Uma queda esperada: Americano na Segundona


Fogos explodiam no Arisão logo após o apito final do árbitro, de onde eu estava, minha poltrona favorita, ouvia os gritos e o barulho dos fogos subindo e só não iluminam os céus de Campos porque a noite ainda não chegara.


Estava começando a noite mais negra para o torcedor do Americano FC, que momentos antes presenciara aquilo que estava escrito há alguns anos, a primeira queda em trinta e três anos de participação nos Estaduais do Rio de Janeiro.


Que festa é esta? Pergunta minha irmã que me visitava, sem saber o que acontece no mundo da bola e sem saber a rivalidade esportiva existente na cidade, aliás e a propósito, uma rivalidade que deveria ser melhor aproveitada pela mídia, pelos investidores e pelos homens de negócio da cidade.


No intervalo do jogo do Engenhão, onde o Flamengo já fazia 1x0 sobre o Americano, revolvi voltar para casa para evitar um possível confronto entre alvianis e alvinegros nas imediações do Estádio Godofredo Cruz, ali no Parque Tamandaré, bairro onde mora Gisele, a minha filha do meio. 


E parecia que eu estava adivinhando, os bares da Pelinca, que mostram o futebol pelo PPV, recebiam um bom público e vi, de onde a vista pode alcançar, camisas pretas e brancas, não eram alvinegras do Botafogo, e azuis e brancas, com toda certeza eram do Goytacaz, e pensei: Isto não vai terminar bem, já tem caixão encomendado e o desfile pelas ruas da cidade, repetindo o que fizera os alvinegros há alguns anos atrás, vai começar em breve.


Nem mesmo o gol de empate, que os companheiros do rádio gritaram com entusiasmo, salvava o Americano do rebaixamento. Naquela altura o Bangu já vencia o desmotivado e comprometido Resende, o Madureira já batia o misto de reservas e juniores do Duque de Caxias e, assim, com tudo praticamente resolvido, sobrava para Americano e Bonsucesso, que segurou um 0x0 em Friburgo e deixou a lanterna com o Americano.


Nem pensei em escrever a crônica do rebaixamento, talvez nem a faça,no momento o que tenho em mente é o lamento de ver o futebol campista navegar em uma rota confusa e complicada e dar aos cariocas, da capital, todos os motivos de comemorarem a queda do time de Eduardo Viana, que ainda vive na memória dos rancorosos torcedores da capital fluminense.


Recebi diversos torpedos no celular, várias mensagens no Twitter e participei de debates no Facebook, mas nada se compara com aquilo que se ouve frente a frente, nas ruas da cidade e no famoso Calçadão de Campos, onde o torcedor extravasa sua ira e sua dor com palavras duras e com uma tristeza profunda que toma conta de seu peito doído.


A festa citada acima, a tal carreata pela cidade carregando um caixão simbolizando a queda do Americano, foi feita e, cá prá nós, bem baixinho, que ninguém nos ouça, é tudo aquilo que eu não gostaria de ver, mas entendo o torcedor alvianil, que guarda na lembrança este mesmo trajeto, realizado anos atrás, com um caixão em azul e branco carregado pelos alvinegros da cidade.


Quem vai tocar o barco do Americano na Segunda Divisão, em 2013? É a pergunta que ouço a cada passo dado da Formosa até ao Centro da cidade. Não acredito que César Gama fugirá da responsabilidade, mas uma coisa é certa, podem anotar, a oposição tem um prato cheio nas mãos e o momento exato para assumir o comando do clube, mas quem vai aparecer para comandar o Americano FC no momento mais triste de sua história? 


E a pergunta que não quer calar: Teremos ou não o clássico Goyta x Cano na próxima temporada? 



Comentários

  1. nada bom para o futebol Campista, o Goyta não sobe, e você com toda sabedoria sabe disso, teremos no ano que vem 3 na segunda, um clássico que eu não gostaria de ver, mesmo sendo torcedor do goytacaz.

    ResponderExcluir
  2. Time medíocre, mereceu ser rebaixado. Espero que acordem com o descenso e invistam em um time de qualidade e competitivo. Quem sabe não tenhamos Americano e Paduano pela segundona!
    Volto a repetir que time do interior tem que ser patrocinado por investidores, nunca por prefeituras. Campos é uma cidade com potencial e, com certeza existem investidores que poderiam investir no Americano.

    ResponderExcluir
  3. É caro AMIGO, como diz os antigos, foi embora o BOI COM A CORDA E TUDO.
    GRANDE ABRAÇÃO A TODOS OS FAMILIARES.
    O CAIXA e o MANINHO devem estar CHATEADOS,sem falar no DOMINGOS RIBEIRO.
    JAIR.

    ResponderExcluir
  4. O americano está experimentando a sua real dimensão. Desde que o caixa dagua morreu ele tem disputado a fuga de rebaixamento, jsso recebendo cota de TV, imaginem na segundona sem cota de TV, sem patrocínio e sem torcida?....kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. qual o próximo passo césar gama? terceira divisão? já tá na hora de vc meter o pé!!! já deu pra você!!! de lugar para quem ama o cano de verdade!!! vcs estão destruindo o futebol campista!!! é lamentável!!!

    ResponderExcluir
  6. Diferentemente do João - penso que os 3 times de Campos depois de muitos anos estão onde nunca deveriam ter saído, juntos na 2a. Divisão.
    Viu no que deu o Maguila desafiando o Mike Tayson? O Maguila levou uma porrada ou seria golpe? Foi a lona ficando sacudindo as perninhas e se não fosse o atendimento médico imediato, hoje nosso Maguila estaria com uma plaquinha no cemiterio aqui Jaz...o melhor peso pesado do BRASIL. Pequeno lutando contra Grande dá nisso.
    Chegou a hora de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Primeira divisão nunca mais para os 3 times grandes de Campos dos GOITACAZES.
    Um certo imperador romano disse certa vez: "melhor ser o primeiro na Judeia do que o segundo em Roma".
    Jair estou de pleno acordo com você os 3 devem estar muito tristes, principalmente o Caixa que deve ter se retorcido no seu berço eterno.

    Abrs.

    ResponderExcluir
  7. O 1º passo para mim é a saída de César Gama e Luciano,pois nosso glorioso Americano vive nessa de cai e não cai já ha alguns anos,e César Gama tem a cara de pau de falar nas rádios que tira do bolso dele para ajudar o Americano,você não tira César Gama,você apenas devolve,e isso se fizer o que diz mesmo.o Americano tem um receita muito grande para disputar o estadual,e não faz sequer um time mediano,fica com essa história de fazer cata cata no Espírito Santo,que com todo respeito,muito fraco o campeonato la,pois dessa forma oferece na carteira 5 mil e paga ao jogador 2.500,00.
    A cidade de Campos não merece isso,pelo nosso tamanho,nossa tradição,e por principalmente termos o crescimento gigantesco na nossa frente,com tantas empresas já instaladas e que não patrocinam nada referente a esporte em nossa cidade,mas não por culpa deles,e sim por falta de um gestor atuante e com uma proposta publicitária.
    Agora o caminho mais certo a se fazer,seria uma auditoria nos 3 clubes,e após isso fazer um plebiscito para a população escolher,se querem que continue do jeito que estamos ou se queremos uma fusão,dessa forma nós nos tornaremos não um time pequeno ou médio,mas sim um time grande e de ponta,só basta o poder público intervir e a população estudar essa proposta,esquecendo a rivalidade e pensando em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Nosso primeiro rebaixamento dói muito,estamos sofrendo mas pode ter certeza que o Americano nunca chegará ao nível do pequeno goytacaz que nunca sobe,time de QUINTA.
    Esperamos que esses dirigentes tenham o mínimo de vergonha na cara e metam o pé do cano.
    Queremos profissionalismo e um time competitivo,
    VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA,TIME SEM VERGONHAA

    TORCIDA UNIFORMIZADA GARRA ALVINEGRA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção