A verdade sobre as torcidas

Final de ano o assunto rareia e a turma da mídia começa a tentar fazer o milagre da multiplicação das notícias. Este ano é atípico, tem o Mundial do Japão, com a presença do Corinthians, e, liderada pela Globo, a imprensa brasileira super valoriza o alvinegro paulista e impõe, goela abaixo do seu expectador, que esta é a maior torcida do mundo.

E aí vem a Fifa e diz que o primeiro adversário do Corinthians é, o Al Alhy, do Egito, é o detentor do maior número de adeptos do planeta, cerca de 50 milhões de torcedores. E agora, quem tem a maior torcida do mundo se o Flamengo também quer este título para ele?

Li um texto do excelente Rodrigo Bueno, em seu blog O Diferenciado, que faz um balanço sobre o tema e que achei interessante. O torcedor é inocente e acredita em tudo que escrevem para ele sair por ai comprando camisas e comemorando.

Você sabe que quando alguém  conta uma mentira, repetidamente e insistentemente, e esta passa a ser considerada verdade, certo? Então, isto é o que estão fazendo com o Corinthians. Dizem que o time paulista tem 50 milhões de torcedores no país, pode isto Rodrigo Bueno? "A maior torcida do Brasil é aquela que não sabe para quem torce, 25% da população, que está beirando a casa dos 194 milhões", diz o jornalista da Fox Sports Brasil.

Temos então o Flamengo, com 40 milhões, o São Paulo, com 20 milhões, o Palmeiras, com 16 milhões, o Vasco, com os mesmos 16 e o Fluminense dizendo que cresceu e já chegou aos 20 milhões. 

Já fizera as contas? Só nestes seis citados já chegamos aos quase 150 milhões de torcedores, e aí, volto ao Rodrigo Bueno e seu texto no Diferenciado: "E as crianças, os recém nascidos e aqueles que não declararam votos?"

E a mentira segue firme e forte e você, eu e nós todos fãs do futebol, ficamos aqui ouvindo, lendo e vendo as pesquisas reveladas, e não pesquisadas, para que o Corinthians possa vender sua marca para seus patrocinadores e para que possam faturar as gordas comissões dos contratos de patrocínio.

Comentários

  1. Adilson, pode haver exageros sobre os números das demais torcidas,porém, quanto a do Vasco acho que estão corretos, pois até português não torce mais pelo clube da cruz de malta, apenas um ou outro, irei propor ao Tadeu criar uma nova torcida, a dos ex-vascaínos. / Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a melhor medida que se faz é aquela do percentual que tem cada torcida. Este percentual não é absoluto como trata a mídia.
    abs

    ResponderExcluir
  3. O que eu quis dizer é que o percentual não consegue quantificar a quantidade de torcedores.

    ResponderExcluir
  4. O Rodrigo Bueno colocou este percentual lá no blog dele, no site da Fox Sports Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Estou dentro, caro amigo Categoria, pois a nova torcida "ex-vascaínos" é a que tem o maior percentual de crescimento atualmente. Proporcionalmente falando, os números não mentem e o Vasco, até o final dos anos 80, era a terceira maior torcida do Brasil. A partir dos anos 90, o São Paulo e o Palmeiras ultrapassaram o Vasco a passos largos, sem margem para recuperação. Os anos 90 foram prósperos em títulos para os dois paulistas, o que explica tamanho crescimento, pois as conquistas são o carro chefe para o surgimento de novos torcedores. O Vasco está sendo aniquilado por pessoas despreparadas que só visam o interesse próprio, deixando a instituição falida não só financeiramente, mas principalmente na questão moral, que foi um dos primórdios de seu início no futebol.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção