Saudosista sim, com muito orgulho


Meus amigos, claro que alguns deles, me cobram modernidade e mais um pouco de gosto pelo presente, uns até chegam a me criticar, abertamente nos botecos da vida, por eu gostar de coisas do passado, cantar músicas de meu tempo, refugar as músicas de  hoje, contar causos da bola dos anos 70 e 80 e falar dos ídolos daquele tempo de ouro no esporte e na música.

As vezes não respondo e canto uma música que me vem a cabeça enquanto, nas rádios ou nos carros que passam pelas ruas, tocam as “canções” de hoje. Um dia li em um site, destes que recebem release dos artistas desta década, que Luan Santana era um Cauby Peixoto dos anos 2000. Meu Deus! Que heresia! Fui a casa, peguei um DVD do professor e botei para o pessoal ver e ouvir a performance do antigo e pedi aos caras para fazer a comparação.

Silêncio total, claro. E daí fui aproveitando a dica e perguntando se alguém se lembrava de Pelé, Garrincha, Tostão, Rivelino, Zico ou se já tinham ouvido falar em Ademir da Guia, Leandro, Mozer e tantos outros. Silêncio total? Não. Todos sabiam de cor e salteado quem eram estes craques e me deram razão pela primeira vez. Valeu! Dutra, você é o cara.

Sei que estavam de zoação comigo, não sou o cara coisa nenhuma, apenas não gosto de que façam comparações com o meu gosto e não questionem quando digo que hoje não tem música eterna e sim momentânea e descartável e que os ídolos dos nossos filhos são de barro e de barro ruim e não aquele barro bom e batuta que construíram os nossos.

Alguém me perguntou sobre política e, como não é minha praia, eu esquivei e apenas comentei sobre Jamil Cardoso, Ulisses Guimarães, José de Carvalho, Tancredo Neves, Juscelino e alguns expoentes miracemenses ou brasileiros amados por muitos por sua qualidade única, a honestidade e o amor pelo Brasil.

Nem sequer citei os políticos de hoje, não encontrei um que se estabelecesse parâmetro para comparações, mas meus amigos concordaram e o assunto, felizmente, não foi adiante e a música do Cauby Peixoto agradou tanto que esqueceram de pedir para tirar o DVD do aparelho do carro do Eduzinho, que incentivado pelo pai, o Edu Silva, também gosta da boa música do nosso tempo ou do tempo de seus avós.

Viu só, caro amigo moderno e fã dos ritmos de hoje, eu já passei dos sessenta e ainda canto as canções do Roberto, do Nélson, do Erasmo, do Adorinan, do Cauby, ainda guardo na memória os gols de Pelé, Zico, Maradona ou Roberto Dinamite e com certeza tenho no coração e na memória a baita seleção de 1970 e o Flamengo dos anos 70/80. E você, será que vai cantar Rodriguinho ou Luan Santana por muitos anos, vai lembrar destes times de hoje, seja lá qual for a sua preferência, ou da seleção da CBF dos anos 2000?

Espero estar vivo para poder puxar um papo contigo daqui a dez anos, tá legal?

Comentários

  1. Rudi Gullit, que jogou muito, esteve num programa de televisão domingo e, perguntado, disse que o melhor jogador brasileiro que viu em ação foi Zico. E tem gente que diz que o Zico não foi um dos maiores - para mim o maior, depois de Pelé - porque não é campeão do mundo. E Fontana, digo eu agora, foi. Coisas...

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que não gosta e ainda briga com a gente, fazer o que?

    ResponderExcluir
  3. Zico foi craque dentro e fora de campo, pois sempre respeitou os seus adversários e nunca precisou do marketing para se promover. Faz parte da galeria dos grandes gênios que o nosso futebol produziu para o mundo. A não conquista de um título de expressão pela Seleção não marcou negativamente a sua carreira, pois o que ele fez a nível de clube, mais precisamente no Flamengo, dispensa comentários. Sou vascaíno e sempre tive o Galinho como um ídolo do esporte nacional.

    ResponderExcluir
  4. Quanto a música, vi algo interessante no Facebook sobre um dos sons de hoje, o Funk. Pois é, o Funk tem um poder singular. Salvou uma vida da morte e assim foi descrito.....tinha uma mulher que estava num leito de hospital e não mais conseguia se levantar. Aí entrou uma enfermeira no quarto e ligou o rádio onde tocava um Funk. A enfermeira esqueceu de desligar o rádio e saiu. A mulher se levantou do leito e desligou aquela m _ _ _ a!

    ResponderExcluir
  5. Gostei, Gilberto! Tadeu, a verdade é que o título mundial não chegou para o Galo, mas cá prá nós, bem baixinho, tem muita gente que levantou o caneco e não carregaria a chuteira do Zico. Certo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção