A Bola de Cristal do Repórter de Categoria


No embalo das grandes previsões para o novo século, que chegaria dentro de alguns dias, isto foi nos últimos dias dos anos noventa (1999) me lembra o parceiro de conversa, José Luiz da Silva, ouvi do amigo algumas previsões para o futebol carioca e campista e me espantei.

O “mago” Zé Luiz, com a categoria que Deus lhe deu, mandou rápido e rasteiro, talvez motivado pelas “boas’ ingeridas naquela manhã/tarde, na Praia do Morro, embaixo de uma bela árvore, em Guarapari.

- Dentro de pouco tempo, não vamos chegar a dez anos, teremos apenas dois times grandes na capital e apenas um time profissional na nossa Campos dos Goytacazes. 

Espantei porque o teor da conversa extrapolou e senti que o efeito das geladas já estaria fazendo meu velho e bom amigo sonhar e imaginar final do mundo em pouco tempo. 

- Isto mesmo, insiste o meu repórter de categoria, em breve teremos a fusão de Vasco e Flamengo, que estarão quebrados pela incompetência de seus dirigentes, e de Fluminense e Botafogo, que seguirão o caminho pelos mesmos motivos. Em Campos você sabe melhor do que eu, quando o Caixa D’água morrer o Americano vai afundar e, quem sabe, o Goytacaz crescer e chegar no lugar que ele sempre mereceu.

Não sei se aquela “boa” estava batizada ou não, mas fiquei espantado com a previsão do José Luiz da Silva e tentei botar fim na conversa e trocar de assunto. Assim foi feito, porém, tem sempre um porém, durante todo este tempo, já se passaram treze anos, o amigo insiste em rememorar o papo e me pergunta sempre se está ou não com a razão.

Estamos chegando a mais um final de ano e mais uma viagem a Guarapari e, tenho certeza, vamos reviver esta conversa e botar os pingos nos iiis dentro de alguns dias, e agora já não falaremos em hipótese e sim de realidade, pois Vasco e Flamengo estão com o pires nas mãos, quebrados e mal pagos, e Fluminense e Botafogo não sabem os seus futuros.

Enquanto isto, aqui na Planície Goytacaz, o alvianil espera o julgamento para saber se volta, depois de vinte anos, a Primeira Divisão e o Americano amarga o seu primeiro rebaixamento e a primeira participação na Segunda Divisão do Rio. O Rio Branco, time amado pelo José Luiz, está a beira do caos e não sabe nem se jogará o Estadual da Segunda Divisão em 2013.

Dizem que Nostradamus ou os Maias, estes que previram que o mundo vai acabar na sexta-feira, são as feras do visionário, mas no futebol eu fico com o José Luiz da Silva, o “Mago”.

Comentários

  1. Adilson, morreu no último domingo o ex-zagueiro Manguito, que de 1978 a 1981 defendeu as cores do Flamengo. Ele tinha 59 anos e sofreu um infarto fulminante.

    ResponderExcluir
  2. Manguito me concedeu uma ótima entrevista, vou procurar onde anda, quando ainda estava na Folha, um depoimento de quem viveu o auge e depois o ostracismo, e no seu sepultamento foi bem lembrado pelos seus amigos e ex-companheiros do Flamengo. Uma figura espetacular, simpático e agradável, como jogador, bem o coração do rubro-negro sofreu muito. Bem lembrado, Tadeu. Sábado estaremos juntos, se você não viajar, claro.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Adilson, obrigado pela lembrança desse nosso papo. Adaptando-o para os dias de hoje diria que, fusão entre esses clubes será muito pouco provável, mas continuo achando que dois desses quatro clubes grandes irão desaparecer, pelo menos como clubes chamados grandes, passarão a médios, pequenos e depois a morte. A dupla FLA X FLU, provavelmente sobreviverá. / Abrs.

    ResponderExcluir
  4. Temos boas histórias prá contar para esta turma, principalmente nossos encontros na orla de Guarapari. Espero que este ano se repita e já avisei ao Eraldo Bento que 2013 tem papo de bola ao vivo nas areias quentes da Praia do Morro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção