesmo de receber em troca a nova casa.

Por uma dívida de um milhão e meio de reais, que o presidente revela ser com ele e amigos fieis, que emprestaram dinheiro para que o clube não entrasse em insolvência, o dirigente se vê obrigado a negociar o patrimônio total do clube? Então era melhor convocar uma reunião de sócios e torcedores e abrir o jogo, com total transparência, para que ninguém duvidasse dos atos e dos negócios realizados pela atual diretoria.

César Gama fala, na entrevista ao Ururau, que não haverá venda do imóvel e sim uma permuta, mas como então vai conseguir dinheiro para quitar a dívida? Alguns reais entrarão nos cofres alvinegros e por isto a torcida quer saber quanto, o que e a quem o Americano FC está devendo. 

O novo estádio só será entregue em 2016, se tudo correr dentro do previsto e não houver atropelos ou crise financeira da empresa contratante, e aonde jogará o Americano a partir do ano que vem, quando entregará seu estádio para a empresa começar a construir o imóvel desejado no lugar mais valorizado de Campos?

Presidente, convoque a imprensa geral, chame as tevês, vá para a rede social na Internet e diga, de forma bem clara, o que o clube pretende, o que o Americano FC tem a pagar e qual será o futuro do alvinegro sem seu estádio para receber a torcida em seus jogos pela Segunda Divisão do Rio, ou será que nos planos desta temporada está a conquista do acesso? 

Se isto estiver em pauta é melhor desistir ou reformular, porque o que está sendo feito, no momento, é meta de quem pretende continuar onde está ou seguir os passos de outros que jogaram fora o patrimônio e ficaram a deriva no fundo do poço. 

Comentários

  1. Dutra, não sei quem é o presidente Cezar Gama, mas, tenho certeza absoluta que, nenhum presidente de qualquer clube do tipo Americano FC, conseguirá vender legalmente qualquer patrimônio, sem antes, pelo menos, ter aprovação da maioria dos seguintes poderes: Conselhos Fiscal, Deliberativo e Assembleia dos Sócios Proprietários. Isso para início oficial da negociação, se aprovada a proposta, ainda e principalmente, terá que passar por uma ou mais assembleias dos sócios proprietários em pleno gozo de seus direitos estatutários. Portanto, o presidente Cezar Gama, não tem poder de vender qualquer imóvel do Americano sem todos esses trâmites legais.
    Caso o Americano FC venha a vender ou permutar os seus imóveis, é porque a maioria de seus donos está de pleno acordo.
    Mesmo que o presidente Gama seja um dirigente com princípios ditatoriais, não sei se é assim, não está acima da lei. Além de tudo, nenhum grupo empresarial sério irá se dispor a gastar milhões sem ter absoluta convicção jurídica de que, tudo está sendo feito dentro da lei, principalmente, quando são muitos os vendedores (sócios proprietários), pois, basta um só sócio recorrer a justiça e obter uma liminar, para empacar tudo.
    Agora, se o presidente Gama é transparente ou não na sua administração, isso é outra história. Porém, estou de pleno acordo com você: o Americano FC é patrimônio de Campos. Todavia, existe uma grande diferença entre ser torcedor e sócio proprietário. Os sócios proprietários são os donos do Clube. / Abrs.

    ResponderExcluir
  2. A matéria sobre o Americano postada pelo Adilson Dutra, parece-me que tem o objetivo de alertar a torcida do alvinegro para uma situação muito grave do clube. Por isso, além da minha opinião, merecia outras opiniões dos leitores do blog. Mas, como até aqui ninguém quis participar, mesmo sem torcer pelo glorioso campista, mais uma vez, meto minha colher nessa sopa. Seguinte: 1- penso que o Americano FC tornou-se um patrimônio imaterial de toda Campos, portanto, mesmo os torcedores de outros clubes podem e devem emitir opiniões; 2- oposição forte é importantíssima para qualquer administração, pública ou privada; 3- estou estranhando que um assunto de tamanha importância como esse, não tenha ninguém dos outros poderes do Clube se manifestando; 4- a atual administração do glorioso Americano não tem opositores? ou ainda: será que a situação financeira do Clube chegou a uma tragédia e dela ninguém quer participar, deixando tudo só para o presidente resolver? Ainda mais: o presidente Cezar Gama é do estilo do presidente norte-coreano?
    Quando um só lado se manifesta, realmente fica difícil para quem está de fora opinar.
    De uma coisa tenho certeza - só o presidente do clube não tem poder para vender, doar ou permutar imóveis de um clube como o Americano FC.
    Deve haver voz contrária nesse negócio aí, esperamos que seja ouvida também. / Abrs.

    ResponderExcluir
  3. É assim que comportam sócios e torcedores e até eleitores na política partidária, não comparecem as reuniões, não debatem e depois votam em qualquer um ou deixam passar uma situação destas, comentada aqui por nós dois. O patrimônio será trocado ou vendido e depois não há como reclamar. Parabéns, Categoria, você matou a charada e ainda alertou.

    ResponderExcluir
  4. Adilson, você como grande repórter, cronista, e extraordinário jornalista que é, assim como o grande conterrâneo ZMA, enxeram coisas que um simples mortal como eu não percebe. Portanto, tenho certeza que a expressão "debaixo do angu tem carne" aplica-se perfeitamente a sua matéria. Talvez, nós leitores não percebemos a verdadeira verdade que você quis revelar. Portanto, torcedores do AMERICANO FC, prestem atenção nas segundas intensões da matéria. / abrs.

    ResponderExcluir
  5. Caro Adilson Dutra. Penso que tem razão quanto a exigir transparência na transação atual, que mais parece um jeitinho para se ganhar dinheiro por baixo dos panos. Por outro lado, continuo achando que o único caminho para o futebol de Campos é unir o quase nada que hoje existe (Americano, Goytacaz e Rio Branco) e formar um time que tenha reais condições de representar nossa cidade no Estado e no País. Seria talvez o Campista Futebol Clube ou Gremio Campista ou Atlético Campista, sei lá. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção