O melhor e o pior de 2012



Chegando final de ano e já começo a ouvir, ler e ver as retrospectivas de 2012, como se o ano fosse diferente dos outros que passaram tão rapidamente como este. Meus pais diziam que o tempo passava depressa porque tínhamos coisas a fazer, diferente dos anos em que eles, ainda jovens, buscavam diversão ou opções para fazer o tempo passar mais rápido.

Hoje o a televisão nos dá prazer e “mata” o tempo vago e nos faz ver o mundo de todas as formas. Assistimos, pasmos, as guerras e as rebeliões nos países árabes, vimos as quedas financeiras de potências mundiais e a ascensão do negro Barack Obama nos Estados Unidos, coisa inimaginável no século passado. 

Porém, tem sempre um porém, vimos também a queda do futebol brasileiro, outrora a grande potência do mundo, e hoje relegado a um reles décimo terceiro lugar no ranking da Fifa. Incrível, mas é verdade, no tempo em que a tevê engatinhava e nos oferecia imagens paupérrimas, Pelé e Garrincha deslumbravam o mundo e hoje, com imagens em Alta Definição, quem domina o mundo é um argentino, Lionel Messi, e um português, Cristiano Ronaldo.

E por aqui, voltando a falar em retrospectiva 2012, mostram seleções dos estaduais, do Brasileirão, as revelações e os melhores técnicos do país que um dia foi chamado o “país do futebol”. Quem seria a sua seleção de melhores do Brasileirão 2012? Dúvidas? Eu também, aliás não tenho dúvidas, tenho é medo de escolher e ser crucificado por torcedores descontentes por eu escolher, por exemplo, uma seleção sem um jogador do Corinthians ou do Vasco da Gama.

A única coisa certa, neste 2012 futebolístico, é que o Fluminense foi o melhor do ano e Lionel Messi continua sobrando na turma e novamente pode ser escolhido como o melhor da temporada, só que na minha votação, se eleitor fosse, Cristiano Ronaldo não estaria entre os cinco primeiros, o gajo luso tem um ano bem abaixo daquilo que pode ou rendeu em outras ocasiões.

Continuo achando a seleção da Espanha a melhor do mundo e o futebol inglês o mais disputado e melhor para se assistir via televisão. Tenho a mesma opinião de muitos cronistas e acredito que Zé Roberto, agora no Grêmio, é a assombração do Brasileirão, como joga bola este senhor de 39 anos, sem dúvida alguma é o cara deste campeonato, levou o Grêmio nas costas e ajudou Luxa renovar seu contrato com o tricolor dos Pampas.

Posso não dizer aqui quais os melhores do ano aqui no Brasil, mas tenho anotado, e passo sem medo de errar, as grandes decepções de 2012. Anote aí: Felipão, Flamengo, Palmeiras, Celso Roth, Fernandão e seu Internacional recheado de ex-jogadores, e Mano Menezes e sua seleção da CBF. Tem mais? Sim, muito mais, mas o espaço é curto e fico nestas parcas opções para vocês analisarem e pensarem nos seus preferidos.

Comentários

  1. Dutra, com o meu aval, pode incluir em sua lista o VASCO vice-campeão brasileiro de 2011 entre aqueles que decepcionaram em 2012. Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Categoria, o Vasco, todos sabem, que foi prejudicado pela decepção chamada Roberto Dinamite, por isto livrei o Gigante da Colina da minha lista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção